Paga-se cada vez mais para ter o dinheiro no banco

Os Bancos cobram cada vez mais dinheiro pela manutenção de contas básicas, tendo os preços disparado em cerca de 60% desde 2007.

Segundo dados de um estudo da DECO, que a associação de defesa do consumidor vai divulgar esta semana, e que é antecipado pelo DN, guardar dinheiro no banco está 60% mais caro do que que antes da crise.

A associação analisou 71 contas em vários bancos que actuam em Portugal e constata que, “numa utilização básica, a evolução do custo com uma conta subiu 60%” desde 2007, conforme cita o referido jornal.

“Por quase tudo aquilo que já pagava ao banco em 2007, antes de a última crise ter invadido o país, agora paga-se ainda mais”, refere Nuno Rico, da DECO, em declarações divulgadas pelo diário.

O custo de ter uma conta no banco, com tudo o que envolve desde os cartões à manutenção, ronda hoje em média os cem euros“, acrescenta Nuno Rico.

Nos últimos anos, a Banca tem procurado compensar as perdas resultantes da crise e das limitações impostas pela União Europeia, nomeadamente no domínio das taxas cobradas sobre os terminais multibanco.

Assim, aumentaram os preços com as várias comissões que os bancos cobram aos seus clientes, nomeadamente pela abertura e manutenção de contas.

Os bancos também aumentaram os preços dos cartões multibanco, tendo-se verificado desde 2007 um disparo de 123% nos preços, constata o estudo da DECO.

A associação já tinha concluído que ter dinheiro no banco dá prejuízo.

A Associação Portuguesa de Bancos, APB, não comenta directamente as conclusões da DECO, mas destaca que “os valores apresentados nos preçários das instituições são tectos“.

Como tal, diz a APB, “podem ou não ser os valores efectivamente praticados, porque os bancos disponibilizam, em muitos casos, pacotes de serviços ou isenções que permitem condições mais vantajosas.”

ZAP

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. De facto é uma roubalheira as comissões cobradas, principalmente a quem tem pouco dinheiro na conta.
    Aconselho a verem as regras das contas de serviços mínimos bancários que serão suficiente para a maioria das pessoas e só pagam cerca de 6 euros anuais, cartão de débito incluído. A mudança para uma conta SMB é totalmente gratuita e o banco não se pode recusar a fazê-la.

  2. Quem puder eu recomendo que:

    1. Compre um daqueles cofres super fortes com cercade metro e meio de altura.

    2. Chumbe o Cofre na parede numa estrutura em betão armado de alta resistência.

    3. Tire licença de porte de arma e adquira o maior arsenal que a lei lhe permita.

    4. Compre ou faça criação de Pit Bulls e os treine correctamente em escolas credenciadas para que possam ajudar a proteger os seus bens sem serem um perigo para a segurança pública.

    5. Adquira um bom sistema de alarmes com ligação à polícia.

    6. Investigue se há algum seguro que cubra nem que seja parcialmente roubo de dinheiro.

    Vão ver que vos sai muito mais barato do que um banco onde é muito mais provável ficarem sem dinheiro do dia para a noite, e aí a polícia só protege o ladrão. Tem também a vantagem de ninguém andar a fazer negociatas de alto risco com o vosso dinheiro.

    • AHHHAHAHAHAHAHAHA MUITO BOM! Estou-me a rir, mas concordo com tudo o que disse!!!! Sem tirar nem por!

      E isto é um mal mundial, não é só em Portugal, ó minha gente. Estes banqueiros é que são os parasitas da sociedade, e não outros, ao contrário do que a sabedoria popular diz.

  3. Os bancos não nos fazem nada de graça. COBRAM-NOS TUDO. Os banqueiros roubam-nos e o que acontece; é o dinheiro dos nossos impostos que serve para os reerguer e depois serem vendidos ao desbaratos. Entretanto quem os compra, volta a cobrar-nos tudo de novo. É um ciclo vicioso que deve acabar imediatamente. Um banco tal como qualquer outra empresa quando vai à falência fecha a porta e ponto final. Preparem-se para outra crise pior do que a de 2008 por culpa de quem? Dos bancos, novamente.

  4. E com a nova lei deste governo a aumentar mais impostos um dos quais sobre a banca não irá certamente nenhum português sensato pensar que será a banca a arcar com esse imposto, ela irá recuperar todo esse dinheiro através de novos aumentos de movimentos, manutenção de conta ou qualquer outra operação.

  5. Querem fazer uma revolução? Eu dou-vos a solução para a mais pacifica e eficaz possível. Toda a gente vai ao seu banco e retira o seu dinheiro.

    Sabem quantas pessoas precisam de o fazer? 10% ….

    Vejam lá, até o bloco é capaz de uma revolução!

  6. Há muitos anos atrás, ir ao balcão de um banco era quase um acto solene, pois o local era palco de muita discrição e grande respeito por quem entrava e por quem lá trabalhava.
    Hoje, ir a um banco é em tudo semelhante àquilo que em linguagem infantil se traduz numa ida à gruta do Ali-Babá.

  7. Por estas e por outras bem piores é que sou a favor da aniquilação do sistema economico financeiro e consequente fim do dinheiro! Sim, fim do dinheiro físico E virtual!!!!!
    Sim, É POSSÍVEL! COMO?
    Vejam o trabalho de Michael Tellinger – pesquisem a sociedade Ubuntu. (se conhecem a origem do nome do sistema operativo, então sabem o que isso quer dizer.) Nada é por acaso.

    • Santa ignorancia, ninguem o obriga a fazer parte da sociedade e do nosso sistema financeiro, vá-se embora, porque não?
      Porque gosta de ter estradas, hospitais, super mercados, canais de televisão, e tudo o resto? Acha que isso tudo cai do ceu?

      Se sim, pode vir aqui lipar-me a casa e aproveita para me fazer umas obrinhas, quando acabar eu dou-lhe uma palmadinha nas costas porque ” fim do dinheiro físico e virtual!”

      Como já alguem aqui disse, com a opção de serviços mínimos bancários nem chega a 10 euros por ano, pelo serviço de prestão e toda a infraestrutura de um banco, físico e virtual, não é nada caro.
      Se as pessoas soubessem o que é preciso para os cartões multibanco funcionarem em qualquer caixa em qualquer ponto do país já não diziam tantos disparates.
      So queria que as pessoas vissem como funciona a SIBS em Santa Maria de Belem, já ficam caladinhos e viam que não pagam quase nada pelo serviço prestado.

  8. Estou desempregado, há 6 anos e meio, e comecei a notar a haverem mensalmente cerca de 5.25€. Tinha já anualmente o de manutenção!!!!

    Pedi para ter condições, de deixar de ter essa taxa de 5.25€ mensais, e agora, estou bloqueado, que não consigo usufruir do sistema de Via Verde(Portagens/Autoestradas), que o Multibanco não Suporta os “Baixo Valores”!!!!!

    Tou farto de reclamar, e o banco, diz que isenção de taxas, inclui além de não puder usar o MB, no estrangeiro, impede o uso do sistema de Via Verde!!!!!! Creio que é ridículo(Tenho a Via Verde há mais de 12 anos!!!!)

RESPONDER

Primeiro não flutuava, e agora o novo submarino espanhol não cabe nas docas

Primeiro não flutuava, por excesso de peso, e agora, não cabe nas docas. O novo submarino da Marinha Espanhola é um embaraço para a Defesa do país vizinho e um caso flagrante de derrapagem, com …

Prisão preventiva para 39 dos 58 arguidos dos Hells Angels

O Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa determinou prisão preventiva para 39 dos 58 arguidos como medidas de coação no âmbito do processo do grupo Hells Angels e apresentações periódicas às autoridades para os restantes. Segundo …

Bruxelas aplica multa recorde de 4,3 mil milhões de euros à Google

A Comissão Europeia aplicou, esta quarta-feira, uma multa com valor recorde de 4,3 mil milhões de euros ao gigante norte-americano Google por abuso de posição no mercado devido ao sistema Android. Esta sanção, destinada a punir …

Rapazes salvos na Tailândia saíram do hospital e recordam "milagre"

As 12 crianças e o treinador de futebol que ficaram presos numa gruta inundada na Tailândia e que estavam internados desde a semana passada receberam esta quarta-feira alta hospitalar e falaram pela primeira vez desde …

Hotel processa sobreviventes do massacre de Las Vegas

A empresa que detém o hotel Mandalay Bay, em Las Vegas –  onde Stephen Paddock disparou sobre uma multidão num festival de música country –, processou mil de vítimas do ataque, argumentando não ter "qualquer …

Jesus pediu a Cintra para anular cláusula de confidencialidade

Nas primeiras entrevistas após a sua saída do Sporting e das agressões em Alcochete, o Jorge Jesus disse que a equipa não devia ter jogado a final da Taça de Portugal e que Sousa Cintra …

Trump "traidor" recua e diz que, afinal, a Rússia pode ter manipulado eleições

Donald Trump cedeu à pressão e afirmou, esta terça-feira, que acredita nas conclusões dos serviços secretos de que houve, de facto, ingerência russa das presidenciais de 2016. O Presidente dos Estados Unidos disse esta terça-feira que …

Cientistas alcançam recorde impressionante de entrelaçamento quântico

Um grupo de cientistas da Universidade de Ciência e Tecnologia da China conseguiu armazenar 18 qubits - a unidade básica da computação quântica - em apenas seis fotões entrelaçados. O feito inédito de três qubits emaranhados …

Sistema informático lança caos nas escolas no último dia de matrículas

Hoje é o último dia para efectuar as matrículas no próximo ano lectivo, mas as demoras e falhas no portal electrónico onde o processo tem que ser realizado estão a lançar o caos nas escolas. …

Militares da GNR revoltados com castigos para quem passa poucas multas

"Desmotivados e apavorados." É assim que 14 dos 18 militares do posto da GNR no Sameiro, em Braga, se queixam de sofrerem pressões do sargento que comanda a unidade para passarem multas aos automobilistas. O desabafo …