Estudos revelam que há partes do Salvator Mundi que Da Vinci não pintou

Justin Lane / EPA

Dois novos estudos sobre o Salvator Mundi, pintura atribuída a Leonardo da Vinci, sugerem que originalmente foram apenas criados a cabeça e os ombros e que as mãos e os braços só foram adicionados mais tarde.

O elemento mais característico do Salvator Mundi, a imagem de Cristo como Salvador do Mundo, é a mão direita de Cristo levantada em bênção. A mão esquerda segura uma esfera completa, que estava na moda no nordeste da Itália desde 1500.

De acordo com o The Art Newspaper, especialistas do Museu do Louvre fizeram um exame à pintura, quando o Ministério da Cultura da Arábia Saudita permitiu uma análise científica detalhada em 2018.

Um cientista da computação e uma historiadora da arte fizeram outro estudo, que acaba de ser aceite para publicação na revista Leonardo, do MIT Press, cujas conclusões vão ainda mais longe: o braço e a mão não foram pintados por da Vinci.

Os resultados da análise do Louvre não foram objeto de escrutínio público: aparecem num livro do final de 2019, cuja publicação foi cancelada quando o empréstimo do quadro à exposição comemorativa do 500.º aniversário da morte de Leonardo foi rejeitado no museu parisiense.

O portal revelou a existência de exemplares perdidos no ano passado e já teve acesso a um deles. No prefácio do livro, o presidente do Louvre, Jean-Luc Martinez, apoia totalmente a atribuição a Leonardo.

Dianne Modestini, uma restauradora que trabalhou no Salvator Mundi antes da sua venda na Christie’s, sugere que a cabeça e a mão pertencem ao mesmo estágio evolutivo da pintura. No entanto, os curadores e restauradores do Louvre – Vincent Delieuvin, Myriam Eveno e Elisabeth Ravaud – parecem contradizer o ponto de vista de Modestini.

Os curadores afirmam que, como a parte superior da mão é pintada diretamente sobre o fundo preto, ao contrário do resto da pintura, isso “prova que Leonardo não a previu no início da execução pictórica”. Esta área mais escura atrás da mão foi apresentada no livro de Ben Lewis “O Último Leonardo” em 2019.

A análise do Louvre de 2018 conclui que a pintura evoluiu lentamente e que Leonardo da Vinci pode ter adicionado o braço e a mão após algum tempo.

Os curadores acreditam que esta modificação “substancial” ocorreu suficientemente cedo no processo e que o pintor aplicou mais tarde outras camadas ao fundo preto.

O livro do Louvre também levanta questões sobre a mão esquerda que segura o orbe. O documento refuta a afirmação de que o orbe é feito de cristal de rocha, o que, para alguns, é um elemento-chave na atribuição a Leonardo. Para a equipa do Louvre, as pequenas formas circulares na parte inferior do orbe representam as bolhas de ar presas no vidro.

Além disso, consideram que o globo tem um contorno duplo e que os dedos da mão estavam originalmente numa posição mais elevada.

Em paralelo à análise do Louvre, o cientista da computação Steven Frank e a historiadora de arte Andrea Frank, que usam redes neurais para lançar luz sobre falsificações e atribuições polémicas, decidiram voltar a sua atenção para o Salvator Mundi.

Estes investigadores concluíram que era altamente provável que a cabeça e a parte superior da figura tivessem sido pintadas por Da Vinci. No entanto, o artista italiano não teria executado a mão, o braço, nem a mão esquerda com o orbe.

Além disso, o especialista em da Vinci Frank Zöllner, propôs que o artista poderia ter começado a compor a pintura e depois perdido interesse. Segundo Zöllner, isto é apoiado pelo facto de que o Salvator Mundi não tem barba – ao contrário de todas as cópias conhecidas – e que as dobras das cortinas estão mal delineadas. Assim, a pintura terá sido concluída por um dos alunos ou colaboradores de Leonardo.

Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Salvator Mundi – Os dois cientistas: Steven Frank e Andrea Frank, na minha opinião estão completamente corretos em suas investigações científicas. Como um leigo em artes, e, olhando com o meu OLHÔMETRO – 75 notei que há uma tomada de posição muito sutil na mão esquerda que segura o globo, como se o ombro e o braço esquerdo estivessem sido colocados após um acidente numa prótese muito sutil – um encaixe ou ” pior uma emenda que o soneto”. Poderia não ter sido o Da Vinci o autor de tal correção. É o que PENSA [email protected]

RESPONDER

City pode ter de sacrificar Bernardo Silva para contratar Kane

O médio português poderá ter de ser "sacrificado" pelo Manchester City para financiar a contratação do avançado inglês ao Tottenham. Segundo o The Sun, para garantir a transferência de Harry Kane, o Manchester City terá de …

Não é só o BE, PCP e PAN que têm exigências. PS pressiona Leão com descida de IRS

As exigências para o próximo Orçamento do Estado (OE2022) não chegam apenas do Bloco de Esquerda, PCP e PAN. O PS também as tem e pressiona o ministro das Finanças por uma eventual mexida nos …

Alemanha não tem feito o suficiente para atingir metas do Acordo de Paris, diz Merkel

Chanceler alemã não está satisfeita com os esforços feitos pelo seu país ao longo das últimas décadas, defendendo que é preciso "acelerar o ritmo" para cumprir os objetivos estabelecidos pelo Acordo de Paris. Na tradicional conferência …

Soualiho Meité assina com o Benfica por cinco épocas

O médio francês, que representava o Torino, é o mais recente reforço do Benfica, tendo assinado contrato por cinco temporadas, até 2026, anunciou, esta sexta-feira, o clube das águias. "O Sport Lisboa e Benfica informa que …

Descoberta antiga estrada Romana no fundo da Lagoa de Veneza

Um novo estudo revela novas evidências da presença de uma antiga estrada Romana nas profundezas da Lagoa de Veneza, em Itália. De acordo com o site Science Alert, uma série de estruturas antigas foi descoberta nas …

Costa não vai ao Porto apresentar candidato. Tiago Barbosa Ribeiro desvaloriza (e acena com Santos Silva)

Tiago Barbosa Ribeiro vai apresentar a sua candidatura à Câmara Municipal do Porto no domingo, mas o secretário-geral do partido não vai estar presente. António Costa, secretário-geral do PS, escolheu Vila do Conde para a apresentação …

Incidência a subir nos mais idosos. Internados em UCI continuam a aumentar

A taxa de incidência de infeções por covid-19 acumulada a 14 dias é mais elevada entre a faixa etária dos 20 aos 29 anos, mas o maior aumento registou-se nas pessoas com mais de 80. Segundo …

Os tomates têm uma espécie de sistema nervoso que avisa sobre ataques

Os tomates que estão a ser comidos por insetos usam sinais elétricos para enviar um alerta para o resto da planta, semelhante à forma como o nosso sistema nervoso avisa sobre danos. E que efeito têm …

DGS e Infarmed afastam terceira dose da vacina (e especialistas só querem vacinar jovens com comorbilidades)

O Infarmed afastou a necessidade de reforço da vacinação contra a covid-19 com uma eventual terceira dose. Em relação aos jovens entre os 12 e os 15 anos, a maioria dos especialistas da task force …

Sitava também desconvoca greve de julho e agosto na Groundforce

O Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (Sitava) anunciou, esta sexta-feira, que desconvocou a greve prevista na Groundforce, nos dias 30, 31 de julho e 1 de agosto, depois da confirmação da TAP do …