Parlamento levanta imunidade a André Ventura

O levantamento da imunidade parlamentar permite a André Ventura responder perante o Tribunal Judicial da Comarca de Braga sobre o jantar-comício nas presidenciais, que contou com mais de 170 pessoas.

O Parlamento levantou, esta sexta-feira, a imunidade parlamentar ao deputado e líder do Chega para responder em tribunal por suspeita de crime de desobediência devido a um jantar-comício na campanha das eleições presidenciais com mais de 170 pessoas, em estado de emergência.

O plenário da Assembleia da República aprovou, por unanimidade, o parecer da Comissão de Transparência e Estatuto dos Deputados, emitido na quarta-feira, e que autoriza o levantamento da imunidade parlamentar de André Ventura, permitindo-lhe desta forma responder perante o Tribunal Judicial da Comarca de Braga.

Quando o processo foi conhecido, em maio, o deputado único do Chega já tinha afirmado à Lusa que não se iria “escudar” na imunidade parlamentar, embora estranhando a “pressa incrível em avançar e condenar” o partido.

“Cá estarei para prestar todos os esclarecimentos que a Justiça entender. Não nos condicionarão nem impedirão, o quadro legal em vigor legal na altura permitia a ação política”, afirmou André Ventura, num vídeo divulgado pelo partido na quinta-feira, dizendo que enfrentará o processo com “muitíssima tranquilidade“.

Os factos remontam à noite de 17 de janeiro, num evento da campanha eleitoral para as presidenciais, eleições nas quais Ventura foi candidato, no restaurante Solar do Paço, lugar de Tebosa, arredores de Braga. O crime de desobediência, invocado pelo Ministério Público, é punível com um ano de prisão ou 120 dias de multa.

Segundo o ofício do Tribunal Judicial da Comarca de Braga, a que a Lusa teve acesso em maio, foi pedida pela juíza de instrução criminal ao presidente do parlamento, Eduardo Ferro Rodrigues, a constituição de arguido de André Ventura para posterior interrogatório.

// Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Tantos bandidos por aí à solta… E não acontece nada… Se fosse um mega encontro do PCP ou do PS estaria tudo porreiro pá!

RESPONDER

Ensinar crianças a dizer palavrões? Uma cientista acha que é boa ideia

A auto-intitulada "cientista dos palavrões" acredita que ensinar as crianças a usá-los de forma eficiente ajuda os mais novos a perceber como este palavreado afecta outras pessoas. Já se sabia que dizer palavrões é um sinal …

Fósseis misteriosos podem ser uma das provas mais antigas de vida animal na Terra

Elizabeth Turner, cientista numa universidade do Canadá, poderá ter encontrado a prova mais antiga de vida animal na Terra. Uma cientista encontrou possíveis sinais de vida animal multicelular em restos de recifes microbianos de há 890 …

E se o mundo entrasse em colapso? Cientistas descobrem qual o país onde há maior probabilidade de sobreviver

Caso a civilização entre em colapso - uma possível consequência das alterações climáticas - os cientistas já descobriram qual o lugar do mundo onde há maior probabilidade de sobreviver: é na Nova Zelândia. Numa pesquisa, dois …

"Dança quem está na roda", responde Marcelo sobre ausência de Bolsonaro

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse este sábado que "dança quem está na roda" quando questionado pelos jornalistas sobre a ausência do homólogo brasileiro, Jair Bolsonaro, da cerimónia de reinauguração do Museu …

Todos os anos, esta cidade italiana entrega sal ao Papa em mãos

O Sal de Cervia, também conhecido como "sal do Papa", é-lhe entregue todos os anos em mãos. A tradição sofreu algumas interrupções até ter sido recuperada pelo Bispo Mario Marini, que serviu no Pontificado de …

A colisão secreta entre navios soviéticos e britânicos podia ter tido um desfecho drástico

Colisão aconteceu durante um dos períodos mais quentes da Guerra Fria e foi camuflado pela marinha britânica, que tratou de fazer regressar a sua embarcação à base de Devonport durante a noite para evitar dar …

Esta garrafa de tequila demorou seis anos para ser desenvolvida (e contém ouro)

A Clase Azul Spirits é uma empresa que comercializa tequila e está a preparar uma edição limitada para homenagear o legado artesanal do México - de onde a bebida é originária. A 2 de agosto, a …

Covid-19. Milhares de franceses protestam contra passe sanitário

Milhares de pessoas concentraram-se este sábado em Paris para protestar contra o passe sanitário — certificado de vacinação contra a covid-19 que passa a ser obrigatório para entrar em vários locais —, tendo a polícia …

"Toque de Midas" científico. Químicos transformam água purificada em metal dourado

Esta nova descoberta ajuda a entender o estado de transição da água e pode vir a ser importante no estudo de planetas como Neptuno ou Urano. Numa experiência alucinante, cientistas conseguiram transformar água purificada num metal …

Dispositivo movido a energia solar vai transformar água salgada em potável no Quénia

Transformar água do mar em água potável é um processo muito caro e poluente, mas o Climate Fund Manager e a Solar Water Solutions querem mudar isso. A nova solução revolucionária tem uma pegada de …