/

País sob aviso laranja e amarelo hoje e terça-feira

Kenneth Allen / Wikimedia

-

Quase todo o país está hoje e terça-feira sob aviso laranja e amarelo devido à previsão de agitação marítima, com ondas até 7 metros, vento e chuva forte, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo o IPMA, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro estão sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, entre as 8h e as 21h desta segunda-feira, com ondas de 5 a 7 metros, diminuindo depois gradualmente a altura. Estes distritos vão passar a aviso amarelo entre as 21h e as 23h59 de terça-feira, o segundo menos grave de uma escala de quatro.

Devido à queda de neve acima dos 600 metros, também os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda e Castelo Branco estão hoje sob aviso amarelo , que vai estar em vigor vigor até às 18h de hoje.

O IPMA colocou também todos os distritos de Portugal continental e o grupo Ocidental dos Açores (Flores e Corvo) sob aviso amarelo até ao final do dia de terça-feira por causa do vento forte, prevendo vento de noroeste, passando a sudoeste, com rajadas da ordem dos 100 quilómetros/hora nas terras altas.

A Madeira vai estar também sob aviso laranja até às 12h de hoje, passando depois a amarelo por causa da agitação marítima, estando previstas ondas de noroeste, com 5 a 6 metros, passando a vagas de noroeste, com 4 a 5 metros.

Agravamento no interior

O mau tempo que se fez sentir no fim de semana causou estragos avultados em vários distritos, pequenas inundações, acidentes de viação e queda de árvores.

Hoje de manhã, a agitação marítima, o vento e a chuva forte diminuíram de intensidade, mas está previsto um novo agravamento do estado do tempo a partir da meia-noite de terça-feira.

Apesar do desagravamento do estado do tempo, a meteorologia prevê, a partir da meia-noite de terça-feira, chuva e vento forte a norte do sistema Montejunto-Estrela, no litoral e nas terras altas.

No que diz respeito à agitação marítima, na terça-feira, o IPMA não prevê agravamento, devendo ser emitido um aviso amarelo, com ondas de 4 a 5 metros.

aviso laranja significa uma situação meteorológica de risco moderado a elevado, enquanto o amarelo implica situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.