Site de Alexeï Navalny bloqueado pelas autoridades

varfolomeev / Flickr

Alexeï Navalny está impedido de concorrer às próximas eleições presidenciais na Rússia.

O acesso ao site do opositor Navalny foi, esta quinta-feira, bloqueado por ordem da autoridade russa de controlo da comunicação social.

Esta quinta-feira, o acesso ao site do opositor do Kremlin Alexeï Navalny foi bloqueado por ordem da autoridade russa de controlo da comunicação social, a pedido de um multimilionário alvo recente de uma investigação sua.

O bloqueio do site de Navalny ocorreu menos de uma semana após a publicação de um vídeo no qual acusa o vice-primeiro-ministro russo, Sergei Prikhodko, de beneficiar da generosidade do multimilionário Oleg Deripaska. O site continua acessível através de alguns servidores, mas a situação é temporária.

O multimilionário Deripaska exigiu, de seguida, que todas as informações relativas à sua vida privada fossem retiradas da internet e da comunicação social que fez cobertura do caso. Em causa estava, por exemplo, um vídeo no qual aparecia com um homem parecido com Prikhodko no seu iate.

Num e-mail enviado à AFP, um porta-voz do magnata russo precisou esta quinta-feira que “o pedido do senhor Deripaska visa proteger o seu direito à vida privada e não tem nada que ver com qualquer combate político entre o senhor Navalny e os seus opositores”.

“Não tendo sido a fonte principal da fuga de informações privadas, o senhor Navalny não é parte envolvida neste caso. Além disso, a queixa não o impede de realizar a sua própria investigação, na condição de não utilizar informações pessoais do senhor Deripaska”, acrescentou o porta-voz.

Alexeï Navalny escreveu ter recebido no sábado um aviso da autoridade russa de controlo da comunicação social, Roskomnadzor, convidando-o a “suprimir” todo o conteúdo do seu blog, registado como “site contendo informações cuja difusão na Rússia é proibida”.

A Roskomnadzor tinha confirmado junto das agências noticiosas russas que uma “decisão de um tribunal russo a obrigava a tomar medidas para bloquear o acesso à informação divulgada” pelo site de Navalny.

Dois vídeos que constituem elementos-chave da investigação de Navalny desapareceram, na quarta-feira à noite, do Instagram, onde tinham sido originalmente publicados.

O bloqueio da página de Alexeï Navalny acontece quando falta pouco mais de um mês para as eleições presidenciais, agendadas para 18 de março, das quais foi afastado pela Comissão Eleitoral devido a uma condenação judicial que denunciou como fabricada, passando a apelar ao boicote do escrutínio.

A 28 de janeiro, alguns milhares de russos, dos quais mais de 4.000 em Moscovo, responderam à sua convocatória e saíram à rua para protestar. Quase 300 pessoas foram detidas, entre as quais o próprio Navalny, segundo a organização não-governamental russa OVD-Info.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.