//

John Bercow. Vilão que grita “ordem” no Parlamento e protagonista incomum do Brexit

Order, order, order! É a voz de John Bercow a ecoar no Parlamento britânico, nestes últimos dias em que o Brexit volta a ganhar destaque. O pacifista do Reino Unido, eleito “o europeu da semana”, assinala uma década à frente da Câmara dos Comuns.

Com a palavra-chave “Ordem!“, John Bercow tem conseguido captar as atenções nestes últimos dias em que o Brexit volta a ganhar destaque no Reino Unido e no mundo.

Bercow é o Presidente da Câmara dos Comuns e o speaker que se sobrepõe cada vez que é necessário acalmar os ânimos nos debates entre conservadores e trabalhistas no Parlamento britânico. Podia ser só isto, mas não é.

Desde 2009, John Bercow tem vindo a quebrar algumas tradições no Parlamento e a destacar-se pela polémicas em que esteve envolvido. Nas últimas semanas, é o Brexit que tem iluminado o seu púlpito, fazendo de Bercow uma improvável personagem principal.

Este protagonismo não agrada Theresa May, que tem ficado muito aborrecida com as decisões de Bercow nos debates do Brexit e no acordo para a saída da União Europeia.

A implicância com Bercow é tanta que May e o Governo britânico já o ameaçaram com o pior dos castigos no seu cargo: o bloqueio da entrada na Câmara dos Lordes, uma honra que normalmente é concedida aos presidentes da Câmara dos Comuns. Segundo o The New York Times, se isto for avante, seria o primeiro speaker em 230 anos a ter este castigo.

Medicamentos contra os stress e ioga estão entre as receitas prediletas que Bercow passa aos deputados, numa tentativa de acalmar o frenesim que se vive entre as quatro paredes do Parlamento britânico.  “Você é uma pessoa muito entusiasmada. Tem de escrever mil vezes: ‘Vou portar-me bem durante as perguntas à primeira-ministra’“, disse também a um deputado, adianta o Observador.

Por vezes excêntrico, outras cauteloso, John Bercow completou 56 anos no dia 19 de janeiro, estando à frente dos destinos da Câmara dos Comuns há quase uma década. No outono passado, terá anunciado que vai deixar o cargo no próximo verão, depois do Brexit.

Enquanto não abandona o púlpito, Bercow ganha terreno, tendo-se tornado numa estrela internacional. Aliás, é tão conhecido que uma estação televisiva francesa nomeou-o recentemente como “o europeu da semana“.

A voz que tinge a “ordem” com sotaque britânico, carrega também sobre os ombros algumas polémicas. Quando abraçou a Câmara dos Comuns, Bercow deixou de poder estar associado a qualquer partido e obrigado a manter-se neutro nos tópicos políticos.

No entanto, é várias vezes acusado de não cumprir com esta última regra, especialmente no que toca ao assunto do Brexit. Em 2016, Bercow assumiu que votou para “ficar” na União Europeia, mas garantiu que, após a decisão, não defenderia qualquer um dos lados.

Segundo o diário, os conservadores relembraram até que o automóvel de John Bercow tem um autocolante que diz “Bollocks to Brexit” (“que se lixe o Brexit”).

“O autocolante em questão está no para-brisas do carro da minha esposa”, esclareceu o presidente da Câmara dos Comuns, acrescentando que a esposa tem o direito de expressar o seu ponto de vista “e é o fim do assunto”.

LM, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.