Pai de aluno corre 1.200 km para angariar material para a escola

FB/O-Desporto-é-uma-escola

-

Um encarregado de educação percorreu 1.200 quilómetros e realizou dez provas para angariar material desportivo para a Escola Básica n.º 1 de Leiria, onde estuda o seu filho.

Após 12 meses de treinos e provas e 1.200 quilómetros percorridos, o projeto “O Desporto é uma escola” chegou ao fim, com a entrega de diverso material desportivo ao estabelecimento de ensino conhecido por Escola Branca.

O autor da iniciativa, Filipe Loureiro, entregou à escola, onde um dos seus filhos estuda, bolas de basquetebol, andebol, voleibol e futebol, redes para cestos de basquetebol, coletes, jogos de raquetes, jogos tradicionais, entre outro material.

Os donativos ficam à disposição da coordenação do estabelecimento de ensino para serem utilizados pelos 118 alunos.

“No fundo, iria participar nestas provas como atleta amador e achei que se pudesse fazer algo mais do que apenas ir às provas e vir para casa, seria, com certeza, positivo para alguém”, contou Filipe Loureiro à agência Lusa.

O projeto “O Desporto é uma escola” começou em janeiro de 2013, com a realização do Duatlo do Jamor. Decorreu ao longo de todo o ano, tendo terminado no dia 08 de dezembro, com a realização da 1.ª edição da Meia Maratona dos Descobrimentos.

“Pelo meio, participei e concluí dez provas de atletismo: quatro duatlos (Jamor, Lezírias, Fátima e Torres Vedras), dois triatlos (Montemor-o-Velho e Oeiras), duas provas de 10 quilómetros (Palmela e Algés) e duas meias maratonas (Ponte Vasco da Gama e CCB/Terreiro do Paço, em Lisboa)”, adiantou.

Filipe Loureiro explicou que avançou com este projeto com o objetivo de “dar continuidade a outros projetos de apoio a crianças” que sempre desenvolveu.

“Já angariei e ajudei a angariar dinheiro, brinquedos, bens alimentares, material escolar, roupas e material para crianças, quer de forma particular, bem como quando fui presidente de uma associação de pais. Também já angariei medicamentos, material escolar e roupa, sempre para crianças, para aldeias na fronteira entre Argélia e Marrocos”, revelou o encarregado de educação.

Desta vez, entendeu contactar a escola onde estuda o seu filho para saber “se tinham carências ao nível de material desportivo”. A coordenação da escola entregou-lhe “uma ‘wish list'”.

Filipe Loureiro explicou que o projeto consistiu em defender aquilo em que acredita: “esforço, dedicação, superação e entreajuda”.

“O desporto é também uma escola: ensina entreajuda, a importância da dedicação e esforço e de nos superarmos para atingirmos os nossos objetivos. Se o conseguirmos, melhor. Se não, que fiquemos com a sensação que demos tudo o que tínhamos”, sublinhou.

No decorrer da Festa de Natal da Escola Branca, foi entregue às 118 crianças parte do material desportivo angariado, numa cerimónia que contou com a presença do ex-guarda-redes Paulo Costinha, cuja empresa é uma das parceiras do projeto.

“O Desporto é uma escola” foi escolhido como exemplo de empreendedorismo social em conferências e colóquios e chegou a ser candidato ao Prémio Visão Solidária “Os nossos heróis 2013”.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Orbán diz que todos os migrantes ilegais são potenciais "bombas biológicas"

O primeiro-ministro da Hungria, o ultranacionalista Viktor Orbán, defendeu esta sexta-feira que se deve impedir a chegada de imigrantes ilegais ao país porque estes são potenciais "bombas biológicas" devido à covid-19. Conhecido pelos seus discursos contra …

Donald Trump proíbe transações com empresa chinesa detentora do TikTok

Donald Trump assinou uma ordem executiva que proíbe as transações com a ByteDance no prazo de 45 dias e o Senado já aprovou o projeto de lei que proíbe o descarregamento e utilização da aplicação. …

Preocupado com os incêndios, Marcelo admite interromper férias. Ontem foi o pior dia

O Presidente da Repúblic disse esta quinta-feira que está a acompanhar a vaga de incêndios que assola o território continental e admitiu a possibilidade de interromper as férias no Porto Santo se a situação piorar. "É …

Portugal foi o "patinho feio", mas volta a estar em contraciclo com a Europa (por bons motivos)

Portugal destaca-se agora por apresentar uma tendência de redução de novos casos de infeção pelo novo coronavírus, ao contrário de outros países europeus. Quando o novo coronavírus começou a ganhar terreno no continente europeu, Portugal foi …

Kim Jong-un insiste que a Coreia do Norte travou o vírus, mas intensifica combate à covid-19

Kim Jong-un tem repetido várias vezes que a Coreia do norte "travou o vírus maligno", mas o reforço das medidas de combate à covid-19 e a canalização urgente de material médico e alimentos para Kaesong …

Novo Banco tinha autorização de Bruxelas para financiar venda de imóveis

A DG Comp da Comissão Europeia autorizou o Novo Banco a conceder crédito aos compradores do imobiliário vendido pela instituição. Quando o Novo Banco foi constituído, o acordo assinado entre a Direção Geral da Concorrência europeia …

Quase cinco meses depois, a Champions está de volta

A Liga dos Campeões é retomada esta sexta-feira, quase cinco meses depois da suspensão devido à pandemia de covid-19. Suspensa logo depois do jogo Leipzig-Tottenham, disputado a 11 de março, a prova milionária está de regresso …

Segunda vaga de covid-19 pode levar o desemprego aos 17,6%

Caso haja uma segunda vaga da pandemia de covid-19 em Portugal, a consultora EY estima que a taxa de desemprego possa atingir os 17,6% no final do ano. De acordo com a quarta edição do "Caderno …

Juan Carlos estará num luxuoso hotel nos Emirados Árabes Unidos

O rei emérito espanhol, Juan Carlos I, que deixou no passado fim-de-semana o país sob suspeitas de corrupção, estará hospedado num luxuoso hotel nos Emirados Árabes Unidos, de acordo com o jornal espanhol ABC, que …

Diogo Leite a caminho do Valência. Acordo está quase fechado

O defesa-central do FC Porto está na porta de saída do clube azul e branco. O acordo com o Valência está quase fechado. De acordo com o jornal Record, que cita o jornal espanhol Super Deporte, …