Agora sim. Liga belga terminou e Club Brugge é o campeão

Club Brugge / Twitter

Club Brugge, campeão da temporada 2019-2020

O campeonato belga foi oficialmente cancelado e o título de campeão foi atribuído ao Club Brugge, que liderava confortavelmente a prova quando esta foi suspensa devido à pandemia de covid-19.

A Liga belga tinha anunciado esta intenção em março, pouco depois de a competição ter sido suspensa, mas acabou por voltar atrás e adiar a decisão, que foi confirmada, esta sexta-feira, depois de uma assembleia-geral.

O Club Brugge foi declarado campeão, arrecadando o 16.º troféu da história, uma vez que liderava a prova com 15 pontos de vantagem sobre o segundo colocado, o Gent, quando faltava disputar uma jornada da fase regular.

De acordo com o jornal A Bola, o Brugge (fase de grupos) e Gent (3.ª pré-eliminatória) vão jogar na Liga dos Campeões; Charleroi (fase de grupos), Antuérpia (3.ª pré-eliminatória) e Standard (2.ª pré-eliminatória) seguem para a Liga Europa. Por sua vez, o Waasland-Beveren foi despromovido, uma vez que se encontrava no fundo da tabela.

Esta sexta-feira, ficou também a saber-se que a Liga do Chipre foi cancelada, com a federação cipriota a definir como representantes nas competições europeias em 2020/21 o Omonia, Anorthosis, APOEL e Apollon.

A decisão deveu-se à recusa de uma série de protocolos sanitários propostos a um grupo de trabalho composto por especialistas em saúde pública, cujas exigências se tornaram intransponíveis, segundo a federação, entre as quais a quarentena obrigatória por duas semanas de toda a equipa em caso de teste positivo a um dos seus jogadores.

A Liga vai ainda crescer para 14 representantes em 2020/21, uma vez que sobem duas equipas, mas não descerá nenhuma de divisão, sem atribuição de campeão e com os primeiros quatro classificados indicados para as provas da UEFA.

Os campeonatos de futebol de França e dos Países Baixos foram cancelados, enquanto outros países preparam o regresso à competição, com fortes restrições, como sucede na Alemanha, Inglaterra, Itália, Espanha e Portugal, que tem o reinício da I Liga previsto para 4 de junho.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.