Pai da bateria de lítio cria modelo mais seguro e com triplo da capacidade

nationalmedals.org

O inventor da bateria de lítio, John B. Goodenough

O inventor da bateria de lítio, John B. Goodenough

O inventor das baterias de lítio está em mãos com um projeto que pode vir a revolucionar o mercado: uma bateria com o triplo da capacidade de armazenamento e que pode ser carregada em apenas poucos minutos.

Já ouviu falar de John Goodenough? Provavelmente não, mas este é o nome do responsável por uma das invenções mais úteis dos tempos modernos, a bateria de iões de lítio.

Agora, parece que o inventor está a desenvolver um novo projeto: uma bateria mais segura, com maior vida útil e capaz de recarregar em poucos minutos.

Goodenough está a trabalhar com investigadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, para criar uma nova bateria, também baseada em iões de lítio, mas com uma tecnologia em estado sólido.

O inventor, atualmente com 94 anos de idade, afirma que a equipa esteve a trabalhar nesta inovação durante os últimos dois anos.

De acordo com a equipa de investigadores, esta nova bateria tem uma capacidade triplicada de armazenamento e pode ser carregada numa questão de minutos.

Para Goodenough, a nova tecnologia e aspetos como o custo, a segurança, a densidade energética, as taxas de recarga e descarga, bem como a vida útil, são críticas para os futuros aparelhos com baterias – desde smartphones mais potentes até carros elétricos.

“Nós acreditamos que a nossa descoberta resolve muitos dos problemas que são inerentes às baterias feitas hoje em dia”, afirmou.

A inovação de Goodenough e da sua equipa usa eletrólitos de vidro, em vez de líquido de ião de lítio, o que faz com que as baterias sejam mais seguras e previne o risco destas incendiarem. Além disso, também permite que possam trabalhar em temperaturas mais baixas, abaixo dos zero grau Celsius.

O próximo passo é levar esta tecnologia a fabricantes de baterias, não só para testar o novo modelo como também para ver a sua viabilidade de entrar futuramente no mercado.

Fique a conhecer melhor o percurso do inventor:

ZAP // Canal Tech

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Então e a universidade do Porto? não conta? apenas conta a universidade do Texas e o sr. John Goodenough?!
    Que eu saiba esta nova bateria é uma investigação conjunta da universidade do Porto, Portugal, e a universidade do Texas.

  2. Inacreditável esta notícia. Tudo começa na Universidade do Porto, pela Maria Helena Braga.
    Vejam http://newatlas.com/john-goodenough-solid-state-battery/48247/ onde aparece mais detalhe e em http://spectrum.ieee.org/energywise/energy/renewables/does-new-glass-battery-accelerate-the-end-of-oil onde se comprova que a Maria Helena Braga é a co-inventora. Típico do n/ portugalinho: ignorar tudo o que é nacional e promover tudo o que tem bandeira dos EUA.

RESPONDER

Espanha vai tentar exumar 31 corpos que se encontram no Vale dos Caídos

As autoridades espanholas vão tentar exumar 31 dos milhares de corpos de pessoas enterradas no Vale dos Caídos, um grande mausoléu onde esteve enterrado o ditador Francisco Franco até ao mês passado. Segundo a agência Associated …

Holanda reduz velocidade máxima nas autoestradas em prol da qualidade do ar (e deixa o primeiro-ministro "muito infeliz")

O Governo holandês vai baixar os limites de velocidade nas autoestradas do país para travar as emissões de monóxido de nitrogénio, que contribui para a degradação da camada de ozono. O primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, anunciou …

Facebook para iOS utiliza câmara do iPhone sem que o utilizador note

Há um erro na aplicação do Facebook para iOS - sistema operativo do iPhone - que liga a câmara do telemóvel sem que o utilizador se aperceba quando este faz scrool no feed de …

Tesla vai abrir a sua primeira fábrica na Europa

O construtor de carros elétricos Tesla vai abrir uma fábrica nos arredores de Berlim, anunciou o presidente executivo da empresa, Elon Musk, na terça-feira à noite ao receber um prémio na capital alemã. “Tenho uma informação …

Continental vai contratar 300 engenheiros para o Porto

A Continental vai instalar no Porto um centro de desenvolvimento de tecnologias que poderá empregar "cerca de 300 engenheiros" e apoiará o desenvolvimento de soluções para veículos elétricos, condução autónoma e cibersegurança, anunciou esta quarta-feira …

Comissão Europeia aprova comercialização da primeira vacina para o Ébola

A Comissão Europeia anunciou no início da semana que concedeu uma autorização para a comercialização da primeira vacina contra o Ébola, designada Ervebo e produzida pela farmacêutica Merck. A vacina estava a ser produzida desde o …

Facebook lança o seu próprio MB Way

O Facebook lançou nos Estados Unidos uma nova funcionalidade para facilitar pagamentos através das quatro principais aplicações do grupo, que é semelhante ao funcionamento das transações com o MB Way. Em comunicado, Deborah Liu, responsável do …

O dilema dos chumbos, o "engano" de Ventura e o "falso liberal". O primeiro debate aqueceu

O primeiro debate quinzenal da legislatura arrancou esta quarta-feira e ficou marcado pelas retenções até ao 9.º ano - Chumba ou não chumba?, quis saber a direita, bem como pelo aumento do salário mínimo nacional …

Sondagem europeia defende tratado internacional que proíba "robôs assassinos"

Quase três em cada quatro pessoas querem que o seu governo colabore com outros países para proibir sistemas letais de armas autónomas. A organização não-governamental Human Rights Watch (HRW) divulgou esta quarta-feira os resultados de uma …

Pentágono está a criar bactérias que detetam explosivos no subsolo

O Pentágono, em conjunto com a empresa de defesa Raytheon, está a desenvolver um sistema capaz de produzir bactérias geneticamente modificadas no subsolo, com o objetivo de detetar explosivos no subsolo. Neste projeto, iniciado pela Agência …