Sozinhos, no WhatsApp e com emojis. Pandemia muda a forma como se celebra um título

Club Brugge / Twitter

Clinton Mata, jogador do Club Brugge, festejou o título num encontro virtual com os adeptos.

A pandemia mudou a forma como se festeja um título de campeão. Muitos recebem a notícia por mensagem quando estão sozinhos nas suas próprias casas.

Face à pandemia de covid-19, alguns campeonatos europeus estão a cancelar as competições, zelando pelo bem-estar e saúde de todos os intervenientes. França, Holanda e Bélgica são exemplos de alguns países que decidiram dar por terminada a liga e coroar um campeão fora das quatro linhas.

A pandemia trouxe uma nova forma de festejar um título de campeão. Se anteriormente havia uma atmosfera eletrizante com o barulho dos adeptos e abraços a colegas de equipa, agora a realidade é bem diferente.

Simon Mignolet conhece bem as duas faces da moeda. No ano passado, o guarda-redes belga venceu a Liga dos Campeões com o Liverpool, vencendo o Tottenham na final, por 2-0. Este ano, o jogador mudou-se para a sua terra natal, onde representa o Club Brugge.

A Liga belga foi, precisamente, uma das que pôs um fim prematuro à competição. O título de campeão foi atribuído ao Club Brugge, que liderava confortavelmente a prova quando esta foi suspensa devido à pandemia de covid-19. O Club Brugge liderava com 15 pontos de vantagem sobre o segundo colocado, o Gent, quando faltava disputar uma jornada da fase regular.

A notícia chegou a Mignolet através da uma mensagem enviada para toda a equipa no WhatsApp. “A temporada foi cancelada”, lia-se. “Fomos coroados campeões”.

Rapidamente, o conversa de grupo encheu-se de emojis a celebrar a conquista. Esta foi a primeira vez que Mignolet venceu o campeonato nacional do seu país. Embora estivesse orgulhoso, havia qualquer coisa que não batia certo.

“Essa sensação de ganhar alguma coisa […] era como se tivesse passado num exame. Ou tivesse conseguido tirar a carta de condução”, disse ao The New York Times. O facto de não poder estar com os colegas de equipa e festejar com eles dentro de campo é um sentimento estranho – não só para Mignolet, mas para muitos outros jogadores que passaram pela mesma situação.

Obviamente nem sempre um título é festejado dentro de campo. Algumas vezes, o resultado de um outro jogo pode decidir o campeonato, como Lucy Bronze, jogadora da equipa feminina do Lyon, que venceu o seu 14.º título consecutivo em França.

Nesses casos, “não sentimos quando o jogo termina, mas na manhã seguinte quando vemos todas as nossas colegas de equipa”.

E vai mais além: “Não parecerá real até que possamos celebrar todas juntas”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Multas de transportes públicos não são cobradas há três anos (e já chegam aos 17,6 milhões de euros)

As multas nos transportes públicos não estão a ser cobradas desde setembro de 2017 e já chegam a mais de 17,68 milhões de euros. As primeiras multas desde que foi alterado o regime de sanções, …

Football Leaks. PGR e FPF só souberam de ataques informáticos pela PJ

A Procuradoria Geral da República (PGR) e a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) só souberam que tinham sido alvo de ataques informáticos através da Polícia Judiciária (PJ), revelou esta quinta-feira o inspetor José Amador no …

Governo prolonga prazo das moratórias até setembro de 2021. Portugal em contingência até 14 de outubro

O Conselho de Ministros decidiu prorrogar, esta quinta-feira, a vigência da situação de contingência em Portugal continental até às 23h59 de 14 de outubro. As moratórias de crédito foram prolongadas até 30 de setembro de …

Trump diz que diretrizes mais rigorosas para aprovação de vacina são “jogada política”

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse, esta quarta-feira, que a Casa Branca “pode ou não” aprovar novas directrizes da Food and Drug Administration. As novas diretrizes para aprovação de vacina contra a covid-19 exigem …

Maduro insta ONU a criar fundo que garanta alimentos e medicamentos

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, propôs que a Organização das Nações Unidas (ONU) crie um fundo rotativo de compras públicas para garantir o acesso a alimentos e a produtos de saúde, financiado com recursos …

Mais três mortes e 691 novos casos de covid-19 em Portugal

Portugal regista, esta quinta-feira, mais três mortes e 691 novos casos de infeção por covid-19 em relação a quarta-feira, mostra o boletim mais recente da Direção-Geral de Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da …

2 em 1. Ryanair está a oferecer um voo na compra de outro (e é só hoje)

Já estava com saudades de viajar e conhecer novos países? A Ryanair não quer que lhe falte nada. A companhia aérea low cost lança uma promoção “inédita” e garante uma oferta 2 em 1. As …

Autarca de Almada diz que declarações sobre Bairro Amarelo foram descontextualizadas

A presidente da Câmara de Almada disse esta quarta-feira que as suas afirmações sobre o Bairro Amarelo surgiram em resposta a uma pergunta feita pelo Bloco de Esquerda (BE), considerando que foram descontextualizadas devido …

Vendas tardam em recuperar. Empresas pouco preparadas para mudanças

Um estudo do Banco de Portugal (BdP), publicado na quarta-feira, revelou que as empresas enfrentam um "cenário de recuperação muito gradual" do volume de negócios para níveis anteriores à pandemia e poucas estão preparadas para …

Hospital de Lisboa deixou entrar pessoas sem máscara

O Hospital da Luz, em Lisboa, permitiu a entrar e circulação de pessoas sem máscara dentro das instalações. O hospital garante que foi um "erro humano" e que não voltará a acontecer. A Rádio Renascença escreve, …