Pai de aluno corre 1.200 km para angariar material para a escola

FB/O-Desporto-é-uma-escola

-

Um encarregado de educação percorreu 1.200 quilómetros e realizou dez provas para angariar material desportivo para a Escola Básica n.º 1 de Leiria, onde estuda o seu filho.

Após 12 meses de treinos e provas e 1.200 quilómetros percorridos, o projeto “O Desporto é uma escola” chegou ao fim, com a entrega de diverso material desportivo ao estabelecimento de ensino conhecido por Escola Branca.

O autor da iniciativa, Filipe Loureiro, entregou à escola, onde um dos seus filhos estuda, bolas de basquetebol, andebol, voleibol e futebol, redes para cestos de basquetebol, coletes, jogos de raquetes, jogos tradicionais, entre outro material.

Os donativos ficam à disposição da coordenação do estabelecimento de ensino para serem utilizados pelos 118 alunos.

“No fundo, iria participar nestas provas como atleta amador e achei que se pudesse fazer algo mais do que apenas ir às provas e vir para casa, seria, com certeza, positivo para alguém”, contou Filipe Loureiro à agência Lusa.

O projeto “O Desporto é uma escola” começou em janeiro de 2013, com a realização do Duatlo do Jamor. Decorreu ao longo de todo o ano, tendo terminado no dia 08 de dezembro, com a realização da 1.ª edição da Meia Maratona dos Descobrimentos.

“Pelo meio, participei e concluí dez provas de atletismo: quatro duatlos (Jamor, Lezírias, Fátima e Torres Vedras), dois triatlos (Montemor-o-Velho e Oeiras), duas provas de 10 quilómetros (Palmela e Algés) e duas meias maratonas (Ponte Vasco da Gama e CCB/Terreiro do Paço, em Lisboa)”, adiantou.

Filipe Loureiro explicou que avançou com este projeto com o objetivo de “dar continuidade a outros projetos de apoio a crianças” que sempre desenvolveu.

“Já angariei e ajudei a angariar dinheiro, brinquedos, bens alimentares, material escolar, roupas e material para crianças, quer de forma particular, bem como quando fui presidente de uma associação de pais. Também já angariei medicamentos, material escolar e roupa, sempre para crianças, para aldeias na fronteira entre Argélia e Marrocos”, revelou o encarregado de educação.

Desta vez, entendeu contactar a escola onde estuda o seu filho para saber “se tinham carências ao nível de material desportivo”. A coordenação da escola entregou-lhe “uma ‘wish list'”.

Filipe Loureiro explicou que o projeto consistiu em defender aquilo em que acredita: “esforço, dedicação, superação e entreajuda”.

“O desporto é também uma escola: ensina entreajuda, a importância da dedicação e esforço e de nos superarmos para atingirmos os nossos objetivos. Se o conseguirmos, melhor. Se não, que fiquemos com a sensação que demos tudo o que tínhamos”, sublinhou.

No decorrer da Festa de Natal da Escola Branca, foi entregue às 118 crianças parte do material desportivo angariado, numa cerimónia que contou com a presença do ex-guarda-redes Paulo Costinha, cuja empresa é uma das parceiras do projeto.

“O Desporto é uma escola” foi escolhido como exemplo de empreendedorismo social em conferências e colóquios e chegou a ser candidato ao Prémio Visão Solidária “Os nossos heróis 2013”.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Banco Montepio passa de lucros a prejuízos de 15,9 milhões no primeiro trimestre

O Banco Montepio registou prejuízos de 15,9 milhões de euros no primeiro trimestre deste ano em comparação com lucros de 5,4 milhões no mesmo período do ano passado, foi divulgado esta sexta-feira ao mercado. De acordo …

Aviso da PSP a negar festejos em Alvalade andou “perdido” na CML. Medina sacode responsabilidades

O Sindicato dos Oficiais da PSP garante que município foi “redundantemente alertado” para entendimento de que devia ser recusada colocação de ecrãs gigantes junto a Alvalade. Contudo, a autarquia diz não ter informado os promotores …

Metrópole no Camboja medieval. Estudo mostra quantas pessoas viveram no Império de Angkor

Um novo estudo arqueológico mostra quantas pessoas viveram no antigo Império de Angkor ao longo do tempo. A população era comparável à da Roma antiga. Quão grandes eram as antigas cidades? No seu auge, há cerca …

Prazo para limpar terrenos termina hoje. Proprietários voltam a arriscar coimas

O prazo para a limpeza de terrenos florestais termina hoje, após ter sido prorrogado devido à pandemia e às condições climatéricas, pelo que os proprietários em incumprimento ficam sujeitos a contraordenações, com coimas entre 280 …

Entre indiretas a Rui Moreira e farpas a Costa, Rio acusa PS de ter desistido de ganhar o Porto

O Presidente do PSD participou na apresentação da candidatura de Vladimiro Feliz, que considera "competente" e "trabalhador" à Câmara do Porto. Por outro lado, Rio usou a ocasião para acusar o PS de ir a …

Cientistas descobrem o segredo das pessoas que vivem mais de 105 anos

Uma equipa de investigadores descobriu que os idosos que vivem mais de 105 anos tendem a possuir uma base genética única que torna os seus corpos mais eficazes na reparação de ADN. Esta é a primeira …

Quem já teve covid-19 pode agendar vacina em junho. No verão, vacinados podem vir a deixar máscara

Os doentes recuperados há mais de seis meses de infeção por SARS-CoV-2 vão poder marcar a sua vacinação através do portal de auto-agendamento a partir da primeira semana de junho, confirmou fonte da task force …

Governo aprova 11 milhões de euros para SIRESP de indemnização compensatória

A indemnização compensatória foi aprovada no dia em que o Presidente da República promulgou o decreto-lei que define o modelo transitório de gestão, operação, manutenção, modernização e ampliação da rede de comunicações do Estado SIRESP. O …

Tal como os humanos, há animais que podem sofrer ataques cardíacos (mas é raro)

Todos os dias milhões de pessoas no mundo são vítimas de ataques cardíacos. Mas será possível que também os animais possam passar por isto? Um ataque cardíaco ocorre quando um vaso sanguíneo que distribui sangue oxigenado …

Antigos corais revelam terramoto em "câmara lenta". Durou 32 anos

Uma equipa de investigadores descobriu um terramoto em "câmara lenta" que durou 32 anos - o mais lento já registado. O sismo levou eventualmente ao catastrófico terramoto de Sumatra em 1861. Terramotos de "câmara lenta" ou …