Palhinha não foi despenalizado e falha dérbi com o Benfica

Sporting CP / Twitter

João Palhinha, médio do Sporting CP.

O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) não despenalizou João Palhinha no recurso apresentado pelo Sporting pelo cartão amarelo que o médio viu frente ao Boavista.

O 5.º cartão amarelo visto por Palhinha vai mesmo fazer com que o jogador da equipa verde e branca falhe o dérbi de segunda-feira frente ao Benfica, para a 16.ª jornada do campeonato.

No final do jogo no Bessa, os ‘leões’ anunciaram imediatamente que iriam apresentar recurso, considerando errada a decisão de Fábio Veríssimo.

No entanto, o CD julgou improcedente o recurso e manteve o jogo de castigo e multa de 153 euros ao camisola 6, relata A Bola.

De acordo com o Record, no âmbito do recurso do Sporting, Fábio Verissimo testemunhou ter avaliado o lance em toda a sua extensão e o CD seguiu o princípio da autoridade do árbitro em campo (Field Play Doctrine), que sustenta o critério que tem utilizado.

A única forma de a decisão ser revertida era o árbitro Fábio Veríssimo (que até admitiu o erro na amostragem do amarelo) assumir que não tinha visto o lance em toda a sua extensão.

O organismo pretende que a arbitragem de um jogo não se prolongue para lá do mesmo e que as decisões dos árbitros, tomadas sob pressão no contexto de um encontro, sejam respeitadas.

Através do Twitter, o responsável pela comunicação do Sporting deixou duras críticas ao Conselho de Disciplina da FPF.

“Um Conselho de Disciplina que não privilegia a verdade desportiva não representa os interesses do futebol e não deve ter lugar no futebol português”, começa por escrever Miguel Braga.

Na sua publicação, Miguel Braga transcreve ainda parte do testemunho de Fábio Veríssimo sobre o lance em questão: “O Exmo. Senhor Fábio Veríssimo respondeu então: Sim. Devido ao meu posicionamento no momento da jogada, levou-me a agir disciplinarmente por ter considerado que o jogador do Boavista se encontrava liberto de opositores e preparado para rematar à baliza quando foi empurrado pelo jogador n.° 6 do Sporting. Após visionar as imagens da jogada (ângulo oposto ao meu posicionamento) considero que a mesma não cumpre os critérios para ataque prometedor. Deste modo, a ação disciplinar não foi adequada.”

João Palhinha também já reagiu através das redes sociais, com uma mensagem de apoio público aos companheiros.

“Sempre juntos contra tudo e contra todos”, disse o centro-campista leonino no Instagram, acompanhando a mensagem por uma fotografia de festa da equipa verde e branca.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Pois é. É a burocracia e os interesses de Porto e Benfica a sobreporem-se à verdade desportiva. O futebol das equipas nacionais a disputarem provas internacionais nunca se imporá lá fora e só com sorteios sortudos conseguirá passar as primeiras fases eliminatórias porque os clubes portugueses que os árbitros beneficiam (Porto e Benfica) não precisam de ter grandes jogadores para ganharem cá dentro. A arbitragem portuguesa encarrega-se de os levar ás vitórias sem precisarem de jogar muito. O futebol português é isto, não passamos de uns pobrezinhos dirigidos por gente corrupta e submissa aos mesmos de sempre. Assim e cada vez mais o futebol cá de dentro interessa cada vez menos. É uma mentira e uma fantochada. Vele a televisão que nos mostra o futebol em Espanha, Inglaterra e Itália.

  2. Já o Torriense se queixa ter sido vítima da mesma fraude num jogo de futsal feminino contra o Benfica, mas como o país parece andar a ser comandado a partir da catedral da 2ª circular, nada surpreende! Assim vai o “futebol” por cá!

RESPONDER

Quem bebe café tem melhor controlo motor e maior nível de atenção, diz estudo

Um investigador da Universidade do Minho (UMinho) concluiu que consumidores de café têm melhor controlo motor, maiores níveis de atenção e alerta e que a cafeína tem "benefícios na aprendizagem e na memória", divulgou esta …

Pas de Deux cósmico. NASA mostra dois buracos negros a distorcer a luz à sua volta

A NASA publicou um vídeo em que mostra um par de buracos negros com milhões de vezes a massa do Sol que executam um pas de deux hipnótico. A visualização da NASA mostra como os buracos …

Inteligência Artificial recriou a voz de Einstein (e é possível fazer-lhe perguntas)

Graças à Inteligência Artificial, os fãs do Nobel da Física Albert Einstein podem agora "falar" com o físico alemão online. Segundo o site IFLScience, a ideia partiu das empresas Aflorithmic e UneeQ, sediadas no Reino Unido …

O SUV BZ4X lança o mote para a nova sub marca de elétricos da Toyota

A Toyota apresentou o primeiro modelo 100% elétrico da BZ, acrónimo de Beyond Zero (além do zero), sub marca da fabricante nipónica dedicada exclusivamente aos elétricos. O SUV BZ4X será o primeiro de uma ofensiva …

A "tele-escola" em 2006: Gisela conta como era

20 de abril de 2020: o regresso da escola à RTP, agora com a designação Estudo Em Casa. Um ano depois desse momento, cruzámo-nos com uma jovem que nasceu em 1994 e que ainda estudou …

O famoso consumo de chá de Jane Austen liga a escritora ao comércio de escravos

O consumo de chá de Jane Austen vai ser submetido a "interrogatório histórico" sobre as suas ligações à escravatura, de acordo com o diretor de um museu dedicado à autora inglesa. A casa da escritora na …

Júri declara ex-polícia Derek Chauvin culpado da morte de George Floyd

Os jurados do julgamento do ex-agente da polícia acusado do homicídio do afro-americano George Floyd chegaram a acordo sobre o veredito esta terça-feira. Derek Chauvin foi considerado culpado. A decisão dos jurados, reunidos desde segunda-feira num …

Lago "assassino" matou cerca de 1.800 pessoas em apenas alguns minutos (e a história pode repetir-se)

A noite de 21 de agosto de 1986 parecia ser igual a outra qualquer. Até que, por volta das 21h30, ouviu-se um barulho muito estranho no Lago Nyos, no noroeste dos Camarões. E em minutos, …

Nigéria. Youtube fecha canal de pastor que pretende "curar a homossexualidade"

O pastor nigeriano TB Joshua apelou aos seus seguidores a "rezarem pelo YouTube" e a não responderem através do ódio ao encerramento do seu canal naquela plataforma, onde colocou vídeos em que afirmava "curar a …

Esquemas de Wall Street alimentaram a crise de 2008. Está a voltar a acontecer o mesmo

Bancos têm erroneamente relatado dados de rendimento inflacionados que comprometem a integridade dos valores imobiliários resultantes. Foi há mais de 12 anos que foi anunciada a falência do Lehman Brothers, o quarto maior banco de investimento …