Parlamento Europeu quer substituir FMI em futuras “troikas”

 

World Economic Forum / Flickr

A directora-geral do FMI, Christine Lagarde

A directora-geral do FMI, Christine Lagarde

A Comissão Europeia deve criar um fundo próprio para substituir o Fundo Monetário Internacional em futuros resgates, defende o relatório final da comissão do Parlamento Europeu a que a Lusa teve acesso.

O relatório da comissão do Parlamento Europeu de investigação à atuação da troika nos países sob resgate, aprovado na segunda-feira à noite em Estrasburgo, critica a falta de adequação dos programas à especificidade dos países resgatados e “a falta de transparência das instituições internacionais”.

Os eurodeputados recomendam aos responsáveis das instituições que compõem a troika (Banco Central Europeu, Fundo Monetário Internacional e Comissão Europeia) que o FMI abandone as equipas constituídas para futuros programas de assistência económico-financeira.

O documento defende que a “médio prazo” deve ter lugar uma “reforma radical” da composição institucional da troika: o FMI passará a ser usado apenas se “estritamente necessário”, o Banco Central Europeu funcionará como “observador silencioso” e a Comissão Europeia será representada por um fundo monetário europeu, a ser criado em 2014.

Segundo o texto, os parlamentos nacionais têm sido postos à margem da execução dos programas de austeridade.

O relatório final do Parlamento Europeu insurge-se contra a falta de liderança política de alguns ministros das Finanças na condução dos programas e pede maior empenho aos representantes da zona euro.

Finalmente, o Parlamento Europeu, após vários meses de processo de investigação, adverte ainda para a necessidade de um maior envolvimento dos parceiros sociais nas negociações de medidas a aplicar e para a criação de ‘planos B’, em caso de falhanço das metas.

O relatório aprovado hoje pela Comissão de Assuntos Económicos do Parlamento Europeu, cujos relatores foram os eurodeputados Othmar Karas (PPE) e Liem Hoang-Ngoc (socialista), terá agora de ser aprovado em sessão plenária, em Março em Estrasburgo.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Mexidas no PSD já se fazem sentir no pagamento de quotas dos militantes

Para além de no Conselho Nacional se ter superiorizado a Rio com os conselheiros a chumbarem o adiamento das eleições internas, Rangel conseguiu outra vitória que passou despercebida a alguns: o prolongar de prazos das …

No Reino Unido, o aumento de infeções está a causar preocupação. O que explica este cenário?

No Reino Unido, os casos e internamentos estão a subir, sendo que alguns especialistas já apelam a um regresso de algumas restrições antes do inverno. Mas o que pode estar a causar este aumento dos …

Flamengo acelera compra do Tondela e planeia chegar à Champions em sete anos

O Flamengo quer concluir a compra do Tondela até ao final do ano e planeia levar o clube à Liga Europa dentro de quatro anos e à Champions dentro de sete a oito anos. Num modelo …

Há hospitais em "estado de calamidade" por todo o país

Os presidentes das secções regionais da Ordem dos Médicos consideram que a situação que o SNS ultrapassa atualmente não é nova e que é culpa da "ausência de liderança por parte da tutela". A situação de …

O internacional português Cristiano Ronaldo a festejar um golo.

"O Teatro dos Sonhos está a arder" e Ronaldo foi o piromaníaco da reviravolta

Cristiano Ronaldo fez o golo que deu a vitória ao Manchester United, esta quarta-feira, frente à Atalanta. Bruno Fernandes também esteve em destaque. O Manchester United recebeu e venceu a Atalanta por 3-2, num jogo que …

Restos mortais encontrados junto a pertences do namorado de Petito em parque da Flórida

O FBI divulgou esta quarta-feira que foram encontrados restos mortais junto a alguns pertences do namorado de Gabby Petito. Brian Laundrie continua desaparecido desde setembro. Segundo noticia a Reuters, a descoberta ocorreu no Parque Ambiental Myakkahatchee …

Costa arrasa modelo de leilão do 5G "inventado" pela Anacom: é o "pior possível"

O primeiro-ministro considerou esta quarta-feira que o modelo de leilão para a quinta geração de comunicações móveis (5G) “inventado pela Anacom” é o “pior possível”, razão pela qual está a provocar um “atraso imenso” ao …

Lope Martín: O marinheiro afro-português que "abriu" o Pacífico e foi apagado da História

Lope Martín foi um marinheiro afro-português, injustamente acusado de traição, que foi primeiro a navegar das Américas para a Ásia e voltar. Entre 1415 e 1543, uma série de conquistas foram feitas por Portugal em viagens …

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen

Estado de Direito na Polónia ameaça tornar cimeira da UE "numa das mais difíceis"

A situação do Estado de direito na Polónia ameaça perturbar uma cimeira que tem uma agenda oficial já muito carregada. Os líderes da União Europeia (UE) reúnem-se em Bruxelas numa cimeira com uma agenda preenchida, dominada …

Após (algumas) cedências e (muitas) recusas, Governo reúne-se para aprovar medidas da Concertação

Algumas das medidas aprovadas pelo Governo são interpretadas como um piscar de olhos à Esquerda, de forma a aumentar as hipóteses de aprovação do Orçamento do Estado. Após a reunião de ontem da concertação social (que …