Países Baixos suspendem adoções internacionais após casos de tráfico de menores

Os Países Baixos suspenderam as adoções internacionais depois de uma comissão do Governo ter descoberto que algumas crianças tinham sido raptadas ou compradas aos seus pais biológicos.

O anúncio da proibição temporária das adoções internacionais foi feito esta segunda-feira pelo ministro da Proteção Legal, Sander Dekker, de acordo com o Deutsche Welle.

Um número crescente de filhos adultos adotados descobriu que os seus documentos de nascimento tinham desaparecido ou foram falsificados ou que as suas adoções foram ilegais.

Esta situação levou à constituição de uma comissão, que examinou casos de Bangladesh, Brasil, Colômbia, Indonésia e Sri Lanka de 1967 a 1998, mas concluiu que o abuso ocorreu muito antes e depois desse período.

Segundo as descobertas da comissão, algumas crianças adotadas através de intermediários foram roubadas ou compradas aos seus pais biológicos sob pressão económica numa altura de pobreza.

O Governo holandês já estava ciente dos abusos no final da década de 1960 e, em vários casos, funcionários do Governo estavam “envolvidos em abusos de adoção”, segundo o jornal holandês De Telegraaf.

Cerca de 40 mil crianças de 80 países foram adotadas na metade do século passado por pais holandeses.

Estas descobertas levaram a comissão do Governo holandês a anunciar que iria congelar as adoções “imediatamente” porque o sistema nacional de adoção estrangeira permanece suscetível a fraude e abuso “até hoje”. 

Numa carta, Dekker disse que “entendeu que isto será doloroso para algumas pessoas, mas não nos esqueçamos, estamos a proteger as crianças e os seus pais biológicos”. O ministro pediu também desculpa aos filhos adotivos, pais adotivos e pais biológicos que foram prejudicados pela prática.

Segundo Dekker, apesar das reformas recentes, “ainda há muita coisa fora da nossa vista” em alguns países estrangeiros.

Dekker disse que caberá ao próximo Governo decidir se renovará as práticas de adoção estrangeira que não acarretem abusos.

O governo do primeiro-ministro Mark Rutte renunciou no mês passado devido a um escândalo de fraude no bem-estar infantil, mas continua no cargo de zelador para enfrentar a pandemia até as eleições parlamentares de março.

  Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Descobertos antigos vestígios de vida envoltos em rubi com 2,5 mil milhões de anos

Um equipa de investigadores da Universidade de Waterloo descobriu resíduo de carbono que já foi uma vida antiga. Estava envolto num rubi com 2,5 mil milhões de anos. Ao analisar algumas das pedras preciosas coloridas mais …

O Sistema Solar pode estar cercado por um túnel magnético

O Sistema Solar pode estar rodeado por um túnel magnético. Cientistas sugerem que as estruturas brilhantes, em lados opostos do céu, estejam interligadas à nossa volta, a 350 anos-luz de distância. Jennifer West, investigadora do Instituto …

O volátil, inóspito e sufocante Vénus pode afinal ter oceanos de água debaixo da crosta

Devido à elevada temperatura da atmosfera de Vénus, caso a crosta se abrisse, os oceanos de água transformar-se-iam imediatamente em vapor. Conhecido por ser um planeta com uma atmosfera quente e sufocante de dióxido de carbono …

Mais de mil ovelhas e cabras tomaram conta das ruas de Madrid (por um bom motivo)

Mais de mil ovelhas e cabras encheram as ruas de Madrid, este domingo, a propósito do tradicional Festival da Transumância, que foi cancelado no ano passado devido à pandemia da covid-19. De acordo com a agência …

Crise de abastecimento provoca escassez de camisolas de Natal

Na próxima época natalícia, os Estados Unidos podem enfrentar uma escassez de Ugly Sweaters, causada pela crise mundial dos transportes marítimos. As Ugly Sweaters são as típicas camisolas de Natal - por norma, coloridas e com …

Erupção de La Palma. Cães salvos por um grupo misterioso

Um grupo misterioso - que se auto-denomina A-Team - afirma ter resgatado vários animais "presos" devido à erupção do vulcão Cumbre Vieja em La Palma, nas Canárias. De acordo com o jornal britânico The Guardian, as …

Alec Baldwin

Assistente que entregou arma a Alec Baldwin já teria tido práticas inseguras

Uma fabricante de adereços disse que, no passado, já tinha mostrado preocupação com o facto de o assistente de realização ter protagonizado situações inseguras. No fim-de-semana, um documento judicial obtido pela CNN mostrou que a arma …

Metade dos chefes de equipa da Urgência do Hospital de Braga demitiu-se em bloco

Uma dezena de chefes de equipa da Urgência do Hospital de Braga demitiu-se esta segunda-feira, em protesto contra a falta de condições de trabalho e o "desinvestimento" no Serviço Nacional de Saúde. Contactada pela agência Lusa, …

Primeiro-ministro da Polónia acusa UE de ter "arma apontada à cabeça" do país

O primeiro-ministro polaco acusou a União Europeia (UE), esta segunda-feira, de "ter uma arma pontada à cabeça" da Polónia, ao exigir que Varsóvia reveja as reformas judiciais, ameaçando-a com sanções. Numa entrevista publicada pelo Financial Times, …

Carlos César acusa BE e PCP de terem preferido "jogos de poder"

O presidente do PS acusou, esta segunda-feira, os partidos de esquerda de terem preferido "os jogos de poder", no seguimento do anúncio de ambos do voto contra o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). "BE e …