/

UEFA defende atribuição dos lugares europeus por mérito desportivo caso ligas não terminem

FIFA

Caso os campeonatos não terminem, a UEFA defende que a atribuição dos lugares europeus seja feita mediante o mérito desportivo e não o ranking europeu.

Embora a UEFA considere que o cenário ideal é que todos os campeonatos retomem e terminem ainda esta temporada, o organismo que tutela o futebol europeu tem uma alternativa caso isto não seja exequível.

Se as competições não terminarem, o Comité Executivo da UEFA sugere que os lugares na Liga dos Campeões e na Liga Europa sejam atribuídos de acordo com o desempenho nesta época e não de acordo com o ranking.

“O cenário ideal, se a pandemia o permitir, será que as competições domésticas agora suspensas possam ser terminadas, permitindo aos clubes a qualificação para as competições da UEFA segundo o mérito desportivo. Se tal não for possível, em particular devido a questões de calendário, será preferível que as competições recomecem com um formato diferente que possa permitir que os clubes se qualifiquem segundo o mérito desportivo”, lê-se na nota divulgada no site da UEFA, citado pela Tribuna Expresso.

Desta forma, a UEFA pede às ligas que sigam este critério para atribuir os lugares europeus e realça que só dará luz verde caso os critérios sejam “objetivos, transparentes e não-discriminatórios”.

Desta forma, caso a liga portuguesa não termine, FC Porto e SL Benfica seriam as equipas apuradas para a Liga dos Campeões, enquanto SC Braga e Sporting CP competiriam na Liga Europa na próxima época.

Na reunião do Comité Executivo da UEFA, que se realizou esta quinta-feira por videoconferência, ficou também decidido que o Campeonato Europeu de Futebol vai ser chamado Euro 2020, embora se realize em 2021.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.