/

NASA testou novo para-quedas supersónico para futura missão a Marte

NASA Wallops Flight Facility

O Black Brant IX lança o ASPIRE – Advanced Supersonic Parachute Inflation Research Experiment

A NASA lançou este sábado na Virgínia, nos Estados Unidos, um foguete com um para-quedas supersónico que pode ter papel fundamental numa futura missão em Marte.

A construção do para-quedas supersónico ASPIRE, Advanced Supersonic Parachute Inflation Research Experiment, está directamente relacionada com uma nova missão da NASA a Marte para obter amostras de solo, para a qual é importante encontrar uma forma segura de fazer pousar no planeta o novo Rover da agência espacial norte-americana.

O para-quedas supersónico foi lançado num foguete suborbital Black Brant IX com uma ogiva de 17 metros de altura. O lançamento ocorreu às 12h20 locais, na ilha Wallops, nas instalações da NASA no litoral leste do estado da Virgínia.

Como estava previsto, dois minutos mais tarde o foguete alcançou uma altitude de 50 quilómetros e o para-quedas conseguiu desdobrar-se e abrir com sucesso. “Tivemos um bom lançamento esta manhã. Houve um bom desdobramento“, informou a NASA.

Ao atingir os 50 km de altitude, o para-quedas feito de nylon e kevlar foi disparado do foguete, viajou a uma velocidade 1,8 vezes maior do que a de som, e pousou no mar. A carga submergiu no Oceano Atlântico, a 65 quilómetros da ilha de Wallops.

NASA

Para-quedas supersónico ASPIRE – Advanced Supersonic Parachute Inflation Research Experiment

À tarde, uma equipa de engenheiros da NASA recuperou a carga, que vai agora ser usada para analisar os detalhes do lançamento.

A NASA iniciou em 2012 um programa com o objectivo de levar até Marte, em 2020, um novo Rover semelhante ao Curiosity. A agência espacial planeia usar este para-quedas robótico supersónico para fazer pousar o veículo de exploração no Planeta Vermelho.

O Rover irá então analisar o planeta, à procura de amostras de solo – e quem sabe, jogar uma partida de canasta com o solitário Curiosity, que ainda por lá anda.

ZAP // EFE / space.com

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.