A Índia tem uma nova arma para usar contra o Paquistão: a água

O ministro indiano dos Recursos Hídricos alertou na sexta-feira que se o Paquistão não melhorar a sua forma de agir, os curso de água que fluem do seu país para a República Islâmica serão bloqueados.

Tal como nota a Russia Today, a declaração do governante surge dias depois de um ataque terrorista em Caxemira, no qual morreram mais de 40 policiais e cuja responsabilidade é atribuída a Nova Deli e Islamabad, apesar de ambas as capitais o negarem.

O aviso tem sido questionado, uma vez que desviar os fluxos dos rios implicaria a violação de um tratado que desde 1960 garante o acesso do Paquistão às águas de um sistema fluvial que parte da Índia, integrado por três rios ocidentais: o Indo, o Chenab e o Jhelum.

“Quando entramos no tratado com o Paquistão, decidimos que a harmonia e a fraternidade prevaleceriam. Se o Paquistão matar o nosso povo e promover o terrorismo, então como é que a harmonia será mantida?”, questionou Nitin Gadkari, Ministro de Recursos Hídricos da Índia em entrevista a um jornal local.

Face à ameaça, o homólogo paquistanês, Faisal Vawda, disse que a rutura do acordo histórico poderia levar ao início de um conflito armado. “Está na hora de perceberem as consequências de uma guerra. O exército do Paquistão não é uma força fictícia, é ousado, corajoso e bem treinado, e é capaz de destruir gerações, mas nós não queremos isso. O seu belicismo não trará nenhum bem, querida Índia “, respondeu Vawda também na mesma rede social.

Por sua vez, o ministro dos Negócios Estrangeiros do Paquistão, Shah Mahmood Qureshi, enfatizou os riscos existentes e deu conta que informou o secretário das Nações Unidas, através de uma carta, sobre as ameças que foram feitas.

A região de Caxemira é reivindicada tanto pela Índia como pelo Paquistão desde o fim da colonização britânica, em 1947. Localizada no Himalaia, a região é predominantemente muçulmana. Apesar de a violência na zona tenha durado décadas, os ataques de grupos insurgentes têm-se intensificado recentemente.

No caso particular deste atentado, Nova Deli alega que a organização Jaish-e-Mohammed, que reivindicou o ataque, recebe proteção de Islamabad, acusando também a capital de não ter feito o suficiente para impedir que os extremistas operam dentro das suas fronteiras. O Paquistão, por sua vez, rejeita as acusações.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Detetadas "partículas fantasmagóricas" que o Modelo Padrão não pode explicar

O observatório IceCube, localizado no Pólo Sul, revelou que a Antena Antena Antártida de Impulso Transitivo (ANITA) detetou alguns "sinais muito estranhos" que "não pode ser explicados" pelo Modelo Padrão da Física. O projeto ANITA, …

Descoberto primeiro asteróide que se move apenas dentro da órbita de Vénus

Uma rede de telescópios robóticos operados à distância observou um asteróide que, além de ser o asteróide mais próximo do Sol, é também o primeiro asteróide descoberto que se move completamente dentro da órbita de …

Mark Zuckerberg tem medo do TikTok (e já se sabe porquê)

Mark Zuckerberg já deixou claro, mais do que uma vez, que não gosta do TikTok. No entanto, agora sabemos o que está por trás desta hostilidade pelo rival: a aplicação está a crescer muito, mesmo …

A empresa mãe da Google já vale um bilião de dólares

Esta quinta-feira, a Alphabet, empresa mãe da Google, conseguiu uma cotação na bolsa de 1 bilião de dólares, cerca de 900 mil milhões de euros. A Alphabet tornou-se, esta quinta-feira, a quarta empresa norte-americana a conseguir …

Cientistas criam "cimento vivo" capaz de se "curar"

Uma equipa de cientistas dos Estados Unidos criou um "cimento vivo" juntando areia e bactérias num material de construção capaz de se auto-reproduzir, de absorver dióxido de carbono e manter a resistência. "Já usamos materiais biológicos …

Sporting 0-2 Benfica | Águia vence dérbi e foge na frente

O Benfica foi o grande vencedor do dérbi lisboeta. Na visita ao Sporting, os “encarnados” marcaram dois golos sem resposta, ambos na segunda parte, por Rafa Silva, entrado no decorrer da segunda parte, após ter …

Um em cada seis homens é vítima de abuso sexual antes dos 18 anos

Um em cada seis homens é vítima de abuso sexual antes dos 18 anos e podem levam décadas até pedir ajuda, por nem sempre aceitarem e entenderem que sofreram violência sexual. Na maior parte dos …

"Messiah", da Netflix, reacende controvérsia sobre os limites da liberdade de expressão

A série Messiah, disponível na plataforma de streaming Netflix, acende a controvérsia em torno dos limites da liberdade de expressão e da criatividade no mundo das artes e do entretenimento. Messiah, uma série produzida por Michael …

Quadro encontrado por jardineiro era mesmo a obra desaparecida de Klimt

Em 1997, Retrato de uma Senhora desapareceu da Galeria de Arte Moderna Ricci Oddi, em Piacenza. Em dezembro, o quadro foi descoberto. Estava escondido numa parede da instituição. O quadro encontrado em dezembro, escondido na reentrância …

Terramotos modificaram a geografia de Porto Rico (e a NASA mostra como)

Os terramotos que Porto Rico tem sentido desde dezembro passado, que causaram pelo menos um morto e milhões de dólares em prejuízos, estão também a mudar a geografia desta ilha das Caraíbas. A agência espacial …