A NASA lançou este sábado na Virgínia, nos Estados Unidos, um foguete com um para-quedas supersónico que pode ter papel fundamental numa futura missão em Marte.
A construção do para-quedas supersónico ASPIRE, Advanced Supersonic Parachute Inflation Research Experiment, está directamente relacionada com uma nova missão da NASA a Marte para obter amostras de solo, para a qual é importante encontrar uma forma segura de fazer pousar no planeta o novo Rover da agência espacial norte-americana.
O para-quedas supersónico foi lançado num foguete suborbital Black Brant IX com uma ogiva de 17 metros de altura. O lançamento ocorreu às 12h20 locais, na ilha Wallops, nas instalações da NASA no litoral leste do estado da Virgínia.
Como estava previsto, dois minutos mais tarde o foguete alcançou uma altitude de 50 quilómetros e o para-quedas conseguiu desdobrar-se e abrir com sucesso. “Tivemos um bom lançamento esta manhã. Houve um bom desdobramento“, informou a NASA.
Ao atingir os 50 km de altitude, o para-quedas feito de nylon e kevlar foi disparado do foguete, viajou a uma velocidade 1,8 vezes maior do que a de som, e pousou no mar. A carga submergiu no Oceano Atlântico, a 65 quilómetros da ilha de Wallops.
À tarde, uma equipa de engenheiros da NASA recuperou a carga, que vai agora ser usada para analisar os detalhes do lançamento.
A NASA iniciou em 2012 um programa com o objectivo de levar até Marte, em 2020, um novo Rover semelhante ao Curiosity. A agência espacial planeia usar este para-quedas robótico supersónico para fazer pousar o veículo de exploração no Planeta Vermelho.
O Rover irá então analisar o planeta, à procura de amostras de solo – e quem sabe, jogar uma partida de canasta com o solitário Curiosity, que ainda por lá anda.