Papa publica primeira encíclica sobre o ambiente em defesa da “casa comum”

Aleteia.org / Flickr

Papa Francisco

Papa Francisco

O papa Francisco estabelece uma “relação íntima entre os pobres e a fragilidade do planeta”, na Encíclica “Laudato si – Sobre o cuidado da casa comum”, anunciada esta quinta-feira.

“A relação íntima entre os pobres e a fragilidade do Planeta, a convicção de que tudo está estreitamente interligado no mundo, a crítica do paradigma que deriva da tecnologia, a busca de outras maneiras de entender a economia e o progresso, o valor próprio de cada criatura, o sentido humano da ecologia, a grave responsabilidade da política, a cultura do descartável e a proposta de um novo estilo de vida são os eixos desta encíclica, inspirada na sensibilidade ecológica de Francisco de Assis”, lê-se no parágrafo 16º do documento papal, publicado em português pelas Edições Paulinas.

Esta é a primeira vez que um papa faz uma encíclica às questões ambientais, reconhecendo estas como “um importantíssimo desafio para a Humanidade”, afirma a editora em comunicado.

Em janeiro último, na sua vista pastoral às Filipinas, Francisco demonstrara já a preocupação com a ecologia, tendo afirmado, que havia a “necessidade de ver, com os olhos da fé, a beleza do plano de salvação de Deus, a ligação entre o ambiente natural e a dignidade da pessoa humana”.

A nova encíclica do pontífice, “Louvado sejas”, é inspirada no “Cântico das criaturas”, de São Francisco de Assis, que, em 1979, João Paulo II proclamou Padroeiro dos Ecologistas.

Para a Paulinas Editora, o documento papal “é um urgente apelo à preservação da Terra e da Vida, através da qual a Igreja procura também influenciar os trabalhos da próxima Conferência sobre o Clima“, que se realiza nos dias 7 e 8 de dezembro próximo.

Uma das metas desta cimeira, é obter-se acordo internacional, que obrigue todas as nações a manter o aquecimento global abaixo dos dois graus Celsius.

O livro com o texto da encíclica é publicada em Portugal na coleção “Voz da Igreja”, da Paulinas, com o preço de venda ao público de cinco euros.

Nesta coleção encontram-se outros títulos pontifícios, designadamente “Luz da Fé”, a carta encíclica “Lumen Fidei”, a primeira encíclica de Francisco, assumindo e integrando na redação o trabalho realizado pelo seu antecessor, o papa emérito Bento XVI.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Homem budista a meditar

O tukdam - um estado mental "meio-morto" dos monges budistas - é o novo fascínio da ciência

Os monges budistas conseguem chegar a um estado de meditação tão profunda que não é detectada qualquer actividade cerebral. No Budismo no Tibete, há um conceito mítico conhecido como "thukdam" ou "tukdam". Acredita-se que este é …

Trofense 1-2 Benfica | Águias passam a rasar

O Benfica, da I Liga, venceu hoje o Trofense, da II Liga, por 2-1, no prolongamento, depois do 1-1 no tempo regulamentar, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, e segue …

Como nasceu o mito dos vampiros? Mais doenças e menos Drácula

Os vampiros são um mito com séculos de história e que podem estar associados a doenças como a raiva e a pelagra — e não ao Drácula. O vampiro é uma imagem comum na cultura pop …

Edifícios impressos em 3D pelo exército norte-americano

Exército dos EUA pode agora imprimir edifícios de cimento em 3D em zonas de desastre

O objectivo da tecnologia é facilitar a construção de casas e pontes quando são precisas com urgência em zonas afectadas por catástrofes. O Corpo de Engenheiros do exército norte-americano pode agora imprimir quartéis, bunkers e outras …

Monumento Pillar of Shame, na Universidade de Hong Kong

Pillar of Shame foi, em tempos, um testemunho da liberdade de Hong Kong. Agora, dizem-lhe adeus

Em tempos, a escultura Pillar of Shame, plantada na Universidade de Hong Kong, foi um testemunho das liberdades da cidade. Agora, está a ser removida. Exposta há mais de 20 anos na Universidade de Hong Kong, …

Arquitetura em nome do amor. Homem constrói casa giratória para que a esposa possa escolher a vista

Na Bósnia, um autodidata de 72 anos construiu uma casa invulgar: a habitação gira 360 graus para mudar de vista. Algumas das mais bonitas obras arquitetónicas do mundo nasceram em nome do amor. É o …

Novo SEF deverá chamar-se Agência para as Migrações e Asilo

Afinal, já não vai haver um Serviço de Estrangeiros e Asilo (SEA) para substituir o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), mas sim uma Agência Portuguesa para as Migrações e Asilo (APMA). De acordo com o …

Pinto da Costa, presidente do FC Porto, com o guarda-redes Diogo Costa

Diogo Costa renova com o FC Porto até 2026

O guarda-redes Diogo Costa renovou contrato com o FC Porto até 2026, anunciaram os dragões, na tarde deste sábado. Diogo Costa, de 22 anos, aproveitou a lesão de Marchesín no início da temporada e assumiu a …

O algoritmo das plataformas de streaming afeta o que vemos (e quem somos)

As plataformas de streaming usam um algoritmo que afeta aquilo que vemos e o que queremos ver, moldando a nossa personalidade. Squid Game, o drama coreano distópico da Netflix, tornou-se a série mais vista lançada pela …

BPN e Banif custam mais do que alívio de IRS e subida de pensões

A despesa prevista no OE2022 para os veículos financeiros dos antigos Banif e BPN supera o valor previsto para medidas como o alívio no IRS e o aumento extra das pensões. Tal como destaca o Dinheiro …