/

Palma Inácio, o Barrabás do evangelho do PREC, esteve no famoso assalto ao Banco de Portugal

1

Hermínio da Palma Inácio

Hermínio da Palma Inácio começou cedo a lutar contra o Estado Novo. Chamaram-lhe “herói” quando saiu de Caxias no 25 de Abril.

Foi uma partilha de um leitor do ZAP, sobre um alegado Evangelho do Processo Revolucionário em Curso (PREC), que originou esta memória. Que nos fez voltar à História de Portugal.

Um momento de humor que nos fez recuperar um dos nomes mais conhecidos na luta contra o Estado Novo.

Nessa criação, os protagonistas Spínola e Marcello Caetano fazem de Pilatos e Jesus Cristo – com o revolucionário Hermínio da Palma Inácio a substituir Barrabás no meio da conversa.

Mas quem foi Hermínio da Palma Inácio?

Nascido em 1922, começou cedo a mostrar a sua faceta anti-fascista. Participou na Junta de Libertação Nacional, um movimento em Abril de 1947 que tentou derrubar Salazar. Mas essa “Abrilada” não resultou. Na verdade, nem começou.

Em 1961 terá sido o primeiro português a desviar um avião comercial para fins políticos: um avião da TAP foi desviado e forçado a baixar altitude – para lançar panfletos anti-regime, com apelos à revolta popular.

Foi também protagonista de um dos maiores assaltos do século XX em Portugal: em 1967 participou e praticamente coordenou o roubo da dependência do Banco de Portugal na Figueira da Foz.

Os assaltantes e o dinheiro ainda seguiram para Paris, mas três semanas depois começaram as detenções; Palma Inácio foi condenado a 16 anos de prisão, num processo que teve como advogados… Mário Soares e Salgado Zenha.

A LUAR – Liga de Unidade e Acção Revolucionária – reivindicou o assalto que não correu muito bem: 80% das notas roubadas (30 mil contos) foram anuladas pelo Banco de Portugal – ainda não tinham entrado em circulação.

Palma Inácio foi preso diversas vezes pela PIDE. Chegou a fugir da cadeia do Aljube.

No dia 25 de Abril de 1974, estava preso em Caxias. Ao sair, ouviu um popular a gritar “Você é um herói!”.

“Eu sofri. Fui torturado pela PIDE, quase me mataram”, declarou Palma Inácio à saída.

Mais tarde, tornou-se militante do PS e, quando Jorge Sampaio era o presidente da República, recebeu a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade.

No dia 25 de Abril de 2024, nas comemorações dos 50 anos da Revolução dos Cravos, o desfile no Porto começou no Largo Soares dos Reis, mesmo junto ao seu busto.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

1 Comment

  1. E nao mencionam o pai das duas manas do Goloco que tambem participou neste assalto ao banco, para onde foi o dinheiro ainda ficou por esclarecer…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.