Papa fez visita surpresa a ex-prostitutas em Roma

Angelo Carconi / EPA

O papa Francisco

O papa Francisco

O Papa Francisco surpreendeu esta sexta-feira 20 antigas prostitutas quando lhes bateu à porta em Roma e entrou para conversar.

Francisco, que tem qualificado o tráfico humano por detrás da prostituição como “um crime contra a humanidade”, sentou-se com o grupo que incluía duas mulheres da Albânia, sete da Nigéria e seis da Roménia.
PUB

As outras três eram de Itália, da Tunísia e da Ucrânia, segundo um comunicado do Vaticano.

As mulheres, todas com cerca de 30 anos, estão num apartamento na capital italiana depois de terem sido salvas, por uma associação católica, dos homens que as obrigavam a prostituir-se.

O Papa ouviu durante uma hora as histórias das antigas escravas sexuais, que “sofreram abusos físicos graves e vivem sob proteção”, disse o Vaticano.

A visita foi feita durante as “Sextas-feiras de Misericórdia” de Francisco, nas quais o Papa realiza um ato de misericórdia que não está na agenda uma vez por mês à sexta-feira – normalmente em Roma – durante o ano do Jubileu do Papa, que começou em dezembro e termina em novembro.

Em janeiro, Francisco visitou um lar de idosos e, em fevereiro, foi a uma comunidade de toxicodependentes. Em março, foi visitar um centro de refugiados, e seguidamente requerentes de asilo na ilha grega de Lesbos, em abril.

O pontífice passou também algum tempo com pessoas com doenças mentais em maio e, em junho, visitou padres doentes.

A “Sexta-feira de Misericórdia” de julho foi dedicada a crianças doentes em Cracóvia, depois de rezar pelas vítimas do holocausto no campo de concentração nazi de Auschwitz-Birkenau.

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. O significado da frase “depois de terem sido salvas por uma associação católica dos homens que as obrigavam a prostituir-se” é completamente diferente da mesma frase, mas com uma vírgula após “católica”…

    Qto ao “MORTEAOSPOLÌTICOS” que nos castigou com mais um lamentável e ridículo comentário, sugiro cuidado… um dia ainda aparece alguém que defenda “morteàidiotice” e fica em muito maus lençois!

    • Caro leitor,
      Obrigado pelo seu reparo.
      A frase a que se refere não está incorrecta. Fica no entanto mais clara colocando “por uma associação católica” entre vírgulas.
      Quanto ao utilizador que refere, temos tolerância zero para comentários com apelo à violência, pelo que o comentário em causa, que nos escapou, foi removido.

RESPONDER

Presidente da República passa o fim de ano na ilha do Corvo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai passar a noite de 31 de dezembro para 1 de janeiro na ilha do Corvo, nos Açores, de onde será transmitida a sua mensagem de Ano …

O calor extremo está a fazer com que os bebés nasçam mais cedo

Investigadores descobriram que o calor extremo faz com que os bebés nasçam mais cedo. Tal como quase tudo neste mundo, as coisas só vão piorar com as alterações climáticas. Segundo o Science Alert, os dois investigadores …

Empresa está a contratar uma pessoa que será paga para usar pijamas e dormir

Um start-up de colchões da Índia, que se descreve como uma "empresa de soluções para dormir" está a contratar alguém que será pago apenas para fazer isso mesmo. O objetivo é testar os seus produtos de …

O primeiro local funerário de compostagem humana do mundo abre em 2021

Prevê-se que a primeira instalação funerária de compostagem humana do mundo abra na primavera de 2021, depois de os legisladores do Estado de Washington terem legalizado o processo póstumo no início do ano. A empresa Recompose, …

Estado emprestou dois milhões à Cruz Vermelha para pagar salários

A Parpública SGPS emprestou dois milhões de euros ao Hospital da Cruz Vermelha, nomeadamente para fazer pagamento de salários. A Parpública SGPS, holding tutelada pelo Ministério das Finanças, libertou dois milhões de euros para permitir ao …

Ex-ministro francês François Bayrou acusado de cumplicidade na apropriação de fundos

O ex-ministro francês François Bayrou, dirigente centrista e próximo de Emmanuel Mácron, foi acusado na sexta-feira por "cumplicidade na apropriação indevida de fundos públicos" no caso dos assistentes parlamentares do seu partido. A acusação, "anunciada antecipadamente …

"Profundamente envergonhada", Merkel visitou Auschwitz pela primeira vez

A chanceler alemã, Angela Merkel, visitou esta sexta-feira pela primeira vez o campo de concentração e extermínio de Auschwitz-Birkenau num "sinal de reconciliação com os judeus e o estado de Israel", considera o historiador René …

Capital do Natal de Algés avança com queixa-crime contra promotores

A organização da Capital do Natal, evento que decorre em Algés, Oeiras, vai apresentar uma queixa-crime contra os promotores turísticos que "adulteraram a oferta do parque", o que defraudou "um conjunto alargado de pessoas". Em causa …

Menino de 5 anos convidou todos os colegas do infantário para assistir à sua adoção

Um menino de cinco anos de Michigan, nos Estados Unidos, convidou a sua turma do infantário para testemunhar à sua adoção legal. A criança, identificada como Michael, foi adotada formalmente pela sua nova família na passada …

TDT vai mudar de frequência (outra vez)

A frequência da Televisão Digital Terrestre (TDT) está a ser alterada de forma faseada, o que significa que os portugueses que usem este serviço gratuito de televisão têm de sintonizar novamente os seus recetores e/ou …