John Bercow. Vilão que grita “ordem” no Parlamento e protagonista incomum do Brexit

Order, order, order! É a voz de John Bercow a ecoar no Parlamento britânico, nestes últimos dias em que o Brexit volta a ganhar destaque. O pacifista do Reino Unido, eleito “o europeu da semana”, assinala uma década à frente da Câmara dos Comuns.

Com a palavra-chave “Ordem!“, John Bercow tem conseguido captar as atenções nestes últimos dias em que o Brexit volta a ganhar destaque no Reino Unido e no mundo.

Bercow é o Presidente da Câmara dos Comuns e o speaker que se sobrepõe cada vez que é necessário acalmar os ânimos nos debates entre conservadores e trabalhistas no Parlamento britânico. Podia ser só isto, mas não é.

Desde 2009, John Bercow tem vindo a quebrar algumas tradições no Parlamento e a destacar-se pela polémicas em que esteve envolvido. Nas últimas semanas, é o Brexit que tem iluminado o seu púlpito, fazendo de Bercow uma improvável personagem principal.

Este protagonismo não agrada Theresa May, que tem ficado muito aborrecida com as decisões de Bercow nos debates do Brexit e no acordo para a saída da União Europeia.

A implicância com Bercow é tanta que May e o Governo britânico já o ameaçaram com o pior dos castigos no seu cargo: o bloqueio da entrada na Câmara dos Lordes, uma honra que normalmente é concedida aos presidentes da Câmara dos Comuns. Segundo o The New York Times, se isto for avante, seria o primeiro speaker em 230 anos a ter este castigo.

Medicamentos contra os stress e ioga estão entre as receitas prediletas que Bercow passa aos deputados, numa tentativa de acalmar o frenesim que se vive entre as quatro paredes do Parlamento britânico.  “Você é uma pessoa muito entusiasmada. Tem de escrever mil vezes: ‘Vou portar-me bem durante as perguntas à primeira-ministra’“, disse também a um deputado, adianta o Observador.

Por vezes excêntrico, outras cauteloso, John Bercow completou 56 anos no dia 19 de janeiro, estando à frente dos destinos da Câmara dos Comuns há quase uma década. No outono passado, terá anunciado que vai deixar o cargo no próximo verão, depois do Brexit.

Enquanto não abandona o púlpito, Bercow ganha terreno, tendo-se tornado numa estrela internacional. Aliás, é tão conhecido que uma estação televisiva francesa nomeou-o recentemente como “o europeu da semana“.

A voz que tinge a “ordem” com sotaque britânico, carrega também sobre os ombros algumas polémicas. Quando abraçou a Câmara dos Comuns, Bercow deixou de poder estar associado a qualquer partido e obrigado a manter-se neutro nos tópicos políticos.

No entanto, é várias vezes acusado de não cumprir com esta última regra, especialmente no que toca ao assunto do Brexit. Em 2016, Bercow assumiu que votou para “ficar” na União Europeia, mas garantiu que, após a decisão, não defenderia qualquer um dos lados.

Segundo o diário, os conservadores relembraram até que o automóvel de John Bercow tem um autocolante que diz “Bollocks to Brexit” (“que se lixe o Brexit”).

“O autocolante em questão está no para-brisas do carro da minha esposa”, esclareceu o presidente da Câmara dos Comuns, acrescentando que a esposa tem o direito de expressar o seu ponto de vista “e é o fim do assunto”.

LM, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Luxemburgo 0-2 Portugal | Campeão marca presença no Euro

Portugal venceu o Luxemburgo por 2-0 e apurou-se para a fase final do Euro2020 – a 11ª presença consecutiva da turma das “quinas” em fases finais de grandes competições. Num encontro mal jogado, em parte pelas …

Hologramas e outras tecnologias podem ajudar a combater incêndios florestais

Portugal continua a ser assombrado pela destruição sem precedentes dos incêndios florestais. Agora é a hora de aproveitar as nossas ferramentas tecnológicas e encontrar maneiras inovadoras de ajudar a aliviar o problema e também evitar …

Pombos estão a perder dedos ou patas por causa da poluição

Basta passar algum tempo na praça de uma cidade para ver que alguns pombos têm patas feridas ou dedos em falta. Embora possamos pensar que isto é causado por algum vírus ou pelos eventuais desentendimentos …

Descoberto no Japão fóssil de pássaro com 120 milhões de anos

O fóssil de um pássaro do Cretáceo recentemente descoberto no Japão pode levar os cientistas a repensarem alguns detalhes sobre a evolução do voo. Há cerca de 120 milhões de anos, um pássaro com o tamanho …

Irão corta acesso à Internet após protestos contra a subida do preço da gasolina

O Irão cortou o acesso à internet no sábado, após os protestos contra o aumento do preço da gasolina, que provocaram fortes confrontos entre manifestantes e forças de segurança. O Irão cortou o acesso à internet …

A maior parte das Testemunhas de Jeová não apresenta queixa em caso de abuso sexual. Mas uma nova lei pode alterar essa realidade

Em casos de abuso sexual dentro organização religiosa Testemunhas de Jeová, a maior parte das vítimas não acusa os agressores por receio de serem excluídas, revelou um artigo da Vice. Agora, uma nova lei norte-americana, …

Hong Kong. Agente atingido por flecha e operação policial reforçada com canhão de água

Um polícia foi atingido numa perna por uma flecha lançada por manifestantes antigovernamentais e pró-democracia, informaram as forças de segurança, que reforçaram a operação no local com um canhão de água. Um polícia foi atingido …

Príncipe André nega ter abusado sexualmente de jovem de 17 anos

O príncipe André, filho de Isabel I, é acusado de ter abusado sexualmente de Virginia Giuffre, uma jovem que na altura tinha 17 anos. O caso remonta ao dia 10 de março de 2001 e, este …

FC Porto tira pão da boca ao Sporting ao desviar central brasileiro

Os 'dragões' podem estar perto de chegar a acordo para a transferência de Gustavo Henrique. O central do Santos estava em negociações com o Sporting, mas uma forte investida do FC Porto, pode ter mudado …

Será que os cães conseguem farejar uma gravidez?

Já ouvimos falar de cães a farejar bombas e de cães a farejar cancro. E quanto à gravidez, o que poderá o nariz de um cão dizer? Há várias mulheres grávidas a relatar que o cão …