Para combater a pobreza, Governo vai rever Rendimento Social de Inserção

Miguel A. Lopes / Lusa

O Governo de António Costa está a preparar uma revisão do Rendimento Social de Inserção (RSI) com o objetivo de reforçar o combate à pobreza em Portugal.

O Executivo vai rever as regras de atribuição Rendimento Social de Inserção (RSI e articulação das prestações sociais, de acordo com o semanário Expresso.

“No caso específico do RSI, estamos a fazer uma avaliação dos 25 anos de implementação desta prestação, tendo sido criado um grupo de trabalho para proceder a essa revisão no âmbito do Ministério”, adiantou Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

“Esta é atual­mente uma medida para reduzir a intensidade da pobreza e não para tirar as pessoas da pobreza. O valor de referência é cerca de 45% da linha de pobreza, portanto ninguém deixa de ser pobre por estar a receber o RSI”, explicou ao semanário o economista Carlos Farinha Rodrigues, um dos membros da comissão criada pelo Governo para elaborar a estratégia de combate à pobreza.

“Temos de rever alguns dos nossos instrumentos de combate à pobreza que, devido à sua falta de consistência e articulação, perderam eficácia nos últimos anos, como é o caso do RSI”, continuou.

Segundo o especialista, uma das alterações importantes seria majorar a prestação nas famílias com filhos. “Mas não basta aumentar o subsídio, é preciso ter planos de inclusão, para evitar que uma grande parte dos beneficiários do RSI fique presa a uma subsidiodependência”, argumentou.

No Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), por exemplo, o Governo prevê dar formação técnica a 13 mil famílias apoiadas pelo RSI.

A revisão do RSI é um dos passos necessários para melhorar os indicadores de pobreza e contribuir para a meta proposta por Bruxelas: ter menos 15 milhões de europeus em risco de pobreza ou exclusão social em 2030.

Para Farinha Rodrigues, a meta proposta pela União Europeia (UE) é “pouco ambiciosa” e Portugal “deve ir mais longe” na próxima década.

Segundo o Expresso, em 2019, Portugal tinha 21,6% da população em risco de pobreza e exclusão social em 2019, ligeiramente acima da média europeia (20,9%).

Maria Campos, ZAP //

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Sim minha linda, aumente os subsidiodependendentes todos e depois explique bem aos portugueses onde se vai buscar o dinheiro. Já agora pergunte ao BE e ao PCP de quanto deve ser o aumento. Assim eles aprovam-lhe, com toda a certeza, o próximo orçamento!?

RESPONDER

Macron e Modi manifestam vontade de "agir em conjunto" após disputa submarina

O Presidente Emmanuel Macron discutiu a cooperação na região Indo-Pacífico com o primeiro-ministro indiano Narendra Modi, esta terça-feira. O Presidente francês, Emmanuel Macron, e o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, conversaram esta terça-feira, em plena crise dos …

Académica treme: salários, último lugar e treinador de saída

Clube de Coimbra, tal como o Boavista, terá de comprovar que tem cumprido no pagamento dos salários. Em campo, mais uma derrota complicou a situação de Rui Borges. Ainda não há muitos anos, a Académica apareceu …

Marcelo discursou na ONU, lembrou Sampaio e mostrou total sintonia com Guterres

Marcelo Rebelo de Sousa lembrou nas Nações Unidas o antigo Presidente da República Jorge Sampaio, que morreu no dia 10 deste mês, aos 81 anos, pela sua atividade no acolhimento de refugiados. O chefe de …

Governo promete que preço da luz não vai aumentar (e anuncia pacote de 430 milhões)

Esta terça-feira, João Pedro Matos Fernandes, ministro do Ambiente e Ação Climática, anunciou um pacote de medidas no valor de 430 milhões de euros que visam travar a subida do preço da eletricidade no mercado …

"Alguma vez foi fácil?" Catarina Martins diz que Governo "tem pouca vontade" de discutir temas concretos

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, defendeu esta terça-feira que o Governo socialista “tem pouca vontade” de discutir questões concretas nas negociações do Orçamento do Estado para 2022, insistindo na necessidade de debater …

Fisco vai devolver 82 milhões no IVAucher

O programa IVAucher irá devolver aos contribuintes 82 milhões de euros, anunciou, esta terça-feira, António Mendonça Mendes. O secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, anunciou esta terça-feira que os contribuintes acumularam …

Creches passam a ser gratuitas para todas as crianças do 2.º escalão

Esta terça-feira, o Governo anunciou o alargamento da gratuitidade das creches a todas as crianças dos agregados do 2.º escalão de rendimentos da comparticipação familiar.  A creche passa a ser gratuita para todas as crianças de …

Bissouma disse que é o melhor médio na Premier League. O que dizem os números?

O jogador do Brighton & Hove Albion apresenta dados importantes, numa equipa que está no quarto lugar da Premier League. As declarações causaram algum impacto e também foram reproduzidas pelo ZAP: “Não quero ser arrogante, mas …

Governo britânico expôs acidentalmente identidade de mais de 250 tradutores afegãos

Os endereços eletrónicos de mais de 250 afegãos que colaboraram com as forças britânicas e procuram realocação no Reino Unido foram divulgados por engano pelo Ministério da defesa britânico. O Ministério da Defesa britânico expôs as …

Etna volta a entrar em erupção. É a segunda vez em menos de um mês

O vulcão Etna, em Itália, voltou a entrar erupção, espalhando rapidamente uma nuvem de fumo na parte oriental da ilha italiana da Sicília. O vulcão mais ativo da Europa entrou em erupção esta terça-feira. Segundo o …