/

Liga holandesa dá época como terminada. E sem campeão

AFC Ajax / Facebook

Dušan Tadić, jogador do AFC Ajax

A federação holandesa de futebol anunciou, esta sexta-feira, que vai dar por concluída esta temporada. Não haverá subidas nem descidas de divisão, nem vencedor da prova.

Em comunicado, a Real Associação de Futebol dos Países Baixos (KNVB) anunciou que a liga principal de futebol e todas as competições profissionais da presente temporada estão dadas por concluídas.

“Infelizmente, com as últimas medidas governamentais tomadas na sequência do combate à covid-19, tornou-se impossível completar as competições profissionais da época 2019/2020 a tempo.”

Esta semana, o primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, anunciou que os eventos que juntam grandes aglomerados de pessoas, nos quais se inclui o futebol, estão proibidos até ao dia 1 de setembro.

Na mesma nota, a federação holandesa explica que esta foi uma decisão tomada depois de todos os clubes terem sido consultados. A presente temporada acaba sem campeão e não haverá subidas nem descidas de divisão.

Faltavam nove jornadas para o fim da Eredivisie. De acordo com o Tribuna Expresso, atualmente, Ajax e AZ Alkmaar partilhavam a liderança, com vantagem para o primeiro na diferença de golos.

Relativamente às competições europeias, os clubes são escolhidos com base na classificação atual. Desta forma, os dois primeiros seguem para as pré-eliminatórias da Liga dos Campeões, já o Feyenoord, PSV Eindhoven e Willem II Tilburg seguem para a Liga Europa.

Segundo o Sapo Desporto, Den Haag e RKC, que se encontravam abaixo da linha de água do campeonato, irão manter-se no primeiro escalão, enquanto os dois primeiros da segunda liga, SC Cambuur e De Graafschap, não irão subir ao principal escalão.

Esta quinta-feira, a UEFA defendeu que, caso os campeonatos não tenham possibilidade de terminar, a atribuição dos lugares europeus seja feita mediante o mérito desportivo e não o ranking europeu.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.