Paquistão tem taxa de mortalidade por Covid-19 comparativamente baixa. Já a Turquia ultrapassou os 2000 mortos

Segundo as estatísticas oficiais, a taxa de mortalidade no Paquistão não é tão elevada como na Europa, Estados Unidos, China e outros países, facto que pesou na decisão do Governo em aliviar o confinamento, decretado a 23 de março.

Num artigo publicado esta segunda-feira, o Expresso avançou que o país tem 8418 casos de Covid-19 – 46 são graves -, 176 mortos e 1970 recuperados. A nível mundial, registam-se 2,4 milhões de infetados, 165 mil mortos e cerca de 629 mil recuperados.

O Estado apoiou 2,8 milhões de famílias pobres com subsídios equivalentes a 80 dólares (74 euros) por agregado. Contudo, no país com 220 milhões de habitantes, um quarto da população vive abaixo do limiar da pobreza. Em situação de confinamento, estas pessoas dependem cada vez mais dos apoios sociais ou das esmolas.

“Ou morremos de fome ou saímos à rua e morremos por causa do coronavírus. De uma forma ou de outra enfrentamos a morte. O que não podemos é ficar o dia inteiro em casa a olhar para os filhos famintos”, explicou Gul Shah, um trabalhador precário de Islamabade, capital do Paquistão, em declarações ao Expresso.

O Paquistão disponibilizou também oito mil milhões de dólares (7364 milhões de euros) para ajudar as pequenas empresas. Mas estas também têm desafiado o confinamento.

“Queremos evitar que as pessoas morram por causa do vírus mas, por outro lado, também não queremos que morram à fome por causa do confinamento. O sistema público de saúde está assoberbado e não temos como continuar a financiá-lo”, afirmou o primeiro-ministro paquistanês, Imran Khan, num discurso televisivo, que acabou por autorizar o recomeço da atividade na construção civil e na agricultura.

De acordo com o Expresso, naquele país, o vírus pode ter sofrido uma mutação para uma variante menos agressiva, visto que os números de casos são comparativamente reduzidos, a maioria assintomática.

“O vírus sofre mutações à medida que se desloca de uma população para outra. Precisamos de estudar mais o coronavírus no Paquistão”, afirmou Khalid Mahmood, diretor-geral da Getz Pharma, a única farmacêutica certificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no país.

Maxim Shipenkov / EPA

Médicos paquistaneses apontam para uma resposta imunitária mais eficaz, talvez estimulada por factores psicológicos e religiosos. Padrões alimentares tradicionais também poderão ajudar, com o uso do mel, tâmaras e sementes, com especialistas a especular que daí deriva o elevado número de casos assintomáticos.

Embora Imran Khanm tenha pedido para não se tirarem conclusões precipitadas enquanto a escala real da propagação do vírus não estiver esclarecida, o médico Amjad Mehmood, responsável pelo Centro de Emergência Nacional de Saúde em Islamabade, indicou: “Vamos assistir a uma redução da taxa de mortalidade nas próximas semanas, provavelmente logo no início de maio”.

Turquia ultrapassa dois mil mortos

Enquanto isso, a Turquia registou 127 novas mortes de pessoas infetadas com o novo coronavírus, contando agora com um total de 2.017 mortos, com 86.306 doentes identificados no país, anunciou esta segunda-feira o ministro da Saúde, Fahrettin Koca.

A informação foi divulgada pelo governante turco numa mensagem no Twitter, na qual deu também conta que foram detetados 3.977 novos casos de infeção por covid-19 nas últimas 24 horas, elevando o total para 86.306 pessoas, avançou a agência Lusa.

A Turquia é o país do Médio Oriente mais atingido pela pandemia em termos de casos de infeções, à frente do Irão, segundo a última contagem da Universidade Johns Hopkins, em Baltimore, nos Estados Unidos (EUA).

O Governo de Ancara implementou uma série de medidas para limitar a disseminação da Covid-19, incluindo o fecho de escolas e universidades e a proibição de ajuntamentos de pessoas. No sábado, o Ministério do Interior prolongou a proibição de viagens interurbanas por estrada, ar ou mar, por mais duas semanas.

A nível global, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 160 mil mortos e infetou mais de 2,3 milhões de pessoas em 193 países e territórios. Mais de 518 mil doentes foram considerados curados. A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Isabel dos Santos usou equipa de espiões para provar "conspiração" e "vingança" de João Lourenço

A empresária Isabel dos Santos contratou uma firma de antigos agentes secretos israelitas para provar que foi vítima de um ataque orquestrado pelo governo de João Lourenço. Isabel dos Santos criou uma equipa de espiões para …

"Perdemos o avô da nação". Morte do príncipe Filipe deixou "um grande vazio" na vida de Isabel II

A morte do príncipe Filipe, duque de Edimburgo, na sexta-feira, aos 99 anos, deixou a Rainha Isabel II, sua esposa, com "um grande vazio na sua vida", disse este domingo aos jornalistas o seu filho …

Mapa online interativo ajudou indígenas do Panamá a fazer frente à pandemia

Quando a covid-19 chegou ao Panamá no ano passado, o cartógrafo Carlos Doviaza temeu pelas pessoas indígenas da sua comunidade. Por isso, para as ajudar, dedicou-se a fazer aquilo que faz melhor: mapas. "Pensei: 'Porque não …

"A política ama traição, mas despreza o traidor". Sócrates acusa PS de "ataque injusto" (e diz-se alvo de "vingança" da direita)

"A política ama a traição, mas despreza o traidor". No livro "Só Agora Começou", que será publicado nos próximos dias, José Sócrates acusa a atual direção do PS de traição. De acordo com o Diário de …

Portugal regista mais 566 casos e seis óbitos por covid-19

Portugal registou, este domingo, mais seis mortes e 566 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde …

PS quer que Cavaco Silva diga "quando é que soube do buraco do BES"

O PS quer que o antigo Presidente da República Cavaco Silva esclareça "quando é que soube do buraco do BES" e porque é que "não agiu atempadamente" para evitar o aumento de capital, que gerou …

Perdoar o passado, celebrar o renascimento e cumprir tradições. A primavera traz o Nowruz, o ano novo persa

Assim que as flores começam a desabrochar e os dias ficam mais longos, fica claro que o Nowruz está prestes a chegar. A celebração do ano novo iraniano é secular, com raízes que remontam a …

“Mostrámos que sabemos governar”. Bloco apresenta candidata a Lisboa (e abre a porta a acordo com PS)

O Bloco de Esquerda apresentou a candidatura de Beatriz Gomes Dias à Câmara Municipal de Lisboa, pediu “mais força” para determinar a governação da cidade e abriu a porta a novos entendimentos com o PS …

Fé nos números. Foi o voto não religioso que Donald Trump perdeu em 2020 

Em novembro de 2020, Joe Biden foi eleito Presidente dos Estados Unidos da América. Uma análise revelou recentemente que a derrota de Donald Trump dependeu daqueles que não se identificam com nenhuma religião. Ryan Burge, professor …

Chega apresenta oito candidatos para o distrito do Porto. Ventura acredita que vai ter "grande resultado"

O líder do Chega anunciou este sábado oito candidatos às próximas eleições autárquicas no distrito do Porto, onde André Ventura acredita que o partido vai ter "um grande resultado". "Fizemos esta deslocação ao Porto para anunciar …