Estudos revelam que há partes do Salvator Mundi que Da Vinci não pintou

Justin Lane / EPA

Dois novos estudos sobre o Salvator Mundi, pintura atribuída a Leonardo da Vinci, sugerem que originalmente foram apenas criados a cabeça e os ombros e que as mãos e os braços só foram adicionados mais tarde.

O elemento mais característico do Salvator Mundi, a imagem de Cristo como Salvador do Mundo, é a mão direita de Cristo levantada em bênção. A mão esquerda segura uma esfera completa, que estava na moda no nordeste da Itália desde 1500.

De acordo com o The Art Newspaper, especialistas do Museu do Louvre fizeram um exame à pintura, quando o Ministério da Cultura da Arábia Saudita permitiu uma análise científica detalhada em 2018.



Um cientista da computação e uma historiadora da arte fizeram outro estudo, que acaba de ser aceite para publicação na revista Leonardo, do MIT Press, cujas conclusões vão ainda mais longe: o braço e a mão não foram pintados por da Vinci.

Os resultados da análise do Louvre não foram objeto de escrutínio público: aparecem num livro do final de 2019, cuja publicação foi cancelada quando o empréstimo do quadro à exposição comemorativa do 500.º aniversário da morte de Leonardo foi rejeitado no museu parisiense.

O portal revelou a existência de exemplares perdidos no ano passado e já teve acesso a um deles. No prefácio do livro, o presidente do Louvre, Jean-Luc Martinez, apoia totalmente a atribuição a Leonardo.

Dianne Modestini, uma restauradora que trabalhou no Salvator Mundi antes da sua venda na Christie’s, sugere que a cabeça e a mão pertencem ao mesmo estágio evolutivo da pintura. No entanto, os curadores e restauradores do Louvre – Vincent Delieuvin, Myriam Eveno e Elisabeth Ravaud – parecem contradizer o ponto de vista de Modestini.

Os curadores afirmam que, como a parte superior da mão é pintada diretamente sobre o fundo preto, ao contrário do resto da pintura, isso “prova que Leonardo não a previu no início da execução pictórica”. Esta área mais escura atrás da mão foi apresentada no livro de Ben Lewis “O Último Leonardo” em 2019.

A análise do Louvre de 2018 conclui que a pintura evoluiu lentamente e que Leonardo da Vinci pode ter adicionado o braço e a mão após algum tempo.

Os curadores acreditam que esta modificação “substancial” ocorreu suficientemente cedo no processo e que o pintor aplicou mais tarde outras camadas ao fundo preto.

O livro do Louvre também levanta questões sobre a mão esquerda que segura o orbe. O documento refuta a afirmação de que o orbe é feito de cristal de rocha, o que, para alguns, é um elemento-chave na atribuição a Leonardo. Para a equipa do Louvre, as pequenas formas circulares na parte inferior do orbe representam as bolhas de ar presas no vidro.

Além disso, consideram que o globo tem um contorno duplo e que os dedos da mão estavam originalmente numa posição mais elevada.

Em paralelo à análise do Louvre, o cientista da computação Steven Frank e a historiadora de arte Andrea Frank, que usam redes neurais para lançar luz sobre falsificações e atribuições polémicas, decidiram voltar a sua atenção para o Salvator Mundi.

Estes investigadores concluíram que era altamente provável que a cabeça e a parte superior da figura tivessem sido pintadas por Da Vinci. No entanto, o artista italiano não teria executado a mão, o braço, nem a mão esquerda com o orbe.

Além disso, o especialista em da Vinci Frank Zöllner, propôs que o artista poderia ter começado a compor a pintura e depois perdido interesse. Segundo Zöllner, isto é apoiado pelo facto de que o Salvator Mundi não tem barba – ao contrário de todas as cópias conhecidas – e que as dobras das cortinas estão mal delineadas. Assim, a pintura terá sido concluída por um dos alunos ou colaboradores de Leonardo.

  Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Salvator Mundi – Os dois cientistas: Steven Frank e Andrea Frank, na minha opinião estão completamente corretos em suas investigações científicas. Como um leigo em artes, e, olhando com o meu OLHÔMETRO – 75 notei que há uma tomada de posição muito sutil na mão esquerda que segura o globo, como se o ombro e o braço esquerdo estivessem sido colocados após um acidente numa prótese muito sutil – um encaixe ou ” pior uma emenda que o soneto”. Poderia não ter sido o Da Vinci o autor de tal correção. É o que PENSA [email protected]

RESPONDER

Mais de mil ovelhas e cabras tomaram conta das ruas de Madrid (por um bom motivo)

Mais de mil ovelhas e cabras encheram as ruas de Madrid, este domingo, a propósito do tradicional Festival da Transumância, que foi cancelado no ano passado devido à pandemia da covid-19. De acordo com a agência …

Crise de abastecimento provoca escassez de camisolas de Natal

Na próxima época natalícia, os Estados Unidos podem enfrentar uma escassez de Ugly Sweaters, causada pela crise mundial dos transportes marítimos. As Ugly Sweaters são as típicas camisolas de Natal - por norma, coloridas e com …

Erupção de La Palma. Cães salvos por um grupo misterioso

Um grupo misterioso - que se auto-denomina A-Team - afirma ter resgatado vários animais "presos" devido à erupção do vulcão Cumbre Vieja em La Palma, nas Canárias. De acordo com o jornal britânico The Guardian, as …

Alec Baldwin

Assistente que entregou arma a Alec Baldwin já teria tido práticas inseguras

Uma fabricante de adereços disse que, no passado, já tinha mostrado preocupação com o facto de o assistente de realização ter protagonizado situações inseguras. No fim-de-semana, um documento judicial obtido pela CNN mostrou que a arma …

Metade dos chefes de equipa da Urgência do Hospital de Braga demitiu-se em bloco

Uma dezena de chefes de equipa da Urgência do Hospital de Braga demitiu-se esta segunda-feira, em protesto contra a falta de condições de trabalho e o "desinvestimento" no Serviço Nacional de Saúde. Contactada pela agência Lusa, …

Primeiro-ministro da Polónia acusa UE de ter "arma apontada à cabeça" do país

O primeiro-ministro polaco acusou a União Europeia (UE), esta segunda-feira, de "ter uma arma pontada à cabeça" da Polónia, ao exigir que Varsóvia reveja as reformas judiciais, ameaçando-a com sanções. Numa entrevista publicada pelo Financial Times, …

Carlos César acusa BE e PCP de terem preferido "jogos de poder"

O presidente do PS acusou, esta segunda-feira, os partidos de esquerda de terem preferido "os jogos de poder", no seguimento do anúncio de ambos do voto contra o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). "BE e …

O dirigente do PSD Paulo Mota Pinto

Mota Pinto aponta "irresponsabilidade" de marcar diretas. Rangel reforça importância de ter líder "fortemente legitimado"

O dirigente do PSD defendeu, esta segunda-feira, que o partido "está preparado" para legislativas antecipadas, defendendo que estas devem ocorrer "o mais rapidamente possível". Em declarações à agência Lusa, o presidente da Mesa do Congresso e …

EMA aprova terceira dose da vacina da Moderna a partir dos 18 anos

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) deu luz verde, esta segunda-feira, à administração da terceira dose da vacina da Moderna a partir dos 18 anos. Em comunicado, a agência refere que os dados apontam que uma …

Câmara do Porto aprova sistema de videovigilância no centro histórico

Esta segunda-feira, na reunião do Executivo portuense, foi aprovado, com o voto contra da CDU e do BE, o protocolo a celebrar com a PSP para implementação da videovigilância na Baixa do Porto. O presidente da …