/

Países Baixos suspendem adoções internacionais após casos de tráfico de menores

Pexels

Os Países Baixos suspenderam as adoções internacionais depois de uma comissão do Governo ter descoberto que algumas crianças tinham sido raptadas ou compradas aos seus pais biológicos.

O anúncio da proibição temporária das adoções internacionais foi feito esta segunda-feira pelo ministro da Proteção Legal, Sander Dekker, de acordo com o Deutsche Welle.

Um número crescente de filhos adultos adotados descobriu que os seus documentos de nascimento tinham desaparecido ou foram falsificados ou que as suas adoções foram ilegais.

Esta situação levou à constituição de uma comissão, que examinou casos de Bangladesh, Brasil, Colômbia, Indonésia e Sri Lanka de 1967 a 1998, mas concluiu que o abuso ocorreu muito antes e depois desse período.

Segundo as descobertas da comissão, algumas crianças adotadas através de intermediários foram roubadas ou compradas aos seus pais biológicos sob pressão económica numa altura de pobreza.

O Governo holandês já estava ciente dos abusos no final da década de 1960 e, em vários casos, funcionários do Governo estavam “envolvidos em abusos de adoção”, segundo o jornal holandês De Telegraaf.

Cerca de 40 mil crianças de 80 países foram adotadas na metade do século passado por pais holandeses.

Estas descobertas levaram a comissão do Governo holandês a anunciar que iria congelar as adoções “imediatamente” porque o sistema nacional de adoção estrangeira permanece suscetível a fraude e abuso “até hoje”. 

Numa carta, Dekker disse que “entendeu que isto será doloroso para algumas pessoas, mas não nos esqueçamos, estamos a proteger as crianças e os seus pais biológicos”. O ministro pediu também desculpa aos filhos adotivos, pais adotivos e pais biológicos que foram prejudicados pela prática.

Segundo Dekker, apesar das reformas recentes, “ainda há muita coisa fora da nossa vista” em alguns países estrangeiros.

Dekker disse que caberá ao próximo Governo decidir se renovará as práticas de adoção estrangeira que não acarretem abusos.

O governo do primeiro-ministro Mark Rutte renunciou no mês passado devido a um escândalo de fraude no bem-estar infantil, mas continua no cargo de zelador para enfrentar a pandemia até as eleições parlamentares de março.

Maria Campos, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.