A Índia tem uma nova arma para usar contra o Paquistão: a água

O ministro indiano dos Recursos Hídricos alertou na sexta-feira que se o Paquistão não melhorar a sua forma de agir, os curso de água que fluem do seu país para a República Islâmica serão bloqueados.

Tal como nota a Russia Today, a declaração do governante surge dias depois de um ataque terrorista em Caxemira, no qual morreram mais de 40 policiais e cuja responsabilidade é atribuída a Nova Deli e Islamabad, apesar de ambas as capitais o negarem.

O aviso tem sido questionado, uma vez que desviar os fluxos dos rios implicaria a violação de um tratado que desde 1960 garante o acesso do Paquistão às águas de um sistema fluvial que parte da Índia, integrado por três rios ocidentais: o Indo, o Chenab e o Jhelum.

“Quando entramos no tratado com o Paquistão, decidimos que a harmonia e a fraternidade prevaleceriam. Se o Paquistão matar o nosso povo e promover o terrorismo, então como é que a harmonia será mantida?”, questionou Nitin Gadkari, Ministro de Recursos Hídricos da Índia em entrevista a um jornal local.

Face à ameaça, o homólogo paquistanês, Faisal Vawda, disse que a rutura do acordo histórico poderia levar ao início de um conflito armado. “Está na hora de perceberem as consequências de uma guerra. O exército do Paquistão não é uma força fictícia, é ousado, corajoso e bem treinado, e é capaz de destruir gerações, mas nós não queremos isso. O seu belicismo não trará nenhum bem, querida Índia “, respondeu Vawda também na mesma rede social.

Por sua vez, o ministro dos Negócios Estrangeiros do Paquistão, Shah Mahmood Qureshi, enfatizou os riscos existentes e deu conta que informou o secretário das Nações Unidas, através de uma carta, sobre as ameças que foram feitas.

A região de Caxemira é reivindicada tanto pela Índia como pelo Paquistão desde o fim da colonização britânica, em 1947. Localizada no Himalaia, a região é predominantemente muçulmana. Apesar de a violência na zona tenha durado décadas, os ataques de grupos insurgentes têm-se intensificado recentemente.

No caso particular deste atentado, Nova Deli alega que a organização Jaish-e-Mohammed, que reivindicou o ataque, recebe proteção de Islamabad, acusando também a capital de não ter feito o suficiente para impedir que os extremistas operam dentro das suas fronteiras. O Paquistão, por sua vez, rejeita as acusações.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Duas bonecas da NASA vão voar em redor da Lua para serem atingidas por radiação

Em 2020, quando a NASA lançar a nave Orion como parte da missão Artemis I - a primeira de uma série de missões que levarão a primeira mulher e o próximo homem a pousar na …

"Pontos quentes de radiação" detetados perto da zona olímpica de Fukushima

A Greenpeace disse esta quarta-feira que detetou "pontos quentes" de radiação perto do local partida do próximo lançamento da chama olímpica pelo Japão, escreve o jornal britânico The Guardian. A organização ambientalista diz que detetou …

Tubarões reúnem-se todos os anos em Israel (e não se sabe porquê)

Um grupo de investigadores iniciou a quinta temporada de um estudo de um fenómeno incomum: uma concentração de tubarões num lugar na costa mediterrânea de Israel. Os funcionários da Estação de Investigação Mrina Morris Kahn, da …

Casa Pia 0-3 FC Porto | Jogo desbloqueado na segunda parte

O FC Porto venceu hoje o Casa Pia por 3-0, na segunda jornada do Grupo D da Taça da Liga, mas precisou de 50 minutos para fazer o primeiro golo ao penúltimo classificado da II …

Quanto vale a vida do seu cão (e a importância que isso tem)

Quanto vale a vida do seu cão? A resposta a esta pergunta pode ser mais importante do que aquilo que pensa e pode mudar drasticamente o preço que pagamos pela sua saúde e bem-estar. Os norte-americanos …

Asteróide passará esta sexta-feira pela Terra a 27.000 km/hora

Um asteróide de grandes dimensões passará pela Terra, atingindo o seu ponto mais próximo do nosso planeta esta sexta-feira, dia 6 de dezembro. O corpo celeste, importa frisar, não representa qualquer perigo para o Homem. …

Banco de França vai testar moeda digital em 2020

O governador do Banco de França anunciou na quarta-feira o lançamento de testes no próximo ano para uma moeda digital, que pode servir de precedente para uma iniciativa do mesmo tipo à escala da zona …

Atlético de Madrid na corrida por Gabigol

O Atlético de Madrid entrou na corrida pela contratação de Gabigol, o artilheiro que está ao serviço do Flamengo por empréstimo do Inter de Milão. A notícia é avançada pelo jornal italiano Gazzetta Dello Sport, …

Australiana condenada a prisão por ter mentido no currículo

Uma australiana de 45 anos foi condenada a um ano de prisão efetiva por ter mentido no seu currículo para conseguir uma vaga no Governo regional, conta esta quinta-feira a ABC Australia. Veronica Hilda Theriault foi …

Homem da comunicação de Rui Rio pertence à maçonaria

João Tocha, o homem que o líder do PSD escolheu para fazer parte da sua comunicação, é maçon, avança a revista Visão esta quinta-feira. Em declarações à Visão, João Tocha, iniciado no Grande Oriente Lusitano …