Agora sim. Liga belga terminou e Club Brugge é o campeão

Club Brugge / Twitter

Club Brugge, campeão da temporada 2019-2020

O campeonato belga foi oficialmente cancelado e o título de campeão foi atribuído ao Club Brugge, que liderava confortavelmente a prova quando esta foi suspensa devido à pandemia de covid-19.

A Liga belga tinha anunciado esta intenção em março, pouco depois de a competição ter sido suspensa, mas acabou por voltar atrás e adiar a decisão, que foi confirmada, esta sexta-feira, depois de uma assembleia-geral.

O Club Brugge foi declarado campeão, arrecadando o 16.º troféu da história, uma vez que liderava a prova com 15 pontos de vantagem sobre o segundo colocado, o Gent, quando faltava disputar uma jornada da fase regular.

De acordo com o jornal A Bola, o Brugge (fase de grupos) e Gent (3.ª pré-eliminatória) vão jogar na Liga dos Campeões; Charleroi (fase de grupos), Antuérpia (3.ª pré-eliminatória) e Standard (2.ª pré-eliminatória) seguem para a Liga Europa. Por sua vez, o Waasland-Beveren foi despromovido, uma vez que se encontrava no fundo da tabela.

Esta sexta-feira, ficou também a saber-se que a Liga do Chipre foi cancelada, com a federação cipriota a definir como representantes nas competições europeias em 2020/21 o Omonia, Anorthosis, APOEL e Apollon.

A decisão deveu-se à recusa de uma série de protocolos sanitários propostos a um grupo de trabalho composto por especialistas em saúde pública, cujas exigências se tornaram intransponíveis, segundo a federação, entre as quais a quarentena obrigatória por duas semanas de toda a equipa em caso de teste positivo a um dos seus jogadores.

A Liga vai ainda crescer para 14 representantes em 2020/21, uma vez que sobem duas equipas, mas não descerá nenhuma de divisão, sem atribuição de campeão e com os primeiros quatro classificados indicados para as provas da UEFA.

Os campeonatos de futebol de França e dos Países Baixos foram cancelados, enquanto outros países preparam o regresso à competição, com fortes restrições, como sucede na Alemanha, Inglaterra, Itália, Espanha e Portugal, que tem o reinício da I Liga previsto para 4 de junho.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Na Bélgica, há um homem que recebe pizzas que não encomendou há uma década (e nem a polícia sabe porquê)

Jean Van Landeghen, um belgo de 65 anos, já não pode ouvir falar em pizza. Há nove anos que o homem recebe pizzas que não encomendou - e nem a polícia consegue desvendar este mistério. Jean …

Portugal é o primeiro país europeu a receber o selo "Safe Travels"

Portugal foi o primeiro país europeu a receber o selo "Safe Travels", que reconhece um compromisso com a segurança, informou esta quinta-feira o Governo. A distinção, atribuída pelo World Travel & Tourism Council (WTTC), pretende certificar …

Ventura reforça poder no Chega. Direção pode suspender militantes

No dia 30 de maio, foram aprovados dois regulamentos que dão poder à direção do Chega para suspender militantes do partido. Segundo avança a revista Sábado, no passado fim de semana, o Conselho Nacional do partido …

Egípcio submeteu as três filhas a mutilação genital feminina. Agora, vai ser julgado

Um pai terá dito às três filhas que iam ser vacinadas contra a covid-19, mas, quando acordaram, tinham sido mutiladas. Um cidadão egípcio vai ser julgado por, alegadamente, ter forçado as três filhas menores a serem …

Vacina da Universidade de Oxford para a covid-19 será testada no Brasil

A vacina contra a covid-19 em que trabalham os cientistas da Universidade de Oxford será testada no Brasil, pelo nível de infeção naquele país, revelou esta sexta-feira o Times. Com o declínio nos casos de coronavírus …

Esta noite há um eclipse penumbral da Lua

Esta noite tem bons motivos para atrasar o jantar: ao início da noite desta sexta-feira, haverá um eclipse penumbral da Lua. A Lua vai ficar na penumbra na noite desta sexta-feira. Pouco antes das 21h, em …

Depois de Latifa e Haya, mais uma princesa pediu ajuda para fugir do Dubai (e está desaparecida)

Depois da fuga da princesa Latifa e da princesa Haya do Dubai, outra jovem gravou um vídeo a pedir ajuda para escapar dos seus pais. Agora, está desaparecida. De acordo com o jornal espanhol El País, …

Caso Maddie. Suspeito alemão alvo de nova investigação por crime semelhante na Alemanha

Christian B., de 43 anos, poderá estar associado ao desaparecimento de uma menina de cinco anos, em 2015, na Alemanha. De acordo com a agência DPA, o Ministério Público alemão abriu uma nova investigação sobre o …

À espera de propostas concretas, Jerónimo quer salário pago a 100%

Jerónimo de Sousa admite que só tomará uma posição quanto ao Orçamento Suplementar quando souber as "propostas concretas". Esta sexta-feira, o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, disse que só tomará uma posição quanto ao Orçamento …

Do ruído à reciclagem. No Dia Mundial do Ambiente, associação Zero divulga dados preocupantes

As principais preocupações da associação ambientalista Zero em Portugal são ao nível do desperdício de água, do ruído e da reciclagem. Do excesso de lixo produzido por cada habitante ao ruído em excesso provocado pelo …