Todas as partículas do SARS-CoV-2 existentes no mundo cabem numa lata de Coca-Cola

Alissa Eckert / CDC

SARS-CoV-2

Todas as partículas do vírus SARS-CoV-2 que circulam atualmente no mundo podiam caber facilmente numa única lata de Coca-Cola.

Minúsculas partículas virais podem causar danos incalculáveis em todo o mundo. Prova disso é o vírus SARS-CoV-2.

Kit Yates, especialista em matemática da Bath University, no Reino Unido, usou taxas globais de novas infeções e estimativas de carga viral para concluir que existem cerca de dois quintilhões de partículas do vírus SARS-CoV-2 no mundo.

De acordo com a Reuters, o especialista usou o diâmetro do SARS-CoV-2 – de cerca de 100 nanómetros, em média – para descobrir o volume do vírus esférico.

Mesmo tendo em conta que as proteínas spike causariam lacunas entre as partículas quando fossem “empilhadas”, o volume de todas as partículas do vírus SARS-CoV-2 existentes no mundo não ultrapassaria os 330 ml de uma lata de Coca-Cola, por exemplo.

“É impressionante pensar que todos os problemas, as interrupções, as dificuldades e as mortes que aconteceram no último ano caberiam em apenas alguns goles”, comentou Kit Yates.

A pandemia de covid-19 já causou mais de 107 milhões de infetados e 2,3 milhões de mortos em todo o mundo desde que a doença foi identificada em dezembro de 2019, segundo o balanço da agência France-Presse.

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Portugal com três mortes e 769 novos casos

Portugal registou três mortes relacionadas com a doença covid-19 e 769 novos casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 nas últimas 24 horas, divulgou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS). Há agora confirmadas um total de …

Task force está a estudar riscos e vantagens de imunizar as crianças e jovens

O coordenador da task force da vacinação contra a covid-19, Gouveia e Melo, anunciou esta quarta-feira que está a ser estudada a forma de vacinar os imigrantes não legalizados, assim como as vantagens e riscos …

Confinamento diminuiu crimes urbanos em todo o mundo

  Os crimes urbanos, que geralmente passam por roubos e assaltos, caíram substancialmente durante o confinamento. Contudo, à medida que as restrições foram diminuindo em vários países, a violência também começou a surgir novamente. Uma análise de …

Rituais ancestrais online. Os curandeiros sul-africanos adaptam-se à pandemia

A curandeira Makhosi Malatji pega em ossículos e coloca o seu telemóvel num tripé. Como a maioria dos "sangomas" da África do Sul, desde o início da pandemia de covid-19, oferece sessões online de rituais …

Rússia proíbe atividades educacionais de "influência estrangeira"

A Rússia proibiu atividades educacionais não aprovadas pelo estado e a cooperação com académicos estrangeiros. Estas foram algumas das mudanças na lei educacional russa que entrou em vigor na terça-feira. Segundo os legisladores, a lei é …

"UE está numa encruzilhada". Marcelo termina visita à Bulgária com discurso sobre futuro da Europa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, terminou hoje uma visita oficial à Bulgária com um discurso sobre as perspetivas de futuro da Europa e um encontro com a comunidade portuguesa. O Presidente da República …

Portugal Campeão Europeu em 2016

Goldman Sachs prevê um campeão estreante no Euro 2020 (e já traçou o destino de Portugal)

Analistas do Goldman Sachs já sabem quem vai vencer o Euro 2020 que foi adiado para este ano, por causa da pandemia de covid-19. A sua previsão, com base em estatísticas, é de que o …

Cientistas descobriram um novo método para tratar a obesidade

Uma equipa de cientistas australianos descobriu um novo método para tratar a obesidade, bloqueando diretamente um recetor dentro das células de gordura e acelerando o gasto de energia. O neuropeptídeo Y (NPY) é um peptídeo produzido …

Nova técnica microscópica consegue observar a atividade cerebral sem recurso a cirurgia

Uma equipa da Universidade de Zurique, na Suíça, descobriu uma nova técnica microscópica que é capaz de examinar o cérebro de forma quatro vezes mais profunda, sem precisar de qualquer intervenção cirúrgica. Atualmente, os microscópios têm …

Poços de petróleo em Los Angeles associados a asma e outros problemas de saúde

Uma equipa de investigadores descobriu que residentes de Los Angeles que morassem perto de poços de petróleo urbanos tinham uma maior probabilidade de ter asma e outros problemas de saúde. Quando o governador da Califórnia, Gavin …