Partido de extrema-direita alemão AfD colocado sob vigilância

A Alternativa para a Alemanha (AfD), partido de extrema-direita alemão, foi colocado sob vigilância a 25 de fevereiro pelo serviço de segurança interna do país, revelou na quarta-feira o Süddeutsche Zeitung.

De acordo com o Expresso, que cita o jornal alemão, a decisão da Agência Federal para a Proteção da Constituição (BfV) permite seguir as atividades do partido – o maior da oposição ao Governo de Angela Merkel – e escutar comunicações entre os seus militantes. Na base da decisão estará um relatório de 1000 páginas.

Em fevereiro, um tribunal da Colónia considerou admissível o BfV investigar o alegado extremismo do partido, cujas suspeitas já pendiam sobre a organização juvenil e sobre as filiais em quatro dos 16 estados. Fora de vigilância ficam os deputados dos parlamentos regionais, nacional e europeu e candidatos às eleições, revelou a Der Spiegel.

As autoridades já tinham investigado a ala mais radical da AfD, Flügel, dissolvida em 2020.

Terceiro classificado nas legislativas em 2017 (12,6% dos votos e 94 dos 709 deputados), a AfD chefia a oposição aos dois maiores partidos (a democrata-cristã CDU e o social-democrata SPD), coligados no Executivo. O partido tem 8 a 11% nas sondagens sobre as eleições marcadas para setembro.

Merkel defende o “cordão sanitário” contra a direita radical da AfD, que tem um discurso contra imigrantes, sobretudo muçulmanos.

“O serviço de segurança está a agir de forma puramente política no tocante à AfD. Dado que há eleições estaduais e federais este ano, isso é particularmente notável”, escreveu no Twitter a dirigente partidária da AfD, Alice Weidel.

Já a BfV sublinhou: “Sabemos, através da história alemã, que o extremismo de direita não destruiu apenas vidas humanos. Destruiu a democracia”. “O extremismo de direita e o terrorismo de extrema-direita são hoje o maior perigo para a democracia na Alemanha”, frisou a entidade.

Taísa Pagno //

PARTILHAR

RESPONDER

Morreu o "último nazi" canadiano, aos 97 anos

Um ucraniano que serviu como tradutor no regime nazi morreu na quinta-feira na sua casa, em Ontário, no Canadá, encerrando uma luta de décadas para deportá-lo e acusá-lo de cúmplice no assassinato de dezenas de …

No Sri Lanka, elefantes traficados foram resgatados. Mas voltaram às pessoas que os compraram ilegalmente

Um tribunal do Sri Lanka devolveu elefantes resgatados a pessoas influentes que foram acusadas de os terem comprado ilegalmente. Durante alguns anos, elefantes selvagens permaneceram na corda bamba de uma intensa batalha de custódia judicial entre …

Sporting 1-0 Marítimo | Porro volta a decidir de penálti

Que sofrimento! É normal ver os “grandes” dominarem por completo os seus adversários, mas nesta partida entre Sporting e Marítimo, em Alvalade, praticamente só houve uma equipa a atacar e a procurar o golo. Ainda assim, …

A falhar pagamentos e com 260 mil milhões de dívida - como é que a Evergrande chegou até aqui?

A situação da imobiliária chinesa Evergrande, que tem uma dívida maior do que a economia portuguesa, está a deixar o mundo ansioso sobre uma eventual repetição da história da crise de 2008, que começou com …

A lava do vulcão de Las Palmas já destruiu mais de 200 casas, mas uma permanece intacta na devastação

Como se protegida por um manto de invencibilidade, a construção escapou à força da lava que a serpenteou para felicidade dos seus proprietários, um casal de reformados dinamarquês que escolheu fixar-se naquele território precisamente pela …

Talibãs retomam execuções e amputação de mãos como punição

Os Talibãs voltarão às execuções e à amputação de mãos como forma de punição, avançou um dos fundadores do grupo, Nooruddin Turabi, indicando que as represálias nem sempre ocorrerão em público. À Associated Press, Turabi alertou …

EUA e UE precisam "enfrentar juntos" a crise climática, diz Timmermans

O vice-presidente executivo da Comissão, Frans Timmermans, encarregado de supervisionar a acordo, pediu na segunda-feira uma atuação conjunta dos Estados Unidos (EUA) e da União Europeia (UE) para lidar com a crise climática e outras …

Transações com criptomoedas passam a ser ilegais na China

O banco central da China declarou ilegais todas as transações que envolvam a bitcoin e outras moedas virtuais, intensificando uma campanha para bloquear o uso de dinheiro digital não oficial. Após o anúncio, revelou esta sexta-feira …

Eduardo Bolsonaro e dois ministros de Estado testam positivo à covid-19

O filho do Presidente do Brasil, que também é deputado federal, é o terceiro membro da delegação brasileira que viajou para os EUA a testar positivo para a covid-19. O deputado federal brasileiro Eduardo Bolsonaro, filho …

Avião russo invade espaço aéreo da Estónia pela sexta vez este ano

A Estónia informou na quinta-feira que um avião da força aérea russa violou o seu espaço aéreo, sendo o sexto incidente do género este ano. A intrusão terá ocorrido ao meio-dia de quarta-feira, quando o avião …