Paris toma medidas radicais para acabar com os cadeados do amor

François Grunberg / Mairie de Paris

Painéis de vidro na Pont des Arts, em Paris

Painéis de vidro na Pont des Arts, em Paris

Para lutar contra o fenómeno dos “cadeados do amor” que milhares de casais colocam regularmente nas pontes parisienses para selar a sua união, a Câmara Municipal da capital francesa está a trocar as antigas grades de ferro por painéis de vidro.

A Câmara já instalou dois destes painéis na famosa Pont des Arts e um terceiro deverá ser colocado nos próximos dias.

Segundo as autoridades, a moda de pendurar cadeados traz dois problemas importantes: a degradação do património público e riscos para a segurança das pessoas, devido ao peso excessivo provocado pela acumulação de cadeados, que também afeta a estrutura das pontes.

“Os painéis de vidro são leves e transparentes e não causam poluição visual neste local excecional”, afirmou Bruno Julliard, adjunto da autarca Anne Hidalgo.

A autarquia afirma que, se a experiência na Pont des Arts der certo, “será rapidamente implementada nas demais pontes afetadas por esse fenómeno”.

Os novos painéis de vidro, no entanto, não devem agradar aos vendedores ambulantes. No local, inúmeros vendedores abordam os turistas nas pontes para vender os cadeados – um negócio que, espera-se, irá desaparecer.

Segurança pública

Nos últimos meses, mais de 700 mil cadeados foram colocados em várias pontes parisienses, de acordo com as autoridades municipais.

Recentemente, a Câmara de Paris teve que retirar 15 painéis de grades da Pont des Arts por razões de segurança, substituindo-os provisoriamente por tábuas de madeira.

O mesmo ocorreu com grades da Pont de l’Archevêché, perto da Catedral de Notre Dame.

Em junho, uma das grades da Pont des Arts caiu devido ao peso, carregada com 500kg de metal – quatro vezes mais do que a carga máxima possível, de acordo com a autarquia. O peso total dos cadeados nessa ponte pode chegar a 54 toneladas, de acordo com os cálculos das autoridades municipais.

Foi justamente nessa carismática ponte que começou em Paris, desde 2008, a moda de colocar cadeados nas grades para selar o amor de um casal – e em seguida atirar a chave ao rio Sena. O fenómeno espalhou-se por várias outras pontes da cidade.

O problema agrava-se, no entanto, quando alguns casais colocam cadeados grandes e pesados, como os usados para evitar roubos de bicicletas.

Uma imagem vale mais do que um cadeado

Em agosto, a Câmara de Paris lançou nas redes sociais a campanha Love Without Locks (“amor sem cadeados”) para incitar os apaixonados a selar sua união com uma selfie em vez de um cadeado.

Um site foi criado para que os casais possam “imortalizar na Internet” a presença na sua área preferida na cidade, de acordo com o município.

“Paris é a capital do amor e temos orgulho disso, mas há outras maneiras de demonstrar o amor por alguém sem precisar colocar cadeados em uma ponte”, diz Julliard.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

"Toupeira" do InSight termina a sua viagem em Marte

A sonda de calor desenvolvida e construída pelo Centro Aeroespacial Alemão (DLR) e implantada em Marte pelo lander InSight da NASA terminou a sua parte da missão. Desde 28 de fevereiro de 2019 que a …

Após injetar chá de cogumelos, homem começou a desenvolver fungo no sangue

Um homem preparou um chá de "cogumelos mágicos" e decidiu injetá-lo no corpo. Vários dias depois, acabou nas urgências devido ao crescimento de um fungo na sua circulação sanguínea. De acordo com o Live Science, o …

Ministro da Economia testa positivo ao novo coronavírus

O ministro da Economia e do Estado, Pedro Siza Vieira, testou positivo ao novo coronavírus que causa a covid-19, anunciou o ministério que tutela.  Em comunicado citado pelo jornal digital Observador, o ministério da Economia refere …

"Reis do esperma". Homens vendem e doam espermatozóides nas redes sociais (e a procura é surreal)

São muitos os norte-americanos que têm vendido ou doado o seu esperma nas redes sociais. A procura pelo material tem sido cada vez maior, e os bancos não estão a dar conta desta nova realidade, …

Sporting 2-1 FC Porto | Jovane Cabral entra para virar resultado e levar Sporting à final

O suplente Jovane Cabral ‘bisou’ esta terça-feira na vitória do Sporting frente ao FC Porto, por 2-1, em Leiria, consumando a reviravolta no clássico das meias-finais da Taça da Liga de futebol, depois de Marega …

Entrevista: "Amigos meus falam em dar um tiro na cabeça. Eu espero não fechar, mas..."

As novas medidas de confinamento estão quase a entrar em vigor e vão afetar muito a restauração. Contactámos o proprietário de um dos cafés mais conhecidos no Porto. 38 anos depois de ter começado a …

Escutas, cartas e chantagens. Como o FBI tentou minar reputação de Martin Luther King

Desde a Marcha sobre Washington por Trabalho e Liberdade em 1963 até aos seu assassinato em 1968, o FBI lançou-se numa intensa campanha para desacreditar Martin Luther King Jr., de acordo com o novo documentário …

Costa anunciou campanha de testes rápidos já esta quarta-feira. Escolas dizem nada saber

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou esta terça-feira, no Parlamento, que arrancará esta quarta-feira uma campanha de testes rápidos nas escolas, mas as instituições de ensino dizem nada saber sobre a iniciativa. O líder do Executivo …

Tando: O drone projetado para ser um segurança voador

Drones voadores já são usados para patrulhar áreas externas, mas não ambientes internos onde o GPS não funciona. Isto pode estar prestes a mudar com o lançamento do sistema Tando. Desenvolvido pela startup israelita Indoor Robotics, …

Jorge Jesus com sintomas de covid-19

O treinador do Benfica, Jorge Jesus, também está a apresentar sintomas da covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus. A notícia foi avançada pelo desportivo O Jogo, que dá conta que em causa está uma …