/

Paris toma medidas radicais para acabar com os cadeados do amor

François Grunberg / Mairie de Paris

Painéis de vidro na Pont des Arts, em Paris

Painéis de vidro na Pont des Arts, em Paris

Para lutar contra o fenómeno dos “cadeados do amor” que milhares de casais colocam regularmente nas pontes parisienses para selar a sua união, a Câmara Municipal da capital francesa está a trocar as antigas grades de ferro por painéis de vidro.

A Câmara já instalou dois destes painéis na famosa Pont des Arts e um terceiro deverá ser colocado nos próximos dias.

Segundo as autoridades, a moda de pendurar cadeados traz dois problemas importantes: a degradação do património público e riscos para a segurança das pessoas, devido ao peso excessivo provocado pela acumulação de cadeados, que também afeta a estrutura das pontes.

“Os painéis de vidro são leves e transparentes e não causam poluição visual neste local excecional”, afirmou Bruno Julliard, adjunto da autarca Anne Hidalgo.

A autarquia afirma que, se a experiência na Pont des Arts der certo, “será rapidamente implementada nas demais pontes afetadas por esse fenómeno”.

Os novos painéis de vidro, no entanto, não devem agradar aos vendedores ambulantes. No local, inúmeros vendedores abordam os turistas nas pontes para vender os cadeados – um negócio que, espera-se, irá desaparecer.

Segurança pública

Nos últimos meses, mais de 700 mil cadeados foram colocados em várias pontes parisienses, de acordo com as autoridades municipais.

Recentemente, a Câmara de Paris teve que retirar 15 painéis de grades da Pont des Arts por razões de segurança, substituindo-os provisoriamente por tábuas de madeira.

O mesmo ocorreu com grades da Pont de l’Archevêché, perto da Catedral de Notre Dame.

Em junho, uma das grades da Pont des Arts caiu devido ao peso, carregada com 500kg de metal – quatro vezes mais do que a carga máxima possível, de acordo com a autarquia. O peso total dos cadeados nessa ponte pode chegar a 54 toneladas, de acordo com os cálculos das autoridades municipais.

Foi justamente nessa carismática ponte que começou em Paris, desde 2008, a moda de colocar cadeados nas grades para selar o amor de um casal – e em seguida atirar a chave ao rio Sena. O fenómeno espalhou-se por várias outras pontes da cidade.

O problema agrava-se, no entanto, quando alguns casais colocam cadeados grandes e pesados, como os usados para evitar roubos de bicicletas.

Uma imagem vale mais do que um cadeado

Em agosto, a Câmara de Paris lançou nas redes sociais a campanha Love Without Locks (“amor sem cadeados”) para incitar os apaixonados a selar sua união com uma selfie em vez de um cadeado.

Um site foi criado para que os casais possam “imortalizar na Internet” a presença na sua área preferida na cidade, de acordo com o município.

“Paris é a capital do amor e temos orgulho disso, mas há outras maneiras de demonstrar o amor por alguém sem precisar colocar cadeados em uma ponte”, diz Julliard.

ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.