“Parecem parques temáticos.” Martin Scorsese critica filmes da Marvel

galaxyfm / Flickr

Martin Scorsese

Martin Scorsese, um dos produtores de cinema mais aclamados do mundo, fez uma crítica aos filmes de super-heróis, mais precisamente produções da Marvel. “Eu tentei, mas isto não é cinema.”

Martin Scorsese, um dos diretores mais venerados do cinema, criticou os filmes de super-heróis, a força dominante na indústria do cinema. O diretor de filmes como Taxi Driver, Raging Bull e Goodfellas disse à Empire Magazine que as suas tentativas de acompanhar os filmes contemporâneos de super-heróis fracassaram. “Eu tentei, mas isto não é cinema.”

Mesmo que os filmes sejam bem feitos e os atores consigam uma performance digna de aplauso, tudo o que Martin Scorsese consegue ver é um “parque temático“. “Isto não é o cinema de seres humanos a tentar transmitir experiências psicológicas e emocionais a outro ser humano”, acrescentou o cineasta, citado pelo The Guardian.

No ano passado, Kevin Feige, presidente da Marvel Studios, pronunciou-se em defesa às várias críticas feitas aos filmes do estúdio, afirmando que o facto de as produções não serem indicadas aos grandes prémios do cinema, não significa que seja por falta de qualidade.

“Talvez seja fácil dispensar VFX, pessoas voadoras, naves espaciais ou milhares de milhões de dólares em arrecadação. Hitchcock nunca ganhou o prémio de melhor diretor e isso não significa nada. Eu prefiro estar numa sala cheia de fãs“, disse o responsável.

Em 2017, Scorsese também criticou sites de avaliações de cinema, como o Rotten Tomatoes, dizendo que a definição de cineasta acaba por ser reduzida “a um produtor de conteúdo, e o espectador a um consumidor acomodado”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Não sou condicionável por coisa nenhuma". Tomás Correia diz que não sai do Montepio

O presidente da Associação Mutualista Montepio Geral (AMMG), António Tomás Correia, afirmou esta quinta-feira que não é “condicionável por coisa nenhuma”, recusou estar a ser afastado da mutualista e reiterou que não sairá no dia …

Ministra da Saúde quer enfermeiro de família para todos os portugueses

A ministra da Saúde, Marta Temido, quer que todos os portugueses tenham um enfermeiro de família atribuído até ao final da próxima legislatura, à semelhança da meta traçada para os médicos de família. Na abertura do …

Rei de Marrocos indulta jornalista marroquina condenada por aborto

O rei de Marrocos, Mohamed VI, indultou a jornalista Hajar Raissouni, recentemente condenada a um ano de prisão por "aborto ilegal" e "relações sexuais fora do casamento", segundo um comunicado oficial. A mulher, de 28 anos, …

Morreu Elijah Cummings, um dos democratas que investigava Trump

O congressista norte-americano Elijah Cummings, uma das figuras do Partido Democrata mais respeitadas na oposição pela sua frontalidade e por acalmar protestos violentos e desentendimentos entre adversários, morreu esta quinta-feira, aos 68 anos. A notícia da …

Risco de pobreza em Portugal é o mais baixo de sempre. Mas há 330 mil menores em risco

O ano de 2017 trouxe melhorias às condições de vida da população, com o risco da pobreza a atingir 17,3% dos residentes em Portugal. É a taxa mais baixa desde que este indicador é tratado, …

Maria Martins conquista bronze nos Europeus de ciclismo de pista

Maria Martins venceu nesta quarta-feira a medalha de bronze no “scratch” feminino dos Europeus de ciclismo de pista, que nesta quarta-feira arrancaram em Apeldoorn, na Holanda. Depois de várias medalhas em Europeus sub-23, a ciclista de …

Carlos César: Firmar um acordo com o Bloco descriminaria os restantes partidos de esquerda

O dirigente socialista Carlos César mostrou-se esta quarta-feira confiante que o novo Governo será para quatro anos, considerando ainda que firmar um acordo com o Bloco de Esquerda seria discriminar os restantes partidos de esquerda. …

Médico que deixou bebé nascer sem rosto tem quatro processos na Ordem

O obstetra que não detetou malformações graves num bebé que acabou por nascer sem rosto no início deste mês, em Setúbal, tem quatro processos em curso no conselho disciplinar da Ordem dos Médicos. A informação foi …

Tensão na Catalunha afeta realização do Barcelona-Real Madrid

A violência dos protestos na Catalunha está a fazer com que a Liga e a Federação de futebol espanholas repensem a ideia de o clássico entre Barcelona e Real Madrid se realizar em Camp Nou. O …

Assis critica novo Governo do PS. É "muito António Costa" e feito só para dois anos

O ex-eurodeputado do Partido Socialista (PS) Francisco Assis não poupou nas críticas ao novo Governo, que António Costa apresentou ao Presidente da República na terça-feira ao final do dia, considerando que este é um executivo …