Palhinha não foi despenalizado e falha dérbi com o Benfica

Sporting CP / Twitter

João Palhinha, médio do Sporting CP.

O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) não despenalizou João Palhinha no recurso apresentado pelo Sporting pelo cartão amarelo que o médio viu frente ao Boavista.

O 5.º cartão amarelo visto por Palhinha vai mesmo fazer com que o jogador da equipa verde e branca falhe o dérbi de segunda-feira frente ao Benfica, para a 16.ª jornada do campeonato.

No final do jogo no Bessa, os ‘leões’ anunciaram imediatamente que iriam apresentar recurso, considerando errada a decisão de Fábio Veríssimo.

No entanto, o CD julgou improcedente o recurso e manteve o jogo de castigo e multa de 153 euros ao camisola 6, relata A Bola.

De acordo com o Record, no âmbito do recurso do Sporting, Fábio Verissimo testemunhou ter avaliado o lance em toda a sua extensão e o CD seguiu o princípio da autoridade do árbitro em campo (Field Play Doctrine), que sustenta o critério que tem utilizado.

A única forma de a decisão ser revertida era o árbitro Fábio Veríssimo (que até admitiu o erro na amostragem do amarelo) assumir que não tinha visto o lance em toda a sua extensão.

O organismo pretende que a arbitragem de um jogo não se prolongue para lá do mesmo e que as decisões dos árbitros, tomadas sob pressão no contexto de um encontro, sejam respeitadas.

Através do Twitter, o responsável pela comunicação do Sporting deixou duras críticas ao Conselho de Disciplina da FPF.

“Um Conselho de Disciplina que não privilegia a verdade desportiva não representa os interesses do futebol e não deve ter lugar no futebol português”, começa por escrever Miguel Braga.

Na sua publicação, Miguel Braga transcreve ainda parte do testemunho de Fábio Veríssimo sobre o lance em questão: “O Exmo. Senhor Fábio Veríssimo respondeu então: Sim. Devido ao meu posicionamento no momento da jogada, levou-me a agir disciplinarmente por ter considerado que o jogador do Boavista se encontrava liberto de opositores e preparado para rematar à baliza quando foi empurrado pelo jogador n.° 6 do Sporting. Após visionar as imagens da jogada (ângulo oposto ao meu posicionamento) considero que a mesma não cumpre os critérios para ataque prometedor. Deste modo, a ação disciplinar não foi adequada.”

João Palhinha também já reagiu através das redes sociais, com uma mensagem de apoio público aos companheiros.

“Sempre juntos contra tudo e contra todos”, disse o centro-campista leonino no Instagram, acompanhando a mensagem por uma fotografia de festa da equipa verde e branca.

  ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Pois é. É a burocracia e os interesses de Porto e Benfica a sobreporem-se à verdade desportiva. O futebol das equipas nacionais a disputarem provas internacionais nunca se imporá lá fora e só com sorteios sortudos conseguirá passar as primeiras fases eliminatórias porque os clubes portugueses que os árbitros beneficiam (Porto e Benfica) não precisam de ter grandes jogadores para ganharem cá dentro. A arbitragem portuguesa encarrega-se de os levar ás vitórias sem precisarem de jogar muito. O futebol português é isto, não passamos de uns pobrezinhos dirigidos por gente corrupta e submissa aos mesmos de sempre. Assim e cada vez mais o futebol cá de dentro interessa cada vez menos. É uma mentira e uma fantochada. Vele a televisão que nos mostra o futebol em Espanha, Inglaterra e Itália.

  2. Já o Torriense se queixa ter sido vítima da mesma fraude num jogo de futsal feminino contra o Benfica, mas como o país parece andar a ser comandado a partir da catedral da 2ª circular, nada surpreende! Assim vai o “futebol” por cá!

RESPONDER

Sintrense 0-5 FC Porto | Dragões goleiam e seguem em frente na Taça

O FC Porto, da I Liga, venceu hoje o Sintrense, do Campeonato de Portugal, por 5-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, e segue em frente na competição. A jogar em …

Nova tecnologia usa calor dos estacionamentos subterrâneos para aquecer apartamentos

A startup Enerdrape, que funciona dentro da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, desenvolveu uma tecnologia que aproveita o calor emanado pelo solo no aquecimento de apartamentos. Quase 60% do aquecimento utilizado nos edifícios residenciais …

Pela primeira vez, um drone transportou os pulmões de um dador em segurança. Voo demorou seis minutos

Pela primeira vez na história da medicina, um drone aéreo transportou os pulmões de um dador com rapidez e segurança entre dois hospitais. O voo, que durou apenas seis minutos, ocorreu no passado dia 25 de …

Grupo de hackers clonou a voz de empresário para roubar 35 milhões de dólares do banco

Um grupo de hackers clonou a voz do diretor de uma empresa, conseguindo assim roubar mais de 35 milhões de dólares de um banco nos Emirados Árabes Unidos. No início do ano passado, o gerente de …

Portugueses comem duas vezes mais do que o recomendando

Os portugueses consumiram, em média, duas vezes mais calorias do que o recomendando para um adulto entre 2016 e 2020, ano em que a pandemia provocou uma redução do consumo de alimentos diário, mas ainda …

Aos 95 anos, a rainha Isabel II terá de abdicar da sua bebida favorita

A monarca foi aconselhada pelos médicos a abdicar do seu habitual martini de fim de dia, em antecipação a uma fase de agenda especialmente preenchida. Com 95 anos, a rainha Isabel II tem tido uma semana …

Médicos vão avaliar estado mental do atacante da Noruega

A investigação ao ataque com arco e flecha que na quarta-feira fez cinco mortos na Noruega reforçou, até agora, a tese de um ato devido a doença, anunciou hoje a polícia norueguesa. “A hipótese que foi …

Há mais de 100 anos, o Hawai teve uma monarquia - mas a força da princesa Ka'iulani não chegou para a preservar

Antes de morrer, com apenas 23 anos, a princesa Victoria Ka'iulani foi a última herdeira da coroa havaiana. A jovem era uma das últimas esperanças em manter a monarquia viva, mas nem a sua determinação …

Preço da luz no mercado regulado deverá subir 0,2% em 2022

O preço da eletricidade para os consumidores do mercado regulado deverá subir 0,2% no próximo ano face à média do ano em curso, segundo a proposta da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) hoje anunciada. “Para …

Governo recua e anuncia redução de imposto sobre combustíveis. Gasolina desce dois cêntimos e gasóleo um

Com a subida abrupta do preço dos combustíveis, o Governo anunciou esta sexta-feira à tarde que irá reduzir o ISP. Na prática, ao consumidor isto significa que o preço da gasolina vai baixar dois cêntimos …