Parceiros sociais foram a Belém deixar um recado: o pior está para vir

Miguel A. Lopes / Lusa

O presidente da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), António Saraiva

Patrões e sindicatos foram a Belém traçar o retrato do país e, ao contrário do que é habitual, parece haver um consenso: o quadro do país é negro e está longe de começar a melhorar.

Isabel Camarinha, líder da CGTP, foi a primeira a ser recebida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, esta quarta-feira, e começou por afirmar que “estamos muito preocupados”. O desemprego, que subiu para os 7%, assusta e para Lucinda Dâmaso, presidente da UGT, “é provável que a taxa de desemprego venha a disparar”.

Segundo o Expresso, António Saraiva, presidente da CIP, sentou-se em frente a Marcelo para avisar que “há um perigo muito objetivo de aumento do desemprego”. “Lamentavelmente, antevejo que algum tecido empresarial vá desaparecer.”

“Não vamos ser cínicos e dizer que mesmo com o anterior modelo de lay-off o desemprego não ia aumentar. Vai, sim”, disse o responsável, numa crítica às medidas de apoio à economia lançadas pelo Governo que, na sua ótica, não são suficientes. Nem mesmo as últimas alterações feitas no regime de lay-off.

Vieira Lopes, da Confederação do Comércio, corroborou, garantindo que as medidas avançadas “não impedem o efeito em setembro de encerramento de empresas e de redução de quadros”. Neste quadro negro, o “desemprego é inevitável” e nem os fundos europeus ou o plano de retoma económica de Costa e Silva são uma garantia de melhoria.

“Os fundos só chegarão no segundo semestre de 2021 e a nossa preocupação é a de saber se o Estado tem capacidade técnica para aplicar e gerir esses fundos”, disse, referindo ainda que o plano Costa e Silva “é omisso em relação aos setores do turismo, comércio e serviços, que só por si representam 70% do PIB”.

A solução, essa, passa por um “choque de consumo”. A Confederação do Comércio quer baixar o IVA da restauração para estimular o consumo e reduzir as retenções na fonte dos salários dos trabalhadores, para aumentar os rendimentos e o poder de compra das famílias.

Francisco Calheiros, líder da Confederação do Turismo, foi o último a ser recebido. Sentou-se para afirmar que o setor é o mais prejudicado com a pandemia e que a não reposição do modelo de lay-off simplificado é “inexplicável”. “As medidas de apoio à economia teimam em não aparecer.”

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Ora, com o desemprego a disparar não tarda, como querem um choque de consumo? Só se for consumo de ar que ainda não paga imposto (por enquanto)…

RESPONDER

Mais seis mortos nos protestos em Myanmar. Embaixador na ONU afastado

Seis manifestantes foram mortos em Myanmar, este domingo, por forças de segurança que dispersavam com violência as manifestações pró-democracia. Três manifestantes foram mortos em Dawei (no sul do país), enquanto dois adolescentes, de 18 anos, morreram …

Siza Vieira anuncia que Programa Apoiar vai ser reforçado e alargado

O programa Apoiar, destinado a empresas afetadas pela pandemia da covid-19, vai ser reforçado e alargado a novas situações, anunciou o ministro da Economia, indicando que as medidas vão ser anunciadas na próxima semana. "Queremos reforçar …

Embaixadora deixa Venezuela na terça-feira. UE chama embaixador em Cuba

A embaixadora da União Europeia na Venezuela vai sair do país na terça-feira, informou à agência Lusa fonte diplomática europeia, sem adiantar mais detalhes. Na última quarta-feira, a Venezuela decidiu expulsar Isabel Brilhante Pedrosa, em retaliação …

EUA aprovam vacina unidose da Johnson & Johnson. Nova Zelândia volta ao confinamento

O regulador do medicamento norte-americano aprovou, este sábado, a vacina contra a covid-19 da Johnson & Johnson, a terceira autorizada nos Estados Unidos. A vacina em causa da Johnson & Johnson é de dose única e junta-se …

Estes traços psicológicos podem ajudar a identificar pessoas vulneráveis ao extremismo

As características dos cérebros das pessoas podem oferecer pistas sobre as suas crenças políticas, sugere um novo estudo científico. Num estudo com cerca de 350 cidadãos norte-americanos, uma equipa de investigadores examinou a relação entre as …

Fóssil de lula vampiro perdido durante a Revolução Húngara foi redescoberto

Em 2019, uma equipa de investigadores encontrou o fóssil que estava perdido nas coleções do Museu de História Natural da Hungria, enquanto procurava fósseis de ancestrais de chocos. Contudo, o fóssil foi descoberto originalmente em 1942 …

Após escalada de suicídios, Japão nomeia Ministro da Solidão

O Japão nomeou um Ministro da Solidão após um recente aumento no número de suicídios, exacerbado pela crise provocada pela pandemia de covid-19. Estudos recentes mostraram que o Japão tem altos níveis de isolamento social, em …

Grande carruagem cerimonial descoberta quase intacta em Pompeia

Uma grande carruagem cerimonial de quatro rodas, com elementos de ferro, decorações de bronze e estanho, restos de madeira mineralizada e vestígios de elementos orgânicos, como cordas, foi encontrada quase intacta na área arqueológica de …

FC Porto 0-0 Sporting | Nulo com sabor a vitória para o "leão"

O “clássico” do Dragão, entre FC Porto e Sporting, terminou sem golos, sem grande futebol, e com um “leão” cada vez mais perto do título, apesar de ainda faltar muito campeonato.  A igualdade permite à formação …

Adolesceste entusiasta por pirotecnia construiu o seu próprio simulador profissional de fogos de artifício

O FWsim foi lançado pela primeira vez em 2010 como um software de planeamento de fogos de artifício, voltado para profissionais de pirotecnia e entusiastas de fogos de artifício. Em 2006, conta o Vice, Lukas Trötzmüller …