Estudos revelam que há partes do Salvator Mundi que Da Vinci não pintou

Justin Lane / EPA

Dois novos estudos sobre o Salvator Mundi, pintura atribuída a Leonardo da Vinci, sugerem que originalmente foram apenas criados a cabeça e os ombros e que as mãos e os braços só foram adicionados mais tarde.

O elemento mais característico do Salvator Mundi, a imagem de Cristo como Salvador do Mundo, é a mão direita de Cristo levantada em bênção. A mão esquerda segura uma esfera completa, que estava na moda no nordeste da Itália desde 1500.

De acordo com o The Art Newspaper, especialistas do Museu do Louvre fizeram um exame à pintura, quando o Ministério da Cultura da Arábia Saudita permitiu uma análise científica detalhada em 2018.

Um cientista da computação e uma historiadora da arte fizeram outro estudo, que acaba de ser aceite para publicação na revista Leonardo, do MIT Press, cujas conclusões vão ainda mais longe: o braço e a mão não foram pintados por da Vinci.

Os resultados da análise do Louvre não foram objeto de escrutínio público: aparecem num livro do final de 2019, cuja publicação foi cancelada quando o empréstimo do quadro à exposição comemorativa do 500.º aniversário da morte de Leonardo foi rejeitado no museu parisiense.

O portal revelou a existência de exemplares perdidos no ano passado e já teve acesso a um deles. No prefácio do livro, o presidente do Louvre, Jean-Luc Martinez, apoia totalmente a atribuição a Leonardo.

Dianne Modestini, uma restauradora que trabalhou no Salvator Mundi antes da sua venda na Christie’s, sugere que a cabeça e a mão pertencem ao mesmo estágio evolutivo da pintura. No entanto, os curadores e restauradores do Louvre – Vincent Delieuvin, Myriam Eveno e Elisabeth Ravaud – parecem contradizer o ponto de vista de Modestini.

Os curadores afirmam que, como a parte superior da mão é pintada diretamente sobre o fundo preto, ao contrário do resto da pintura, isso “prova que Leonardo não a previu no início da execução pictórica”. Esta área mais escura atrás da mão foi apresentada no livro de Ben Lewis “O Último Leonardo” em 2019.

A análise do Louvre de 2018 conclui que a pintura evoluiu lentamente e que Leonardo da Vinci pode ter adicionado o braço e a mão após algum tempo.

Os curadores acreditam que esta modificação “substancial” ocorreu suficientemente cedo no processo e que o pintor aplicou mais tarde outras camadas ao fundo preto.

O livro do Louvre também levanta questões sobre a mão esquerda que segura o orbe. O documento refuta a afirmação de que o orbe é feito de cristal de rocha, o que, para alguns, é um elemento-chave na atribuição a Leonardo. Para a equipa do Louvre, as pequenas formas circulares na parte inferior do orbe representam as bolhas de ar presas no vidro.

Além disso, consideram que o globo tem um contorno duplo e que os dedos da mão estavam originalmente numa posição mais elevada.

Em paralelo à análise do Louvre, o cientista da computação Steven Frank e a historiadora de arte Andrea Frank, que usam redes neurais para lançar luz sobre falsificações e atribuições polémicas, decidiram voltar a sua atenção para o Salvator Mundi.

Estes investigadores concluíram que era altamente provável que a cabeça e a parte superior da figura tivessem sido pintadas por Da Vinci. No entanto, o artista italiano não teria executado a mão, o braço, nem a mão esquerda com o orbe.

Além disso, o especialista em da Vinci Frank Zöllner, propôs que o artista poderia ter começado a compor a pintura e depois perdido interesse. Segundo Zöllner, isto é apoiado pelo facto de que o Salvator Mundi não tem barba – ao contrário de todas as cópias conhecidas – e que as dobras das cortinas estão mal delineadas. Assim, a pintura terá sido concluída por um dos alunos ou colaboradores de Leonardo.

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Salvator Mundi – Os dois cientistas: Steven Frank e Andrea Frank, na minha opinião estão completamente corretos em suas investigações científicas. Como um leigo em artes, e, olhando com o meu OLHÔMETRO – 75 notei que há uma tomada de posição muito sutil na mão esquerda que segura o globo, como se o ombro e o braço esquerdo estivessem sido colocados após um acidente numa prótese muito sutil – um encaixe ou ” pior uma emenda que o soneto”. Poderia não ter sido o Da Vinci o autor de tal correção. É o que PENSA joaoluizgondimaguiargondim-jlg21.com@gmail.com

RESPONDER

FBI diz que grupos radicais dos EUA têm fortes ligações com extrema-direita europeia

O diretor do FBI revela que os radicais norte-americanos são os que têm os laços internacionais mais vastos e que se têm deslocado para se encontrarem com outros ativistas. Os norte-americanos de extrema-direita e com motivações …

Nova espécie de pterossauro revela o polegar opositor mais antigo de sempre

Cientistas descobriram uma nova espécie de pterossauro que viveu durante o período Jurássico e que subia às árvores graças aos seus polegares opositores. Esta característica nunca tinha sido observada nestes animais. De acordo com a rede …

Devido ao sucesso da vacinação, Israel põe fim à obrigatoriedade de uso de máscara no exterior

As autoridades israelitas anunciaram hoje que a partir do próximo domingo acabará a obrigatoriedade de uso de máscara no exterior, medida no quadro do levantamento progressivo das restrições ligadas à pandemia de covid-19. Na primavera de …

A rainha Isabel de Castela ficou conhecida por cheirar mal (mas novos documentos põem fim aos mitos)

A famosa rainha Isabel I de Castela, em Espanha, era conhecida por lavar-se pouco e cheirar mal. Contudo, documentos recém-descobertos mostram que possuía uma quantidade enorme de perfumes de grande valor. Isabel I financiou a viagem …

Instagram testa opção que permite ocultar ou mostrar o número de likes

O Instagram vai começar a testar uma nova opção que dá aos seus utilizadores a possibilidade de esconder os likes recebidos nas publicações. Em 2019, a empresa começou por forçar esta mudança, aplicando-a a alguns utilizadores …

Atlético de Madrid: o que aconteceu a João Félix e companhia?

Equipa de Diego Simeone tinha vantagem confortável sobre os dois maiores rivais e, em pouco tempo, só ganhou metade dos pontos que poderia ter ganhado. Ainda lidera mas tem três adversários muito perto. Em Portugal, no …

EUA impõe novas sanções e expulsam dez diplomatas russos. Moscovo promete resposta “inevitável”

O Governo dos EUA anunciou hoje novas sanções financeiras contra a Rússia e a expulsão de 10 diplomatas russos, em resposta a recentes ataques cibernéticos e à interferência na eleição presidencial de 2020 atribuída a …

Rede 5G pode transmitir energia elétrica e substituir baterias

Os investigadores descobriram uma maneira inovadora de explorar a capacidade das redes 5G, transformando-as numa “rede elétrica sem fios” de modo a alimentar dispositivos de Internet das Coisas (IoT) que precisam de baterias para funcionar. Os …

Itália vai enviar réplica de David de Michelangelo para o Dubai

No final de abril, Itália vai enviar uma réplica em tamanho real do famoso David de Michelangelo, feita com impressoras 3D, para a Exposição Universal do Dubai, que se irá realizar de 1 de outubro …

China pede a membro do Governo japonês que beba água de Fukushima

O Japão garante que a água de Fukushima que vai despejar no Pacífico não representa nenhum perigo para a saúde e pode até ser consumida. Para o provar a China pediu a um oficial japonês …