Jovens da União Europeia podem vir a ter Interrail grátis ao fazer 18 anos

O Parlamento Europeu vai debater uma proposta para oferecer um Interrail a todos os cidadãos europeus que comemorem o seu 18.º aniversário, como forma de criar um “sentimento europeu” entre os mais novos.

A iniciativa prevê que todos os jovens da União Europeia, naturais ou residentes legais, recebam um passe gratuito de Interrail aos 18 anos – de forma a poderem viajar de comboio pela Europa.

Segundo o Independent, a proposta pretende dar aos europeus “um sentimento de pertença” e surge após o presidente Jean-Claude Juncker ter apelado a uma maior cooperação dentro da UE.

A proposta, que será votada esta semana, foi concebida pelo deputado alemão Manfred Weber, secretário-geral do grupo do Partido Popular Europeu (a que pertence o PSD e o CDS-PP).

No início deste ano, Weber disse ao Parlamento europeu que a iniciativa irá permitir aos jovens – independentemente da sua formação social ou educacional – “descobrir a beleza e a diversidade da Europa ao longo de três semanas distribuídas por um período de dois anos”.

No caso dos cidadãos de Estados-membros que não estão integrados no Interrail, como a Estónia, a Letónia, a Lituânia, o Chipre e Malta, serão autorizados a utilizar outros meios de transporte, como autocarros ou barcos, gratuitamente, ao abrigo do mesmo programa.

A agência de notícias Tagesschau, estimou que a iniciativa irá custar a 1,5 mil milhões de euros por ano, presumindo que entre 50% e 70% dos cerca de 5,4 milhões de  jovens com 18 anos de idade que vivem na UE aceitariam a oferta.

A proposta já tem o apoio do primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, que lançou um projeto semelhante em Itália, dando 500 euros aos jovens que façam 18 anos, que poderão ser gastos em eventos culturais ou sociais.

O governo alemão e a Conferência de Presidentes do Parlamento Europeu também são a favor da iniciativa europeia.

Quem não apoia a proposta argumenta que o custo é demasiado elevado, e esse dinheiro poderia ser usado para combater o desemprego jovem.

“Eu não estou completamente convencido de que esta é a principal prioridade da UE”, disse o líder dos social-democratas em Bruxelas, Gianni Pittella, afirmando que o emprego para os jovens é um assunto mais importante.

Outros críticos da iniciativa afirmam que os jovens dos países mais ricos seriam favorecidos em relação aos dos países como a Grécia, Espanha e Portugal, onde vários jovens estão desempregados e podem não ter capacidade financeira para uma viagem pela Europa, mesmo que o bilhete seja grátis.

BZR, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Cientistas explicam porque trabalhar à noite faz mal aos intestinos

As pessoas que trabalham à noite têm mais probabilidades de desenvolver inflamações intestinais, porque há células que contribuem para a saúde intestinal que deixam de receber informações vitais do cérebro, indica um estudo divulgado esta …

Marinha dos EUA admite que vídeos de OVNI's são verdadeiros (e não era suposto ninguém saber)

A Marinha dos EUA confirmou que imagens de OVNIs que surgiram nos últimos anos são reais e que nunca pretenderam que o vídeo fosse visto pelo público. As imagens que apareceram pela primeira vez online em …

O Pólo Norte vai ter um hotel de luxo (iluminado pelas auroras boreais)

https://vimeo.com/360873720 O hotel "mais a norte do mundo" só existirá durante um mês e o glamping de luxo será para muito poucos: o custo é de 95 mil euros por pessoa por três dias. Em 2020, o …

Whitney Houston vai regressar aos palcos (em holograma)

Whitney Houston vai "regressar" aos palcos, em formato holograma. Foi anunciada uma digressão da cantora por várias salas do Reino Unido, em 2020. Os planos para uma digressão de holograma de Whitney Houston têm sido discutidos …

Victor Vescovo diz que chegou ao ponto mais profundo dos oceanos. James Cameron não concorda

James Cameron levantou dúvidas sobre as recentes declarações de Victor Vescovo sobre ter quebrado o recorde do mergulho mais profundo no oceano, dizendo que o empresário não pode ter descido mais, uma vez que não …

Par de patinadores no gelo mais medalhado de sempre anuncia fim da carreira

Os canadianos Tessa Virtue e Scott Moir, o par de patinadores no gelo mais medalhado da história do olimpismo, anunciaram esta quarta-feira o fim da carreira. “Olá a todos. Temos novidades para todos os que nos …

Elon Musk é o líder mais inspirador da tecnologia da atualidade

Elon Musk foi nomeado o líder mais inspirador no setor da tecnologia, de acordo com um estudo publicado pela Hired, uma plataforma para contratação de pessoal em 14 cidades em todo o mundo. O estudo, chamado …

De portas abertas para quem precisa. Frigoríficos solidários crescem em Paris

A Cantina do 18.º bairro parisiense foi o primeiro espaço deste projeto solidário, inaugurado há dois anos. Atualmente existem 38 restaurantes em França que acolhem os frigoríficos solidários. Em dois anos, o projeto dos frigoríficos solidários …

Imigrante do Bangladesh em Itália encontra e devolve carteira com 2 mil euros

Mossan Rasal, um bangladeshiano de 23 anos que vive em Roma, encontrou na rua uma carteira com dois mil euros, documentos de identificação, cartões de crédito, carta de condução. Em vez de retirar o dinheiro e …

Austrália conclui que China foi responsável por ciberataque ao parlamento

A agência de inteligência cibernética da Austrália (ASD) concluiu que a China foi a responsável por um ataque informático, no início deste ano, contra o parlamento nacional. Os serviços de inteligência australianos (Australian Signals Directorate) concluíram …