Jovens da União Europeia podem vir a ter Interrail grátis ao fazer 18 anos

O Parlamento Europeu vai debater uma proposta para oferecer um Interrail a todos os cidadãos europeus que comemorem o seu 18.º aniversário, como forma de criar um “sentimento europeu” entre os mais novos.

A iniciativa prevê que todos os jovens da União Europeia, naturais ou residentes legais, recebam um passe gratuito de Interrail aos 18 anos – de forma a poderem viajar de comboio pela Europa.

Segundo o Independent, a proposta pretende dar aos europeus “um sentimento de pertença” e surge após o presidente Jean-Claude Juncker ter apelado a uma maior cooperação dentro da UE.

A proposta, que será votada esta semana, foi concebida pelo deputado alemão Manfred Weber, secretário-geral do grupo do Partido Popular Europeu (a que pertence o PSD e o CDS-PP).

No início deste ano, Weber disse ao Parlamento europeu que a iniciativa irá permitir aos jovens – independentemente da sua formação social ou educacional – “descobrir a beleza e a diversidade da Europa ao longo de três semanas distribuídas por um período de dois anos”.

No caso dos cidadãos de Estados-membros que não estão integrados no Interrail, como a Estónia, a Letónia, a Lituânia, o Chipre e Malta, serão autorizados a utilizar outros meios de transporte, como autocarros ou barcos, gratuitamente, ao abrigo do mesmo programa.

A agência de notícias Tagesschau, estimou que a iniciativa irá custar a 1,5 mil milhões de euros por ano, presumindo que entre 50% e 70% dos cerca de 5,4 milhões de  jovens com 18 anos de idade que vivem na UE aceitariam a oferta.

A proposta já tem o apoio do primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, que lançou um projeto semelhante em Itália, dando 500 euros aos jovens que façam 18 anos, que poderão ser gastos em eventos culturais ou sociais.

O governo alemão e a Conferência de Presidentes do Parlamento Europeu também são a favor da iniciativa europeia.

Quem não apoia a proposta argumenta que o custo é demasiado elevado, e esse dinheiro poderia ser usado para combater o desemprego jovem.

“Eu não estou completamente convencido de que esta é a principal prioridade da UE”, disse o líder dos social-democratas em Bruxelas, Gianni Pittella, afirmando que o emprego para os jovens é um assunto mais importante.

Outros críticos da iniciativa afirmam que os jovens dos países mais ricos seriam favorecidos em relação aos dos países como a Grécia, Espanha e Portugal, onde vários jovens estão desempregados e podem não ter capacidade financeira para uma viagem pela Europa, mesmo que o bilhete seja grátis.

BZR, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Os antigos compadres zangaram-se de vez. Trump puxa os cordelinhos nos bastidores para correr com McConnell

A relação de altos e baixos entre os dois azedou de vez depois de McConnell ter reconhecido a vitória de Joe Biden. Trump quer agora que um Republicano concorra contra McConnell pelo cargo da liderança …

Bombeiros embrulharam a maior árvore do mundo em papel de alumínio. Tudo para a proteger

O incêndio consumiu milhares de acres na Califórnia e o National Park Service viu-se obrigado a intensificar os seus esforços para proteger as jóias naturais, incluindo as maiores árvores do mundo. Os incêndios Colony e Paradise …

EUA trocaram "guerra implacável" por "diplomacia implacável" no Afeganistão, diz Biden

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, disse esta terça-feira à Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) que o país se está a concentrar na "diplomacia implacável" e no encerramento de uma era de …

Presidente de El Salvador autodenomina-se "Ditador de El Salvador"

O Presidente de El Salvador, Nayib Bukele, alterou no domingo a descrição do seu perfil no Twitter para "Ditador de El Salvador", passando depois para "Ditador mais 'cool' do mundo mundial", situação registada após os …

Ordem dos Médicos abre processo disciplinar contra Fernando Nobre

O Conselho Disciplinar Regional do Sul da Ordem dos Médicos abriu um processo contra Fernando Nobre, por causa das suas declarações numa manifestação de negacionistas em frente à Assembleia da República. A Ordem dos Médicos (OM) …

Crise da energia obriga UE a enfrentar dependência do gás natural

Os países europeus estão a tentar proteger os consumidores de energia, numa região onde, desde o início do ano, os preços do gás aumentaram 250%, resultado de uma série de forças económicas, naturais e políticas.  Na …

Companhia de aviação privada oferece voo de 20 mil dólares para reunir uma família separada pela pandemia

A empresa de aviação privada Tradewind Aviation está a comemorar o seu 20.º aniversário de uma forma original: vai dar um voo no valor de 20 mil dólares (cerca de 17 mil euros) para reunir …

Mais de 60 pinguins morrem na África do Sul após ataque de abelhas

Dezenas de pinguins-africanos ameaçados de extinção foram mortos por um enxame de abelhas na África do Sul, na passada sexta-feira. Segundo a CNN, 63 pinguins-africanos, uma espécie ameaçada de extinção, foram encontrados mortos na sexta-feira numa …

Macron e Modi manifestam vontade de "agir em conjunto" após disputa submarina

O Presidente Emmanuel Macron discutiu a cooperação na região Indo-Pacífico com o primeiro-ministro indiano Narendra Modi, esta terça-feira. O Presidente francês, Emmanuel Macron, e o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, conversaram esta terça-feira, em plena crise dos …

Académica treme: salários, último lugar e treinador de saída

Clube de Coimbra, tal como o Boavista, terá de comprovar que tem cumprido no pagamento dos salários. Em campo, mais uma derrota complicou a situação de Rui Borges. Ainda não há muitos anos, a Académica apareceu …