As suas panelas podem esconder muitos riscos para a saúde

adamdachis / Flickr

O desgaste causado pelo uso e pelas lavagens das panelas leva a que o revestimento de Teflon comece a sair e a libertar microplásticos que podem contaminar a nossa comida.

Um novo estudo publicado na Science of The Total Environment deixa um alerta para todos nós sobre os riscos que as nossas panelas podem esconder para a nossa saúde.

A pesquisa concluiu que apenas uma pequena racha numa panela revestida com Teflon pode libertar até 9100 partículas de micro-plásticos que se podem infiltrar na nossa comida, revela o Science Alert.

O Teflon é um composto químico sintético usado nas panelas para que a comida não fique agarrada e seja mais fácil de remover. À medida que as panelas são usadas e lavadas, começam a perder este revestimento.

O estudo procurou entender a dimensão da contaminação e usou a técnica de imagem Raman para contar a presença de microplásticos mais pequenos do que cinco milímetros e nanoplásticos, que são milhões de vezes mais pequenos.

Os cientistas também usaram algoritmos para calcular quanto deste revestimento pode acabar por entrar na nossa comida. Os investigadores cortaram os utensílios revistos em Teflon em pequenos pedaços e, para simularem o processo de cozinhar, esfregaram objetos feitos de outros materiais, como aço inoxidável, plástico, madeira, contra a panela.

Em apenas 30 segundos, o Teflon pode libertar cerca de 2,3 milhões de partículas de plástico para a comida. O Teflon pertence ainda à família dos “químicos eternos”, que não se decompõem naturalmente e continuam a circular no ambiente, estando associados a várias doenças, como cancro, doenças do fígado e doenças da tiróide.

Uma solução para este problema pode ser trocar as panelas mais regularmente ou criar revestimentos de Teflon mais resistentes ao desgaste causado pelo uso e pelas lavagens sucessivas.

Há ainda várias dúvidas sobre quão perigosos podem ser estes microplásticos e sobre os seus efeitos quando entram na nossa comida. Os cientistas recomendam que se façam mais pesquisas para se entender a dimensão do risco criado pelo uso de Teflon nas panelas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.