John Bercow. Vilão que grita “ordem” no Parlamento e protagonista incomum do Brexit

Order, order, order! É a voz de John Bercow a ecoar no Parlamento britânico, nestes últimos dias em que o Brexit volta a ganhar destaque. O pacifista do Reino Unido, eleito “o europeu da semana”, assinala uma década à frente da Câmara dos Comuns.

Com a palavra-chave “Ordem!“, John Bercow tem conseguido captar as atenções nestes últimos dias em que o Brexit volta a ganhar destaque no Reino Unido e no mundo.

Bercow é o Presidente da Câmara dos Comuns e o speaker que se sobrepõe cada vez que é necessário acalmar os ânimos nos debates entre conservadores e trabalhistas no Parlamento britânico. Podia ser só isto, mas não é.

Desde 2009, John Bercow tem vindo a quebrar algumas tradições no Parlamento e a destacar-se pela polémicas em que esteve envolvido. Nas últimas semanas, é o Brexit que tem iluminado o seu púlpito, fazendo de Bercow uma improvável personagem principal.

Este protagonismo não agrada Theresa May, que tem ficado muito aborrecida com as decisões de Bercow nos debates do Brexit e no acordo para a saída da União Europeia.

A implicância com Bercow é tanta que May e o Governo britânico já o ameaçaram com o pior dos castigos no seu cargo: o bloqueio da entrada na Câmara dos Lordes, uma honra que normalmente é concedida aos presidentes da Câmara dos Comuns. Segundo o The New York Times, se isto for avante, seria o primeiro speaker em 230 anos a ter este castigo.

Medicamentos contra os stress e ioga estão entre as receitas prediletas que Bercow passa aos deputados, numa tentativa de acalmar o frenesim que se vive entre as quatro paredes do Parlamento britânico.  “Você é uma pessoa muito entusiasmada. Tem de escrever mil vezes: ‘Vou portar-me bem durante as perguntas à primeira-ministra’“, disse também a um deputado, adianta o Observador.

Por vezes excêntrico, outras cauteloso, John Bercow completou 56 anos no dia 19 de janeiro, estando à frente dos destinos da Câmara dos Comuns há quase uma década. No outono passado, terá anunciado que vai deixar o cargo no próximo verão, depois do Brexit.

Enquanto não abandona o púlpito, Bercow ganha terreno, tendo-se tornado numa estrela internacional. Aliás, é tão conhecido que uma estação televisiva francesa nomeou-o recentemente como “o europeu da semana“.

A voz que tinge a “ordem” com sotaque britânico, carrega também sobre os ombros algumas polémicas. Quando abraçou a Câmara dos Comuns, Bercow deixou de poder estar associado a qualquer partido e obrigado a manter-se neutro nos tópicos políticos.

No entanto, é várias vezes acusado de não cumprir com esta última regra, especialmente no que toca ao assunto do Brexit. Em 2016, Bercow assumiu que votou para “ficar” na União Europeia, mas garantiu que, após a decisão, não defenderia qualquer um dos lados.

Segundo o diário, os conservadores relembraram até que o automóvel de John Bercow tem um autocolante que diz “Bollocks to Brexit” (“que se lixe o Brexit”).

“O autocolante em questão está no para-brisas do carro da minha esposa”, esclareceu o presidente da Câmara dos Comuns, acrescentando que a esposa tem o direito de expressar o seu ponto de vista “e é o fim do assunto”.

LM, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …

59 autarcas constituídos arguidos na Operação Éter

O Ministério Público constituiu 74 arguidos, 59 dos quais autarcas e ex-autarcas de 47 câmaras do Norte e Centro, no processo da investigação às Lojas Interativas da Turismo do Porto e Norte, realizada no âmbito …