A Índia tem uma nova arma para usar contra o Paquistão: a água

O ministro indiano dos Recursos Hídricos alertou na sexta-feira que se o Paquistão não melhorar a sua forma de agir, os curso de água que fluem do seu país para a República Islâmica serão bloqueados.

Tal como nota a Russia Today, a declaração do governante surge dias depois de um ataque terrorista em Caxemira, no qual morreram mais de 40 policiais e cuja responsabilidade é atribuída a Nova Deli e Islamabad, apesar de ambas as capitais o negarem.

O aviso tem sido questionado, uma vez que desviar os fluxos dos rios implicaria a violação de um tratado que desde 1960 garante o acesso do Paquistão às águas de um sistema fluvial que parte da Índia, integrado por três rios ocidentais: o Indo, o Chenab e o Jhelum.

“Quando entramos no tratado com o Paquistão, decidimos que a harmonia e a fraternidade prevaleceriam. Se o Paquistão matar o nosso povo e promover o terrorismo, então como é que a harmonia será mantida?”, questionou Nitin Gadkari, Ministro de Recursos Hídricos da Índia em entrevista a um jornal local.

Face à ameaça, o homólogo paquistanês, Faisal Vawda, disse que a rutura do acordo histórico poderia levar ao início de um conflito armado. “Está na hora de perceberem as consequências de uma guerra. O exército do Paquistão não é uma força fictícia, é ousado, corajoso e bem treinado, e é capaz de destruir gerações, mas nós não queremos isso. O seu belicismo não trará nenhum bem, querida Índia “, respondeu Vawda também na mesma rede social.

Por sua vez, o ministro dos Negócios Estrangeiros do Paquistão, Shah Mahmood Qureshi, enfatizou os riscos existentes e deu conta que informou o secretário das Nações Unidas, através de uma carta, sobre as ameças que foram feitas.

A região de Caxemira é reivindicada tanto pela Índia como pelo Paquistão desde o fim da colonização britânica, em 1947. Localizada no Himalaia, a região é predominantemente muçulmana. Apesar de a violência na zona tenha durado décadas, os ataques de grupos insurgentes têm-se intensificado recentemente.

No caso particular deste atentado, Nova Deli alega que a organização Jaish-e-Mohammed, que reivindicou o ataque, recebe proteção de Islamabad, acusando também a capital de não ter feito o suficiente para impedir que os extremistas operam dentro das suas fronteiras. O Paquistão, por sua vez, rejeita as acusações.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Ljubomir Stanisic rescindiu contrato “de forma unilateral” com a TVI

A caminho da SIC, o apresentador rescindiu o contrato com a estação de Queluz, avança a TVI. Ljubomir Stanisic tinha contrato até dezembro de 2020. “O Chef Ljubomir Stanisic rescindiu hoje [esta sexta-feira], unilateralmente, o contrato …

Netflix tem uma nova funcionalidade. Os cegos e os surdos agradecem

A nova funcionalidade da Netflix permite alterar a velocidade de reprodução dos seus filmes e séries. Esta é uma novidade bem recebida por espetadores cegos e surdos. A Netflix tem uma nova funcionalidade que permite que …

Cientistas transformam tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade

Uma equipa de investigadores descobriu como converter o pigmento vermelho dos tijolos num plástico condutor de eletricidade. Esse processo permitiu transformar os tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade. Esses supercapacitores de tijolo podem ser …

Primeiro Museu do Godzilla abre no Japão (e os visitantes podem entrar na boca do monstro)

O primeiro Museu do Godzilla do mundo está agora aberto no Japão e tem uma estátua enorme do icónico monstro, em cuja boca se pode entrar de slide. De acordo com a Newsweek, atualmente, os visitantes …

Hubble faz a primeira observação de um eclipse lunar total

Tirando vantagem de um eclipse lunar total, astrónomos usaram o Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA para detetar ozono na atmosfera da Terra. Este método serve como um substituto de como vão observar planetas semelhantes à Terra …

Biden tem 71% de probabilidade de vencer as eleições contra Trump

Joe Biden, candidato democrata à Casa Branca, tem 71% de probabilidade de vencer as eleições presidenciais norte-americanas frente a Donald Trump, o atual Presidente dos Estados Unidos, aponta uma nova sondagem. A pesquisa de opinião, levada …

Barcelona 2-8 Bayern | Atropelamento histórico na Champions

Noite histórica no Estádio da Luz. Em jogo dos quartos-de-final da Liga dos Campeões, o Bayern goleou o Barcelona por impensáveis 8-2 – com 4-1 em cada uma das metades. Um resultado que se tornou …

Depois das sementes, norte-americanos recebem máscaras, óculos de sol e até meias sujas da China

Vários residentes da Flórida, nos Estados Unidos, receberam pacotes misteriosos da China pelo correio que não tinham encomendado. Desta vez não eram sementes, mas sim máscaras cirúrgicas, óculos de sol e até meias sujas. Em declarações …

Imposto sobre refrigerantes reduziu o seu consumo

O imposto especial sobre as bebidas com maior teor de açúcar levou mais de 40% dos inquiridos num estudo da Universidade Católica esta sexta-feira divulgado a reduzir o seu consumo, comportamento que adotariam também com …

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …