País sob aviso laranja e amarelo hoje e terça-feira

Kenneth Allen / Wikimedia

-

Quase todo o país está hoje e terça-feira sob aviso laranja e amarelo devido à previsão de agitação marítima, com ondas até 7 metros, vento e chuva forte, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo o IPMA, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro estão sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, entre as 8h e as 21h desta segunda-feira, com ondas de 5 a 7 metros, diminuindo depois gradualmente a altura. Estes distritos vão passar a aviso amarelo entre as 21h e as 23h59 de terça-feira, o segundo menos grave de uma escala de quatro.

Devido à queda de neve acima dos 600 metros, também os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda e Castelo Branco estão hoje sob aviso amarelo , que vai estar em vigor vigor até às 18h de hoje.

O IPMA colocou também todos os distritos de Portugal continental e o grupo Ocidental dos Açores (Flores e Corvo) sob aviso amarelo até ao final do dia de terça-feira por causa do vento forte, prevendo vento de noroeste, passando a sudoeste, com rajadas da ordem dos 100 quilómetros/hora nas terras altas.

A Madeira vai estar também sob aviso laranja até às 12h de hoje, passando depois a amarelo por causa da agitação marítima, estando previstas ondas de noroeste, com 5 a 6 metros, passando a vagas de noroeste, com 4 a 5 metros.

Agravamento no interior

O mau tempo que se fez sentir no fim de semana causou estragos avultados em vários distritos, pequenas inundações, acidentes de viação e queda de árvores.

Hoje de manhã, a agitação marítima, o vento e a chuva forte diminuíram de intensidade, mas está previsto um novo agravamento do estado do tempo a partir da meia-noite de terça-feira.

Apesar do desagravamento do estado do tempo, a meteorologia prevê, a partir da meia-noite de terça-feira, chuva e vento forte a norte do sistema Montejunto-Estrela, no litoral e nas terras altas.

No que diz respeito à agitação marítima, na terça-feira, o IPMA não prevê agravamento, devendo ser emitido um aviso amarelo, com ondas de 4 a 5 metros.

aviso laranja significa uma situação meteorológica de risco moderado a elevado, enquanto o amarelo implica situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Mais cinco mortes e 713 casos confirmados em Portugal

Portugal registou, este sábado, mais cinco mortes e 713 casos confirmados de covid-19, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Este sábado registaram-se mais cinco mortes e 713 novos casos …

Dirigente da Huawei detida no Canadá pode voltar à China após acordo com EUA

A justiça dos EUA aceitou hoje o acordo entre o Departamento da Justiça e a Huawei, que vai permitir à filha do fundador e diretora financeira do conglomerado chinês de telecomunicações regressar à China. Uma juíza …

Depois do coro de críticas, brasões da Praça do Império passam do jardim para a calçada

Os brasões florais que representam as capitais de distrito e as ex-colónias portuguesas vão mesmo ser retirados da Praça do Império, em Lisboa, mas passarão a estar representados em pedra da calçada. É a solução …

Vulcão, La Palma

Aeroporto de Las Palmas inoperacional devido à acumulação de cinzas

O aeroporto de La Palma, na Ilha de Tenerife, nas Canárias, está inoperacional por acumulação de cinzas, resultante da erupção do vulcão Cumbre Vieja, informou hoje a empresa gestora dos aeroportos e do tráfego aéreo …

Siza Vieira reforça que é "trabalho" dos Bancos discutir com os clientes o reembolso das moratórias

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, reforça que cabe aos Bancos "discutir com os seus clientes que têm moratórias nos sectores mais afectados" pela pandemia o reembolso das dívidas após o fim destes mecanismos …

Domingos Soares de Oliveira de saída do Benfica

Além de João Varandas Fernandes e José Eduardo Moniz, o administrador Domingos Soares de Oliveira também não vai integrar a lista de Rui Costa para as próximas eleições. Rui Costa confirmou na terça-feira que é candidato …

Depois do Bayern, Barcelona também está atento a Luis Díaz

Luis Díaz continua a somar boas exibições e clubes interessados na sua contratação. Agora fala-se do desejo do Barcelona em contratar o colombiano em janeiro. Luis Díaz atravessa um momento de forma excecional ao serviço do …

Fuse Valley, Matosinhos

Está a nascer em Matosinhos a Silicon Valley portuguesa (e até Siza Vieira está "espantado")

O "Fuse Valley" promete ser a Silicon Valley portuguesa, em Matosinhos, num empreendimento inovador da Farfetch e da Castro Group que até deixa o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, "espantado". A abertura está prevista …

Portugal aguarda "luz verde" da EMA para avançar com terceira dose aos idosos

Portugal aguarda a autorização da Agência Europeia de Medicamentos para avançar com a administração da terceira dose da vacina contra a covid-19 a maiores de 65 anos. Com base nos resultados de dois grandes estudos científicos …

E depois de Merkel? Alemanha já sente falta da Chanceler que saiu da sombra para salvar o seu "delfim"

Angela Merkel tinha prometido ficar afastada das eleições legislativas deste domingo, na Alemanha, mas saiu da sombra para apoiar o seu "delfim", o candidato da CDU, Armin Laschet, que deverá disputar a vitória com o …