/

Parlamento Europeu reúne-se pela primeira vez sem o Reino Unido. Há 24 caras novas

2

Pietro Naj-Oleari / European Parliament

Vinte e quatro eurodeputados, de um total de 27 novos que vão substituir os eleitos do Reino Unido após o Brexit, estrearam-se esta segunda-feira na sessão plenária do Parlamento Europeu.

A reunião, a primeira do Parlamento Europeu depois da saída do Reino Unido da União Europeia (UE), decorreu na cidade francesa de Estrasburgo.

“Na sequência da saída do Reino Unido da UE, a 31 de janeiro de 2020, as autoridades competentes de 13 Estados-membros apresentaram a notificação da eleição de 24 eurodeputados, cujo mandato entra em vigor a partir de 1 de fevereiro de 2020″, anunciou a vice-presidente do Parlamento Europeu Mairead McGuinness, no arranque da sessão plenária da assembleia europeia.

A estes eurodeputados vão juntar-se mais três eurodeputados da Holanda, país que “ainda não finalizou o processo” de seleção, mas que vai escolher três eleitos, explicou fonte europeia em delcarações à agência Lusa.

Ao todo, 73 eurodeputados britânicos deixaram o Parlamento Europeu no passado dia 31 de janeiro, aquando da saída do Reino Unido da UE, sendo agora substituídos por 27 eleitos de França, Espanha, Finlândia, Irlanda, Itália, Suécia, Croácia, Eslováquia, Roménia, Dinamarca, Polónia, Estónia, Áustria e Holanda.

O Hemiciclo passa de 751 para 705 eurodeputados eleitos, frisa a SIC Notícias.

“Gostaria de dar as boas-vindas aos novos membros”, adiantou Mairead McGuinness no arranque dos trabalhos. A sessão plenária do Parlamento Europeu decorre até quinta-feira.

Na próxima quarta-feira, os eurodeputados têm em agenda um debate sobre o escândalo dos “Luanda Leaks“, que revelou alegados esquemas fraudulentos que envolvem a empresária angolana Isabel dos Santos.

ZAP // Lusa

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.