Paquete Funchal vendido por 3,9 milhões para ser Hotel tem amianto perigoso

O mítico Paquete Funchal, que foi vendido em leilão por 3,9 milhões de euros para ser transformado num hotel em Londres, tem 100 toneladas de amianto perigoso que é preciso retirar, alerta a Associação ambientalista Quercus.

O paquete foi vendido num leilão, no passado dia 5 de Dezembro, por 3,9 milhões de euros à empresa britânica Signature Living que tem sede em Liverpool. A ideia da empresa será levá-lo para Londres, onde será transformado num hotel.

Mas a Quercus alerta que o paquete tem 100 toneladas de “amianto friável (altamente degradado)”, como reporta a TSF. A navegação do barco pode levar à libertação de partículas perigosas.

Assim, a Quercus quer saber como é que o problema vai ser resolvido.

O paquete deverá agora ou ser rebocado até Londres, ou sofrer obras em Lisboa, onde se encontra atracado, antes de rumar a terras britânicas.

“Ao ser rebocado, nós temos de ter garantias de que as autoridades marítimas inglesas vão receber este barco e que a remoção do amianto vai ser possível em Inglaterra”, explica na TSF a responsável pelo SOS Amianto, da Quercus, Carmen Lima.

“Caso as autoridades marítimas inglesas não autorizem a recepção deste barco com a presença de amianto, então tem de ser assegurada a remoção do amianto aqui em Portugal”, acrescenta Carmen Lima.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Quanto a mim já devia de ter tido o mesmo destino que os outros…. sucata!!!!
    Mas há quem queira gastar dinheiro …..
    Enfim….
    Houve outros mais emblemáticos que poderiam ter sido hotel e não o foram…
    No fim todos tem o mesmo destino…. até o antigo ORIANA foi convertido em Hotel e acabou na sucata!!!

RESPONDER

Marcelo promulga Estatuto do Antigo Combatente e veta alterações ao direito de petição

O Presidente da República promulgou o novo Estatuto do Antigo Combatente, aprovado por larga maioria no parlamento em 23 de julho, desejando tratar-se de “o início de um caminho” e não “o seu termo”. Em nota …

O céu de Wuhan iluminou-se com 400 drones para homenagear a população

O céu de Wuhan, cidade chinesa onde se pensa ter surgido o novo coronavírus, em dezembro de 2019, foi iluminado, este domingo, com 400 drones para homenagear os habitantes. De acordo com o vídeo da CGTN, …

Vila do Conde revela que tem 173 casos ativos no concelho

A Câmara de Vila do Conde, do distrito do Porto, revelou esta quarta-feira que existem 173 casos ativos de covid-19 no concelho e que já está em marcha um plano de apoio à população, assim …

Descarrilamento de comboio na Escócia faz pelo menos três mortos

Três pessoas morreram e seis ficaram feridas em consequência do descarrilamento de um comboio de passageiros na Escócia, anunciou a polícia escocesa, citada pela agência Lusa. O acidente ocorreu 160 quilómetros a nordeste de Edimburgo. Numa primeira …

Temido garante que "não haverá exceções" para o Avante (e pede cautela com vacina russa)

A ministra da Saúde defendeu esta quarta-feira que a lotação da Festa do Avante!, organizada pelo PCP, terá este ano que ser inferior à capacidade máxima de 100 mil pessoas do recinto no Seixal, por …

Trump pondera impedir entrada de residentes suspeitos de exposição à covid-19

A Administração norte-americana está a ponderar barrar a reentrada no país a cidadãos norte-americanos ou residentes legais suspeitos de terem sido expostos ao novo coronavírus. De acordo com o Jornal Económico, que cita o jornal New …

Pelo menos 42 feridos em Beirute em confrontos entre polícia e manifestantes

Pelo menos 42 pessoas ficaram feridas, esta terça-feira, em confrontos entre manifestantes e a polícia, pelo quarto dia consecutivo, nas proximidades do Parlamento em Beirute. De acordo com a Cruz Vermelha libanesa, dos pelo menos 42 …

ONU envia ajudas para estabilizar falta de alimentos no Líbano

A Organização das Nações Unidas já começou a ajudar o Líbano, através do envio de farinha de trigo. O objetivo é começar a colmatar a falta de alimentos destruído pelas explosões. Segundo o The Washington Post, …

Mais três mortes e 278 novos casos. Infeções aumentam no Norte

Portugal tem atualmente 12.519 casos ativos de covid-19 e 161 surtos, circunstâncias em que os casos ativos estão ligados a um fenómeno comum, anunciou esta quarta-feira a ministra da Saúde em conferência de imprensa. Esses surtos, …

Oito bebés em Portugal têm a mesma doença que Matilde (e já tomaram o medicamento mais caro do mundo)

Em Portugal, há oito bebés com até 2 anos que já tiveram autorização para tomar Zolgensma, o medicamento mais caro do mundo que pode ser a esperança para os casos de Atrofia Muscular Espinhal. O Jornal …