Paga-se cada vez mais para ter o dinheiro no banco

Os Bancos cobram cada vez mais dinheiro pela manutenção de contas básicas, tendo os preços disparado em cerca de 60% desde 2007.

Segundo dados de um estudo da DECO, que a associação de defesa do consumidor vai divulgar esta semana, e que é antecipado pelo DN, guardar dinheiro no banco está 60% mais caro do que que antes da crise.

A associação analisou 71 contas em vários bancos que actuam em Portugal e constata que, “numa utilização básica, a evolução do custo com uma conta subiu 60%” desde 2007, conforme cita o referido jornal.

“Por quase tudo aquilo que já pagava ao banco em 2007, antes de a última crise ter invadido o país, agora paga-se ainda mais”, refere Nuno Rico, da DECO, em declarações divulgadas pelo diário.

O custo de ter uma conta no banco, com tudo o que envolve desde os cartões à manutenção, ronda hoje em média os cem euros“, acrescenta Nuno Rico.

Nos últimos anos, a Banca tem procurado compensar as perdas resultantes da crise e das limitações impostas pela União Europeia, nomeadamente no domínio das taxas cobradas sobre os terminais multibanco.

Assim, aumentaram os preços com as várias comissões que os bancos cobram aos seus clientes, nomeadamente pela abertura e manutenção de contas.

Os bancos também aumentaram os preços dos cartões multibanco, tendo-se verificado desde 2007 um disparo de 123% nos preços, constata o estudo da DECO.

A associação já tinha concluído que ter dinheiro no banco dá prejuízo.

A Associação Portuguesa de Bancos, APB, não comenta directamente as conclusões da DECO, mas destaca que “os valores apresentados nos preçários das instituições são tectos“.

Como tal, diz a APB, “podem ou não ser os valores efectivamente praticados, porque os bancos disponibilizam, em muitos casos, pacotes de serviços ou isenções que permitem condições mais vantajosas.”

ZAP

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. De facto é uma roubalheira as comissões cobradas, principalmente a quem tem pouco dinheiro na conta.
    Aconselho a verem as regras das contas de serviços mínimos bancários que serão suficiente para a maioria das pessoas e só pagam cerca de 6 euros anuais, cartão de débito incluído. A mudança para uma conta SMB é totalmente gratuita e o banco não se pode recusar a fazê-la.

  2. Quem puder eu recomendo que:

    1. Compre um daqueles cofres super fortes com cercade metro e meio de altura.

    2. Chumbe o Cofre na parede numa estrutura em betão armado de alta resistência.

    3. Tire licença de porte de arma e adquira o maior arsenal que a lei lhe permita.

    4. Compre ou faça criação de Pit Bulls e os treine correctamente em escolas credenciadas para que possam ajudar a proteger os seus bens sem serem um perigo para a segurança pública.

    5. Adquira um bom sistema de alarmes com ligação à polícia.

    6. Investigue se há algum seguro que cubra nem que seja parcialmente roubo de dinheiro.

    Vão ver que vos sai muito mais barato do que um banco onde é muito mais provável ficarem sem dinheiro do dia para a noite, e aí a polícia só protege o ladrão. Tem também a vantagem de ninguém andar a fazer negociatas de alto risco com o vosso dinheiro.

    • AHHHAHAHAHAHAHAHA MUITO BOM! Estou-me a rir, mas concordo com tudo o que disse!!!! Sem tirar nem por!

      E isto é um mal mundial, não é só em Portugal, ó minha gente. Estes banqueiros é que são os parasitas da sociedade, e não outros, ao contrário do que a sabedoria popular diz.

  3. Os bancos não nos fazem nada de graça. COBRAM-NOS TUDO. Os banqueiros roubam-nos e o que acontece; é o dinheiro dos nossos impostos que serve para os reerguer e depois serem vendidos ao desbaratos. Entretanto quem os compra, volta a cobrar-nos tudo de novo. É um ciclo vicioso que deve acabar imediatamente. Um banco tal como qualquer outra empresa quando vai à falência fecha a porta e ponto final. Preparem-se para outra crise pior do que a de 2008 por culpa de quem? Dos bancos, novamente.

  4. E com a nova lei deste governo a aumentar mais impostos um dos quais sobre a banca não irá certamente nenhum português sensato pensar que será a banca a arcar com esse imposto, ela irá recuperar todo esse dinheiro através de novos aumentos de movimentos, manutenção de conta ou qualquer outra operação.

  5. Querem fazer uma revolução? Eu dou-vos a solução para a mais pacifica e eficaz possível. Toda a gente vai ao seu banco e retira o seu dinheiro.

    Sabem quantas pessoas precisam de o fazer? 10% ….

    Vejam lá, até o bloco é capaz de uma revolução!

  6. Há muitos anos atrás, ir ao balcão de um banco era quase um acto solene, pois o local era palco de muita discrição e grande respeito por quem entrava e por quem lá trabalhava.
    Hoje, ir a um banco é em tudo semelhante àquilo que em linguagem infantil se traduz numa ida à gruta do Ali-Babá.

  7. Por estas e por outras bem piores é que sou a favor da aniquilação do sistema economico financeiro e consequente fim do dinheiro! Sim, fim do dinheiro físico E virtual!!!!!
    Sim, É POSSÍVEL! COMO?
    Vejam o trabalho de Michael Tellinger – pesquisem a sociedade Ubuntu. (se conhecem a origem do nome do sistema operativo, então sabem o que isso quer dizer.) Nada é por acaso.

    • Santa ignorancia, ninguem o obriga a fazer parte da sociedade e do nosso sistema financeiro, vá-se embora, porque não?
      Porque gosta de ter estradas, hospitais, super mercados, canais de televisão, e tudo o resto? Acha que isso tudo cai do ceu?

      Se sim, pode vir aqui lipar-me a casa e aproveita para me fazer umas obrinhas, quando acabar eu dou-lhe uma palmadinha nas costas porque ” fim do dinheiro físico e virtual!”

      Como já alguem aqui disse, com a opção de serviços mínimos bancários nem chega a 10 euros por ano, pelo serviço de prestão e toda a infraestrutura de um banco, físico e virtual, não é nada caro.
      Se as pessoas soubessem o que é preciso para os cartões multibanco funcionarem em qualquer caixa em qualquer ponto do país já não diziam tantos disparates.
      So queria que as pessoas vissem como funciona a SIBS em Santa Maria de Belem, já ficam caladinhos e viam que não pagam quase nada pelo serviço prestado.

  8. Estou desempregado, há 6 anos e meio, e comecei a notar a haverem mensalmente cerca de 5.25€. Tinha já anualmente o de manutenção!!!!

    Pedi para ter condições, de deixar de ter essa taxa de 5.25€ mensais, e agora, estou bloqueado, que não consigo usufruir do sistema de Via Verde(Portagens/Autoestradas), que o Multibanco não Suporta os “Baixo Valores”!!!!!

    Tou farto de reclamar, e o banco, diz que isenção de taxas, inclui além de não puder usar o MB, no estrangeiro, impede o uso do sistema de Via Verde!!!!!! Creio que é ridículo(Tenho a Via Verde há mais de 12 anos!!!!)

RESPONDER

Não há qualquer hipótese de resgatar os corpos dos 44 tripulantes do ARA San Juan

O ministro de Defesa da Argentina, Oscar Aguad, afirmou este domingo que não há tecnologia capaz de resgatar do mundo do mar o submarino ARA San Juan, localizado este sábado a 900 metros de profundidade …

Talvez os neandertais não fossem tão brutos como se pensava

Apesar de vários esqueletos de neandertais terem sido encontrados com ferimentos graves na cabeça e no pescoço, um novo estudo sugerem que não fossem tão violentos como se pensava. Na verdade, os níveis de lesões cranianas …

A galáxia mais brilhante do Universo é "canibal"

A galáxia mais brilhante já descoberta no Sistema Solar, a W2246-0526, localizada na constelação Aquarius, devorou não duas mas três das suas galáxias-satélite, o que pode explicar a sua forte luminosidade. De acordo com um novo …

Picasso roubado há 6 anos na Holanda terá sido encontrado sob uma árvore na Roménia

Procuradores romenos estão a investigar se um quadro que apareceu este sábado na Roménia é o mesmo que há seis anos foi roubado de um museu da Holanda, noticiou a agência de notícias Associated Press. A …

O colossal drone solar da Boeing vai voar em 2019

A Aurora Flight Sciences, subsidiária da Boeing, vai lançar em 2019 o seu drone solar Odysseus, que terá a capacidade voar durante meses de forma autónoma e o objectivo de dar acesso Internet a todo …

Justiça brasileira proíbe TV de divulgar inquérito sobre morte de Marielle Franco

A decisão judicial de proibir a emissão de reportagens sobre a investigação do assassinato da vereadora carioca responde a um pedido da polícia do Rio de Janeiro e do Ministério Público. A emissora afirma que …

Relatório revela 71 locais com elevado risco de inundações em Portugal

Portugal tem 71 zonas com elevado risco de inundação, de acordo com um relatório da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) que analisou fenómenos extremos ocorridos, fazendo previsões para o futuro. O relatório "Avaliação Preliminar do Risco …

Cinco pessoas mortas por intoxicação de CO em Vila Real

Cinco pessoas da mesma família morreram este domingo, devido a uma intoxicação, no concelho de Sabrosa, distrito de Vila Real, adiantou à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Vila Real. A …

O discurso de ódio já está em Portugal

O diretor da Amnistia Internacional Portugal, Pedro Neto, alertou, em entrevista à agência Lusa, para a presença do discurso de ódio em Portugal, apontando o combate à discriminação como o maior desafio atual dos direitos …

Menino francês suicida-se após castigo por usar telemóvel na escola

Um menino de 11 anos suicidou-se na cidade de Beausoleil, perto do Mónaco, no sul da França, depois de ter recebido um castigo no colégio por ter usado o telemóvel na sala de aula. A criança, …