NASA testou novo para-quedas supersónico para futura missão a Marte

NASA Wallops Flight Facility

O Black Brant IX lança o ASPIRE – Advanced Supersonic Parachute Inflation Research Experiment

A NASA lançou este sábado na Virgínia, nos Estados Unidos, um foguete com um para-quedas supersónico que pode ter papel fundamental numa futura missão em Marte.

A construção do para-quedas supersónico ASPIRE, Advanced Supersonic Parachute Inflation Research Experiment, está directamente relacionada com uma nova missão da NASA a Marte para obter amostras de solo, para a qual é importante encontrar uma forma segura de fazer pousar no planeta o novo Rover da agência espacial norte-americana.

O para-quedas supersónico foi lançado num foguete suborbital Black Brant IX com uma ogiva de 17 metros de altura. O lançamento ocorreu às 12h20 locais, na ilha Wallops, nas instalações da NASA no litoral leste do estado da Virgínia.

Como estava previsto, dois minutos mais tarde o foguete alcançou uma altitude de 50 quilómetros e o para-quedas conseguiu desdobrar-se e abrir com sucesso. “Tivemos um bom lançamento esta manhã. Houve um bom desdobramento“, informou a NASA.

Ao atingir os 50 km de altitude, o para-quedas feito de nylon e kevlar foi disparado do foguete, viajou a uma velocidade 1,8 vezes maior do que a de som, e pousou no mar. A carga submergiu no Oceano Atlântico, a 65 quilómetros da ilha de Wallops.

NASA

Para-quedas supersónico ASPIRE – Advanced Supersonic Parachute Inflation Research Experiment

À tarde, uma equipa de engenheiros da NASA recuperou a carga, que vai agora ser usada para analisar os detalhes do lançamento.

A NASA iniciou em 2012 um programa com o objectivo de levar até Marte, em 2020, um novo Rover semelhante ao Curiosity. A agência espacial planeia usar este para-quedas robótico supersónico para fazer pousar o veículo de exploração no Planeta Vermelho.

O Rover irá então analisar o planeta, à procura de amostras de solo – e quem sabe, jogar uma partida de canasta com o solitário Curiosity, que ainda por lá anda.

ZAP // EFE / space.com

PARTILHAR

RESPONDER

Encontrado o estaleiro mais antigo do mundo. Estava afundado na costa de Inglaterra

https://vimeo.com/355759312 Arqueólogos descobriram uma estrutura de madeira com 8.000 anos de idade — que será o local de construção de barcos mais antigo do mundo. A arquitetura estava particularmente bem preservada considerando o facto de estar 11 …

Astrónomos treinam IA para encontrar antigas colisões de galáxias

Há luzes brilhantes em todo o Universo que representam as colisões de galáxias. Os astrónomos encontraram agora uma nova forma de as encontrar. Há luzes brilhantes em todo o Universo que representam as colisões de galáxias. …

Inteligência Artificial está a reviver jogos de tabuleiro ancestrais

A Inteligência Artificial consegue descobrir, com um grande grau de precisão, o conjunto de regras de vários jogos de tabuleiro ancestrais. Jogos de tabuleiro com centenas de anos são, por vezes, encontrados em escavações arqueológicas. Sem …

Panteras da Flórida estão a agir como se tivessem sido envenenadas (e os cientistas não sabem porquê)

Algumas panteras da Flórida, nos Estados Unidos, estão a ter um comportamento estranho ao andar, quase como se tivessem sido envenenadas. Os cientistas ainda não conseguiram perceber porquê. De acordo com o Washington Post, pelo menos …

SL Benfica 0-2 FC Porto | "Dragão" astuto arranca triunfo na Luz

O FC Porto foi ao Estádio da Luz vencer o “clássico” por 2-0 e recuperar a desvantagem de três pontos que tinha no campeonato. Com uma estratégia muito bem montada, baseada numa grande pressão sobre o …

Câmaras de Inteligência Artificial podem ser a solução para evitar tiroteios

Câmaras de videovigilância com Inteligência Artificial podem ser a solução para pôr um fim aos tiroteios. Esta tecnologia é capaz de detetar armas de fogo e avisar logo de seguida as autoridades. Com as dificuldades em …

Violência policial é uma das principais causas de morte de jovens negros nos EUA

A violência policial é uma das principais causas de morte entre jovens nos Estados Unidos, com os negros a terem 2,5 vezes mais hipóteses de serem mortos do que os homens brancos. O estudo, publicado este …

A Volocopter apresenta o seu táxi voador mais potente (e já andou no ar)

https://vimeo.com/355573555 Desde 2013 a Volocopter tem vindo a aprimorar o seu projeto de táxi voador. Desta vez, o design é mais redondo, mais simples e mais potente. O Volocopter é uma aeronave 100% elétrica que os criadores …

Israel desenvolve terapia à base de ecstasy para tratar stress pós-traumático

O Ministério da Saúde israelita desenvolveu uma terapia à base de MDMA - o componente ativo da metanfetamina popularmente conhecida como 'ecstasy' - para tratar pessoas que sofrem de stress pós-traumático resistente. Num entrevista sobre a …

Quaresma de saída do Besiktas. "Presidente não me quer na equipa"

Revelação feita pelo jogador, no Instagram: "Acabei de ser informado pelo presidente do clube que ele não quer que eu continue a jogar na equipa. Estou a tentar encontrar solução para o meu futuro". O internacional …