/

Jovens da União Europeia podem vir a ter Interrail grátis ao fazer 18 anos

1

O Parlamento Europeu vai debater uma proposta para oferecer um Interrail a todos os cidadãos europeus que comemorem o seu 18.º aniversário, como forma de criar um “sentimento europeu” entre os mais novos.

A iniciativa prevê que todos os jovens da União Europeia, naturais ou residentes legais, recebam um passe gratuito de Interrail aos 18 anos – de forma a poderem viajar de comboio pela Europa.

Segundo o Independent, a proposta pretende dar aos europeus “um sentimento de pertença” e surge após o presidente Jean-Claude Juncker ter apelado a uma maior cooperação dentro da UE.

A proposta, que será votada esta semana, foi concebida pelo deputado alemão Manfred Weber, secretário-geral do grupo do Partido Popular Europeu (a que pertence o PSD e o CDS-PP).

No início deste ano, Weber disse ao Parlamento europeu que a iniciativa irá permitir aos jovens – independentemente da sua formação social ou educacional – “descobrir a beleza e a diversidade da Europa ao longo de três semanas distribuídas por um período de dois anos”.

No caso dos cidadãos de Estados-membros que não estão integrados no Interrail, como a Estónia, a Letónia, a Lituânia, o Chipre e Malta, serão autorizados a utilizar outros meios de transporte, como autocarros ou barcos, gratuitamente, ao abrigo do mesmo programa.

A agência de notícias Tagesschau, estimou que a iniciativa irá custar a 1,5 mil milhões de euros por ano, presumindo que entre 50% e 70% dos cerca de 5,4 milhões de  jovens com 18 anos de idade que vivem na UE aceitariam a oferta.

A proposta já tem o apoio do primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, que lançou um projeto semelhante em Itália, dando 500 euros aos jovens que façam 18 anos, que poderão ser gastos em eventos culturais ou sociais.

O governo alemão e a Conferência de Presidentes do Parlamento Europeu também são a favor da iniciativa europeia.

Quem não apoia a proposta argumenta que o custo é demasiado elevado, e esse dinheiro poderia ser usado para combater o desemprego jovem.

“Eu não estou completamente convencido de que esta é a principal prioridade da UE”, disse o líder dos social-democratas em Bruxelas, Gianni Pittella, afirmando que o emprego para os jovens é um assunto mais importante.

Outros críticos da iniciativa afirmam que os jovens dos países mais ricos seriam favorecidos em relação aos dos países como a Grécia, Espanha e Portugal, onde vários jovens estão desempregados e podem não ter capacidade financeira para uma viagem pela Europa, mesmo que o bilhete seja grátis.

BZR, ZAP

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.