Partido de extrema-direita alemão AfD colocado sob vigilância

A Alternativa para a Alemanha (AfD), partido de extrema-direita alemão, foi colocado sob vigilância a 25 de fevereiro pelo serviço de segurança interna do país, revelou na quarta-feira o Süddeutsche Zeitung.

De acordo com o Expresso, que cita o jornal alemão, a decisão da Agência Federal para a Proteção da Constituição (BfV) permite seguir as atividades do partido – o maior da oposição ao Governo de Angela Merkel – e escutar comunicações entre os seus militantes. Na base da decisão estará um relatório de 1000 páginas.

Em fevereiro, um tribunal da Colónia considerou admissível o BfV investigar o alegado extremismo do partido, cujas suspeitas já pendiam sobre a organização juvenil e sobre as filiais em quatro dos 16 estados. Fora de vigilância ficam os deputados dos parlamentos regionais, nacional e europeu e candidatos às eleições, revelou a Der Spiegel.

As autoridades já tinham investigado a ala mais radical da AfD, Flügel, dissolvida em 2020.

Terceiro classificado nas legislativas em 2017 (12,6% dos votos e 94 dos 709 deputados), a AfD chefia a oposição aos dois maiores partidos (a democrata-cristã CDU e o social-democrata SPD), coligados no Executivo. O partido tem 8 a 11% nas sondagens sobre as eleições marcadas para setembro.

Merkel defende o “cordão sanitário” contra a direita radical da AfD, que tem um discurso contra imigrantes, sobretudo muçulmanos.

“O serviço de segurança está a agir de forma puramente política no tocante à AfD. Dado que há eleições estaduais e federais este ano, isso é particularmente notável”, escreveu no Twitter a dirigente partidária da AfD, Alice Weidel.

Já a BfV sublinhou: “Sabemos, através da história alemã, que o extremismo de direita não destruiu apenas vidas humanos. Destruiu a democracia”. “O extremismo de direita e o terrorismo de extrema-direita são hoje o maior perigo para a democracia na Alemanha”, frisou a entidade.

Taísa Pagno Taísa Pagno //

PARTILHAR

RESPONDER

No funeral de Filipe, a família real não vai usar uniformes militares "para evitar envergonhar Harry"

No funeral do duque de Edimburgo os membros da família real não vão usar uniformes militares. A quebra na tradição é justificada como medida "para evitar envergonhar" o príncipe Harry. Segundo o The Sun, a decisão …

FBI diz que grupos radicais dos EUA têm fortes ligações com extrema-direita europeia

O diretor do FBI revela que os radicais norte-americanos são os que têm os laços internacionais mais vastos e que se têm deslocado para se encontrarem com outros ativistas. Os norte-americanos de extrema-direita e com motivações …

Nova espécie de pterossauro revela o polegar opositor mais antigo de sempre

Cientistas descobriram uma nova espécie de pterossauro que viveu durante o período Jurássico e que subia às árvores graças aos seus polegares opositores. Esta característica nunca tinha sido observada nestes animais. De acordo com a rede …

Devido ao sucesso da vacinação, Israel põe fim à obrigatoriedade de uso de máscara no exterior

As autoridades israelitas anunciaram hoje que a partir do próximo domingo acabará a obrigatoriedade de uso de máscara no exterior, medida no quadro do levantamento progressivo das restrições ligadas à pandemia de covid-19. Na primavera de …

A rainha Isabel de Castela ficou conhecida por cheirar mal (mas novos documentos põem fim aos mitos)

A famosa rainha Isabel I de Castela, em Espanha, era conhecida por lavar-se pouco e cheirar mal. Contudo, documentos recém-descobertos mostram que possuía uma quantidade enorme de perfumes de grande valor. Isabel I financiou a viagem …

Instagram testa opção que permite ocultar ou mostrar o número de likes

O Instagram vai começar a testar uma nova opção que dá aos seus utilizadores a possibilidade de esconder os likes recebidos nas publicações. Em 2019, a empresa começou por forçar esta mudança, aplicando-a a alguns utilizadores …

Atlético de Madrid: o que aconteceu a João Félix e companhia?

Equipa de Diego Simeone tinha vantagem confortável sobre os dois maiores rivais e, em pouco tempo, só ganhou metade dos pontos que poderia ter ganhado. Ainda lidera mas tem três adversários muito perto. Em Portugal, no …

EUA impõe novas sanções e expulsam dez diplomatas russos. Moscovo promete resposta “inevitável”

O Governo dos EUA anunciou hoje novas sanções financeiras contra a Rússia e a expulsão de 10 diplomatas russos, em resposta a recentes ataques cibernéticos e à interferência na eleição presidencial de 2020 atribuída a …

Rede 5G pode transmitir energia elétrica e substituir baterias

Os investigadores descobriram uma maneira inovadora de explorar a capacidade das redes 5G, transformando-as numa “rede elétrica sem fios” de modo a alimentar dispositivos de Internet das Coisas (IoT) que precisam de baterias para funcionar. Os …

Itália vai enviar réplica de David de Michelangelo para o Dubai

No final de abril, Itália vai enviar uma réplica em tamanho real do famoso David de Michelangelo, feita com impressoras 3D, para a Exposição Universal do Dubai, que se irá realizar de 1 de outubro …