Pai de aluno corre 1.200 km para angariar material para a escola

FB/O-Desporto-é-uma-escola

-

Um encarregado de educação percorreu 1.200 quilómetros e realizou dez provas para angariar material desportivo para a Escola Básica n.º 1 de Leiria, onde estuda o seu filho.

Após 12 meses de treinos e provas e 1.200 quilómetros percorridos, o projeto “O Desporto é uma escola” chegou ao fim, com a entrega de diverso material desportivo ao estabelecimento de ensino conhecido por Escola Branca.

O autor da iniciativa, Filipe Loureiro, entregou à escola, onde um dos seus filhos estuda, bolas de basquetebol, andebol, voleibol e futebol, redes para cestos de basquetebol, coletes, jogos de raquetes, jogos tradicionais, entre outro material.

Os donativos ficam à disposição da coordenação do estabelecimento de ensino para serem utilizados pelos 118 alunos.

“No fundo, iria participar nestas provas como atleta amador e achei que se pudesse fazer algo mais do que apenas ir às provas e vir para casa, seria, com certeza, positivo para alguém”, contou Filipe Loureiro à agência Lusa.

O projeto “O Desporto é uma escola” começou em janeiro de 2013, com a realização do Duatlo do Jamor. Decorreu ao longo de todo o ano, tendo terminado no dia 08 de dezembro, com a realização da 1.ª edição da Meia Maratona dos Descobrimentos.

“Pelo meio, participei e concluí dez provas de atletismo: quatro duatlos (Jamor, Lezírias, Fátima e Torres Vedras), dois triatlos (Montemor-o-Velho e Oeiras), duas provas de 10 quilómetros (Palmela e Algés) e duas meias maratonas (Ponte Vasco da Gama e CCB/Terreiro do Paço, em Lisboa)”, adiantou.

Filipe Loureiro explicou que avançou com este projeto com o objetivo de “dar continuidade a outros projetos de apoio a crianças” que sempre desenvolveu.

“Já angariei e ajudei a angariar dinheiro, brinquedos, bens alimentares, material escolar, roupas e material para crianças, quer de forma particular, bem como quando fui presidente de uma associação de pais. Também já angariei medicamentos, material escolar e roupa, sempre para crianças, para aldeias na fronteira entre Argélia e Marrocos”, revelou o encarregado de educação.

Desta vez, entendeu contactar a escola onde estuda o seu filho para saber “se tinham carências ao nível de material desportivo”. A coordenação da escola entregou-lhe “uma ‘wish list'”.

Filipe Loureiro explicou que o projeto consistiu em defender aquilo em que acredita: “esforço, dedicação, superação e entreajuda”.

“O desporto é também uma escola: ensina entreajuda, a importância da dedicação e esforço e de nos superarmos para atingirmos os nossos objetivos. Se o conseguirmos, melhor. Se não, que fiquemos com a sensação que demos tudo o que tínhamos”, sublinhou.

No decorrer da Festa de Natal da Escola Branca, foi entregue às 118 crianças parte do material desportivo angariado, numa cerimónia que contou com a presença do ex-guarda-redes Paulo Costinha, cuja empresa é uma das parceiras do projeto.

“O Desporto é uma escola” foi escolhido como exemplo de empreendedorismo social em conferências e colóquios e chegou a ser candidato ao Prémio Visão Solidária “Os nossos heróis 2013”.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Autarquias têm mais um ano para preparar descentralização

O Governo decidiu dar mais tempo às autarquias para estas se prepararem para a descentralização. O prazo passa para o primeiro trimestre de 2022. Segundo avançou o Jornal de Notícias, citado pelo ECO, após críticas aos …

Sá Fernandes ponderou sair do Livre (e apoia eventual candidatura de Ana Gomes a Belém)

Na sua primeira grande entrevista após o caso Joacine, Ricardo Sá Fernandes, dirigente do Livre, revelou ao Observador que ponderou sair do partido e admitiu apoiar uma possível candidatura da ex-eurodeputada socialista Ana Gomes às …

Medina diz desconhecer caso do alegado falso engenheiro

O presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, disse esta quarta-feira que não ter informação sobre o alegado falso engenheiro da empresa Tanagra, com quem a autarquia celebrou vários contratos para obras públicas. A TVI noticiou …

Parlamento debate fim das comissões bancárias no MB Way e nas prestações da casa

O Parlamento debate esta quinta-feira projetos do BE, do PCP, do PS, do PAN e do PSD sobre limitação e proibição de comissões bancárias, tendo os bloquistas, que agendaram esta discussão, expectativa de que os …

Castração química. Bloco de Esquerda é contra veto a projeto de lei do Chega (e explica porquê)

A Comissão Parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias considerou que o projeto de lei do Chega "não preenche os requisitos do ponto de vista constitucional". O Bloco de Esquerda votou contra e explicou …

Estado pode deixar de ganhar dinheiro com empréstimo ao Novo Banco

Atualmente, o Fundo de Resolução paga juros de 2% e 1,38% pelos empréstimos contraídos junto do Estado para financiar as medidas de resolução do BES e do Banif, respetivamente. Porém, esse valor pode descer para …

Equipa de campanha de Trump processa The New York Times por difamação

A equipa de campanha de Donald Trump processou o The New York Times. Em causa está um artigo publicado em março do ano passado. A equipa de campanha de Donald Trump alega que o jornal publicou, …

Enfermeiros que deixem de ser chefes regressam ao início da carreira

Há enfermeiros que regressaram ao início de carreira depois de terem abandonado as suas funções de chefia, revela o jornal Público. Tal como escreve o matutino, que avança a notícia esta quinta-feira, para que estes …

"Ronaldo foi abandonado pela equipa". Imprensa italiana arrasa Juve e elogia CR7

O Lyon tirou partido do fator casa e surpreendeu a octocampeã italiana, Juventus, em França, e ganhou esta quarta-feira uma vantagem importante - embora ténue - na eliminatória com os bianconeri para a Liga dos …

Costa desaconselha viagens de finalistas. Associação de pais diz que "não vale o risco"

O primeiro-ministro, António Costa, admitiu esta quinta-feira que Portugal acabará por ter casos de coronavírus "mais cedo ou mais tarde". No entender líder do Executivo, que falava aos jornalistas em Bragança à margem da primeira …