Paquistão corta ligação ferroviária com a Índia (e proíbe filmes indianos)

Shahzaib Akber / EPA

O Paquistão disse esta quinta-feira-feira que suspendeu um importante serviço ferroviário para a vizinha Índia devido à mudança realizada no estatuto especial da Caxemira por Nova Deli.

O ministro das Ferrovias paquistanês, Sheikh Rashid Ahmad, disse que o serviço de comboio expresso, ou Friendship Express, está suspenso a partir desta quinta-feira.

Esta é a mais recente medida implementada pelo Governo do Paquistão, após a redução dos seus laços diplomáticos com a Índia e a suspensão do comércio com o país vizinho, em resposta à decisão de Nova Deli de modificar o estatuto especial da Caxemira, uma região do reivindicada por ambos os países.

O anúncio da suspensão do serviço foi feito enquanto os passageiros aguardavam para embarcar num comboio na cidade de Lahore, no leste do país, para viajar para a Índia.

Escreve o jornal Público que o Paquistão também proibiu a exibição de filmes indianos no país. De acordo com o matutino, está não é uma medida única, tendo já acontecido noutras épocas de maior confronto. Apesar da rivalidade entre os dois países, os filmes produzidos em Bollywood são muito populares no Paquistão.

“Desde 2016 que a Índia proíbe a participação de atores paquistaneses nos seus filmes, como retaliação por um ataque contra uma base militar em Caxemira, que Nova Deli atribuiu a grupos terroristas apoiados por Islamabad”, escreve o diário.

Apesar da decisão, os produtores de cinema indianos não criticaram a decisão. “Os interesses nacionais estão acima de tudo”, disse à agência Reuters o observador da indústria cinematográfica Atul Mohan. Ainda assim, os produtores reconhecem eventuais prejuízos económicos.

A Caxemira indiana vive sob fortes restrições desde o anúncio feito pelo Governo na segunda-feira, com o corte de todas as comunicações e a limitação de reuniões públicas, além de prisão domiciliar de líderes do território.

O Paquistão opõe-se à decisão do Executivo indiano de modificar o artigo 370 da Constituição da Índia – que garantia um estatuto especial para a Caxemira, região que a Índia e o Paquistão disputam há décadas – e aprovar uma lei no Parlamento indiano que converte a região em “território da união”, “controlado pelo Governo federal.

Para o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Índia, “os últimos acontecimentos relacionados ao artigo 370 são um assunto puramente interno da Índia”, já que a Constituição indiana “sempre foi, é e será um assunto soberano”.

Outras vozes, no entanto, veem neste movimento de Nova Deli uma tentativa de mudar a demografia da Caxemira indiana, até agora da maioria muçulmana, ao permitir que indianos de outras partes do país, de maioria hindu, adquiram terras na região, algo que lhes era interdito.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Do Australopitecus até ao Sapiens Sapiens (puro convencimento, este nome) o que mais evoluiu na Humanidade foi a sua capacidade de autodestruição.

RESPONDER

Confrontos na Catalunha. PSOE desce e extrema-direita sobe nas intenções de voto

Segundo uma sondagem para o espanhol El Mundo, os socialistas ficariam com 121 deputados e 27% dos votos. O PP cresce e o Vox pode passar a terceira força política. De acordo com uma sondagem publicada …

Hackers bloquearam mais de 30 organismos públicos em 2019

Desde o início deste ano, mais de 30 organismos públicos foram alvo de ataques informáticos, escreve o Jornal de Notícias esta terça-feira. De acordo com o diário, os hackers atacam sistemas informáticos de câmaras municipais, juntas de …

Liderança da bancada do PSD: Negrão quis sair, Rio é "boa solução" a curto prazo

Fernando Negrão, que no último ano e meio liderou a bancada parlamentar do PSD, admitiu esta terça-feira não estava disponível para continuar no cargo. "Não estava disponível [para continuar à frente da bancada] porque foi …

José Maria Ricciardi diz que está disponível para "erguer o Sporting"

José Maria Ricciardi, um dos candidatos nas eleições de setembro de 2018, anunciou através das redes sociais que está disponível para "erguer o Sporting". Na página do Facebook "Ricciardi - Erguer o Sporting", José Maria Ricciardi …

Boris Johnson volta aos Comuns para aprovar Brexit em tempo recorde e sair dia 31 de outubro

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, vai tentar esta terça-feira aprovar a legislação necessária para poder garantir que o Reino Unido sai da União Europeia no dia 31 de outubro quer haja ou não consenso na …

Líbano. Governo corta metade dos salários de políticos em resposta aos protestos

Ao quinto dia de manifestações, o governo libanês respondeu com a aprovação de um pacote de emergência de reformas económicas que deixa cair a introdução de novos impostos e passa pela redução do défice. O primeiro-ministro …

Caso Griezmann. Barcelona paga 15 milhões pelo silêncio do Atlético (e fica com benefício futuro)

Escreve o jornal espanhol El Mundo que Barcelona e Atlético de Madrid já chegaram a acordo no "caso Griezmann". O clube catalão pagou 15 milhões de euros pelo silêncio dos colchoneros, ficando ainda com benefício …

Professor detido depois de ser acusado de agredir aluno “com enorme violência”

Um aluno do 8.º ano da Escola Secundária Rainha Dona Leonor, em Alvalade, em Lisboa, terá sido esta segunda-feira agredido por um professor durante uma aula. Segundo o relato da Associação de Encarregados de Educação dos …

Gabinetes dos novos membros do Governo custam 71 milhões de euros

O novo Governo terá 70 gabinetes no total, que representarão uma despesa anual de, pelo menos, 71 milhões de euros aos cofres públicos, mais sete milhões de euros do que o último. O primeiro-ministro, António Costa, …

Fim do cessar fogo na Síria. Turquia ameaça que milicianos curdos no terreno serão abatidos

O período de cessar-fogo de 120 horas acordado entre a Turquia e os Estados Unidos (EUA) para permitir que as milícias curdas saiam do nordeste da Síria termina esta terça-feira, pelas 19:00 (20:00 em Lisboa), …