Liga francesa termina e PSG é declarado campeão

Os campeonatos profissionais de futebol em França foram cancelados. O PSG foi declarado campeão, respeitando o critério de mérito desportivo sugerido pela UEFA.

O Conselho de Administração da Liga Francesa Profissional declarou esta quinta-feira o término dos campeonatos profissionais de futebol, nomeadamente a Ligue 1 e Ligue 2. O Paris Saint-Germain, que levava uma vantagem de 12 pontos para o Marselha, foi declarado campeão.

Por sua vez, o Lorient foi coroado campeão do segundo escalão francês, seguindo os mesmo critérios. A decisão seguiu as indicações da UEFA, que apontavam que se priorizasse o mérito desportivo e não o ranking europeu.

Desta forma, o Olympique de Marselha, treinado por André Villas Boas, e o Stade Rennais qualificaram-se, juntamente com o PSG, para a Liga dos Campeões. Segundo a ESPN, Lille, Stade de Reims e Nice qualificam-se para a Liga Europa.

Os últimos classificados da Ligue 1, Amiens e Toulouse, serão despromovidos de divisão. O Nimes, que estava em antepenúltimo lugar, é poupado, uma vez que o playoff de despromoção foi cancelado. Para além do campeão Lorient, também o Lens sobe ao principal escalão do futebol francês.

De acordo com o jornal Público, o Toulouse deverá recorrer da decisão. O ‘lanterna vermelha’ do campeonato francês somava, até então, 13 pontos, precisando de 17 para sair dos lugares de despromoção.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Após saída do primeiro-ministro, Macron faz remodelação governamental e muda ministros-chave

O Presidente francês Emmanuel Macron aproveitou a mudança de primeiro-ministro para levar a cabo uma profunda remodelação do seu Governo. Anunciada na segunda-feira, a grande mudança é o novo ministro do Interior, Gérald Darmanin, até …

Marcelo promete ir todas as semanas ao Algarve para "puxar pelo turismo"

O Presidente da República disse esta segunda-feira, no Algarve, que é necessário “olhar para a frente e lutar” para o turismo na região superar as perdas causadas pela exclusão de Portugal do corredor aéreo com …

Portugal sabe a 27 de julho se entra nos corredores aéreos do Reino Unido

A reavaliação da lista de países isentos de quarentena nas chegadas ao Reino Unido, da qual Portugal foi excluído devido aos surtos de covid-19, vai ser feita a 27 de julho, revelou esta segunda-feira o …

Efacec. Estado não vai assumir a dívida de Isabel dos Santos aos bancos

O Conselho de Ministros português aprovou, na quinta-feira, a nacionalização de 71,73% do capital social da Efacec, pertencentes à empresária angolana Isabel dos Santos. Pedro Siza Vieira, ministro da Economia, defendeu esta terça-feira que o Estado …

China confirma caso de peste negra e anuncia mais um suspeito. É uma jovem de 15 anos

O caso suspeito de peste bubónica na região autónoma da Mongólia Interior já foi confirmado pela China, avança esta terça-feira a emissora britânica BBC, que dá ainda conta de um novo caso em análise. O …

Portugal regista mais nove mortes e 287 novos casos

Portugal regista, esta terça-feira, mais nove mortos de 287 novos casos de infeção por covid-19. Dos 287 novos casos, 207 foram registados na região de Lisboa e Vale do Tejo. De acordo com o boletim epidemiológico …

Portugal vai apoiar Nadia Calviño para substituir Centeno no Eurogrupo

O primeiro-ministro, António Costa, revelou esta segunda-feira que Portugal vai apoiar a candidatura da ministra espanhola Nadia Calviño à presidência do Eurogrupo, cargo atualmente ocupado por Mário Centeno em fim de mandato. Tal como escreve o …

Universidade do Minho volta a ter praxe presencial em julho

O Cabido de Cardeais, o grupo que gere as ações da praxe na Universidade do Minho (UM), anunciou esta segunda-feira que as praxes presenciais voltam ao estabelecimento de ensino durante "todo o mês de julho".  Em …

Afinal, Medina não quer acabar com a "galinha dos ovos de ouro" de Lisboa

O presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, não pretende, afinal, acabar com o AirBnB na capital. A ideia surgiu no título de um artigo do jornal inglês The Independent, mas está errada. A correcção …

Governo vai lançar nova linha de crédito de mil milhões de euros para micro e pequenas empresas

O ministro da Economia anunciou esta terça-feira a abertura, “na semana de dia 20”, de uma nova linha de crédito de mil milhões de euros dirigida a micro e pequenas empresas. “Já na semana de dia …