Para combater a pobreza, Governo vai rever Rendimento Social de Inserção

Miguel A. Lopes / Lusa

O Governo de António Costa está a preparar uma revisão do Rendimento Social de Inserção (RSI) com o objetivo de reforçar o combate à pobreza em Portugal.

O Executivo vai rever as regras de atribuição Rendimento Social de Inserção (RSI e articulação das prestações sociais, de acordo com o semanário Expresso.

“No caso específico do RSI, estamos a fazer uma avaliação dos 25 anos de implementação desta prestação, tendo sido criado um grupo de trabalho para proceder a essa revisão no âmbito do Ministério”, adiantou Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.



“Esta é atual­mente uma medida para reduzir a intensidade da pobreza e não para tirar as pessoas da pobreza. O valor de referência é cerca de 45% da linha de pobreza, portanto ninguém deixa de ser pobre por estar a receber o RSI”, explicou ao semanário o economista Carlos Farinha Rodrigues, um dos membros da comissão criada pelo Governo para elaborar a estratégia de combate à pobreza.

“Temos de rever alguns dos nossos instrumentos de combate à pobreza que, devido à sua falta de consistência e articulação, perderam eficácia nos últimos anos, como é o caso do RSI”, continuou.

Segundo o especialista, uma das alterações importantes seria majorar a prestação nas famílias com filhos. “Mas não basta aumentar o subsídio, é preciso ter planos de inclusão, para evitar que uma grande parte dos beneficiários do RSI fique presa a uma subsidiodependência”, argumentou.

No Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), por exemplo, o Governo prevê dar formação técnica a 13 mil famílias apoiadas pelo RSI.

A revisão do RSI é um dos passos necessários para melhorar os indicadores de pobreza e contribuir para a meta proposta por Bruxelas: ter menos 15 milhões de europeus em risco de pobreza ou exclusão social em 2030.

Para Farinha Rodrigues, a meta proposta pela União Europeia (UE) é “pouco ambiciosa” e Portugal “deve ir mais longe” na próxima década.

Segundo o Expresso, em 2019, Portugal tinha 21,6% da população em risco de pobreza e exclusão social em 2019, ligeiramente acima da média europeia (20,9%).

Maria Campos, ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Funcionários russos que recusem vacina arriscam licença sem vencimento

Os funcionários russos que recusem vacinar-se contra o novo coronavírus, em regiões onde a vacina seja obrigatória, arriscam-se a uma licença sem vencimento, anunciou o ministro do Trabalho da Rússia, Anton Kotiakov. "Se as autoridades de …

Vacina cubana com eficácia de 62% após segunda das três doses previstas

A vacina cubana contra a covid-19 atingiu uma eficácia de 62% após a injeção de duas das três doses previstas, um resultado que excede os 50% exigidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS), anunciou o …

Miguel Oliveira em segundo lugar no GP da Alemanha de MotoGP

O piloto português Miguel Oliveira (KTM) terminou hoje na segunda posição o Grande Prémio da Alemanha de MotoGP, oitava prova do Mundial de velocidade de motociclismo, vencida pelo espanhol Marc Márquez (Honda). Miguel Oliveira, que partiu …

Mais três mortos e 941 novos casos de covid nas últimas 24 horas

Portugal voltou a registar nas últimas 24 horas uma ligeira redução no número de infeções confirmadas pelo coronavírus SARS-CoV-2, com 941 casos, e três mortes associadas à covid-19, segundo a Direção-Geral da Saúde. O boletim epidemiológico …

"Cemitério verde". Estado de Oregon irá permitir (brevemente) a compostagem de corpos humanos

O estado de Oregon tornou-se o terceiro dos Estados Unidos a legalizar um novo processo de compostagem do corpo humano. A governadora do Oregon, Kate Brown, aprovou o projeto de lei que irá permitir o sepultamento …

Responsável pelo RGPD demitido por Medina trabalhava há 33 anos na Câmara de Lisboa

O encarregado de proteção de dados da Câmara Municipal de Lisboa, que o presidente Fernando Medina exonerou devido à polémica da partilha de dados de ativistas com a embaixada da Rússia, trabalhava na autarquia há …

Portugal quase a entrar na "zona vermelha de risco". Variante Delta prevalece em Lisboa e Vale do Tejo

A região de Lisboa está sobre pressão há algumas semanas, mas o resto do país também está prestes a entrar numa situação epidemiológica menos boa. A incidência nacional encontra-se próxima dos 120 casos por 100 …

Pandemia continua a "empurrar" reclusos para fora das grades. Já saíram 2850

As cadeias portuguesas continuam a soltar reclusos que ainda não cumpriram toda a pena, numa altura em que não existem praticamente casos de infecção por covid-19 no sistema prisional. O regime especial de perdão das penas, …

Condutor de carrinha atropela participantes em desfile LGBT (e faz um morto)

O condutor de uma carrinha atropelou pessoas que desfilavam numa marcha de "orgulho gay" em Wilton Manors, perto de Fort Lauderdale na Florida, causando pelo menos um morto e ferindo outra. As autoridades estão ainda a …

Descoberta "pequena Pompeia" no sótão de um antigo cinema em Verona

Arqueólogos descobriram uma "Pompeia em miniatura" no sótão de um antigo cinema no centro histórico da cidade italiana de Verona. Segundo a agência italiana Ansa, autoridades da Superintendência de Arqueologia, Belas Artes e Paisagismo de Verona, …