250 padres vão aprender a exorcizar no Vaticano

Warner Bros.

“The Exorcist”, William Friedkin (1973)

Cerca de 250 padres, vindos de 50 países, chegaram a Roma para, entre outras coisas, aprender a identificar uma “possessão demoníaca”, ouvir testemunhos de colegas e conhecer os rituais para a “expulsão de demónios”.

A prática é polémica, em parte pela forma como é apresentado na cultura popular – particularmente, em filmes de terror. Mas também houve relatos de abusos cometidos em sessões de exorcismo em várias seitas religiosas diferentes, segundo a BBC.

O curso do Vaticano, com cerca de uma semana de duração, é denominado “Exorcismo e a Oração da Libertação” e começou a ser ministrado em 2005. Desde então, o número de alunos duplicou. O custo é de 300 euros e o currículo inclui abordagens da teologia, psicologia e antropologia.

Padres católicos de diversos países disseram à imprensa terem notado um aumento no número de fiéis que relata sinais de “possessão demoníaca”.

No ano passado, o Papa Francisco disse a clérigos que “não deveriam hesitar” em encaminhar casos para exorcistas quando notarem “distúrbios espirituais genuínos”.

Estima-se que meio milhão de pessoas procurem sessões de exorcismo por ano em Itália. Um relatório do centro de pesquisas cristão Theos afirmou, em 2017, que a prática está em crescimento – em parte, pela expansão de igrejas pentecostais.

Algumas dioceses desenvolveram os seus próprios cursos para atender à crescente procura, como na Sicília, em Itália, e na cidade americana de Chicago.

O padre americano Gary Thomas, que pratica exorcismos há 12 anos, diz que à medida que a sociedade passou a confiar mais em ciências sociais, caiu o número de igrejas que treina exorcistas. Para ele, o declínio do cristianismo também abriu espaço a práticas supersticiosas.

Já Benigno Palilla, um padre italiano, disse ao Vatican News que a popularização do tarot e feitiçaria teria renovado a demanda para exorcismos.

No entanto, pouquíssimos casos realmente precisam do chamado exorcismo magno. Dos 180 casos que testemunhou, Thomas diz que apenas uma dezena precisou dessa modalidade, que necessita da aprovação de um bispo e envolve orações específicas.

Quando é que um exorcismo é autorizado?

Em 1999, a Igreja Católica fez a primeira grande atualização nas regras sobre exorcismo desde 1614, distinguindo a possessão demoníaca de doenças físicas e psicológicas.

Como consequência, o padre Thomas trabalha com um grupo de médicos, psicólogos e psiquiatras – todos católicos praticantes – para investigar a causa do sofrimento de uma pessoa antes de diagnosticar a possessão demoníaca.

Depois disso, o padre tenta uma série de orações de esconjuro. Um exorcismo magno só ocorre como último recurso, explica o padre.

Em geral, o padre, pratica o ritual usando uma túnica branca de renda chamada sobrepeliz com uma estola roxa. A pessoa possuída pode ser atada e deve ser usada água benta. O padre faz o sinal da cruz várias vezes em frente à pessoa ao longo do procedimento.

O padre convoca santos, reza e lê excertos da Bíblia nos quais Jesus expulsa demónios de pessoas.

Em nome de Jesus, o padre pede ao demónio que se renda a Deus e vá embora, tantas vezes quanto necessário. Assim que o padre se convence de que o exorcismo funcionou, reza a Deus para que impeça o espírito maligno de importunar a pessoa afetada novamente, e que, em vez disso, a “bondade e paz do nosso Senhor Jesus Cristo” se apossem dela.

Há muitas críticas ao exorcismo e preocupações de que esteja a ser utilizado por sacerdotes religiosos para abusar de crianças e outras pessoas vulneráveis. Houve casos de mortes em rituais associados ao exorcismo.

De maneira geral, há o risco de pessoas com doenças como epilepsia ou esquizofrenia serem erroneamente consideradas “possuídas” e, por isso, deixarem de receber tratamento médico adequado.

Em 2012, o governo britânico divulgou um plano nacional para prevenir o abuso de crianças em rituais religiosos. No início de abril, um pastor evangélico em Santa Catarina foi preso, acusado de pedir que uma menina de 13 anos se fotografasse nua para que quebrasse uma maldição.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Já estou a ver casos de doenças psiquiátricas a verem os seus devidos tratamentos atrasados. A igreja anda para trás. E como vai o padre admitir que afinal a pessoa precisa de um comprimido e não de um exorcismo? O Vaticano é um país atrasado.

  2. Pois é como vos digo: numa aldeiazinha do norte de Portugal, um jovem sacerdote, quiçá muito necessitado das carícias de uma mulher, mandou uma linda e bem apetrechada paroquiana, no auge dos seus 18 ou 19 anos, levantar a curta saia, descer a cuequinha e vergar-se para a frente a fim de lhe analisar o anus para ver se o mesmo figurava o chamado “botão-de-rosa”, apertadinho e fechado portanto, ou se, pelo contrário, apresentava diâmetro em formato de anel, tudo isto porque a capitosa rapariga se apresentara para se submeter a um exorcismo devido a uns formigueiros que lhe assolavam a região pélvica e que não encontraram cura na cientificidade clínica, e o prestável sacerdote, aceitando o encargo, insistia em averiguar primeiro por onde lhe entrara a potestade demoníaca, tendo concluído que havia sido pelo dito buraco. O mal que afligia a jovem era a sua natureza de ninfómana ou de mulher que não pode passar sem homem, segundo a versão de uma mal encarada e invejosa vizinha, com filhas casadoiras, que reportava o que “se diz por aí”. E o minucioso clérigo mais não queria do que aliviar as tensões inerentes à sua difícil função de apascentar o rebanho do Senhor. Enfim, coisas do diabo!

    • lolol
      Felizmente a parteira que éra de Ceira, teve uma caso parecido. Pela sua analise, nao seria muito de crenças, pois caso contrario poderia ter metido o diabo ao barulho:

      “Eu, Bárbara Emília, parteira que sou de Coira, atesto e certufico pula minha onra que Maria de Jesus tem as partes fudengas tal e qual como nasceu, insceto umas pequenas noidas negras junto dos montes da crica que a não serem da nascença sarão porvenientes de marradas de piça.”

      Certificado de Virgindade!
      O documento original
      https://c1.quickcachr.fotos.sapo.pt/i/G7f077ad1/20350332_mrIZF.jpeg

  3. Que digo? Que o verdadeiro Deus nos valha? Que os Darwinistas nos valham? Que os Iluministas nos valham? Lá se vai o Livre arbítrio outra vez.

  4. E diziam que o Papa Francisco iria finalmente começar a modernizar a igreja!…
    Essa corja de parasitas não tem mesmo emenda (nem vergonha)!…

RESPONDER

Fundação Champalimaud anuncia prémio de um milhão de euros para erradicar o cancro

A Fundação Champalimaud anunciou, esta segunda-feira, um prémio de um milhão de euros a atribuir anualmente, e sem limite temporal, vocacionado para a "erradicação do cancro". O prémio é atribuído em parceria com o casal de …

A maior lixeira da China ficou cheia 25 anos antes do previsto

O maior depósito de lixo da China, Jiangcungou, na cidade de Xi'an, já está cheio, 25 anos antes da altura prevista. O aterro tinha sido preparado para receber 2500 toneladas de resíduos por dia. Porém, de …

Cigarros eletrónicos podem prejudicar o coração mais do que os cigarros comuns

Há muito que está provado que fumar é uma das principais causas de mortes por doenças cardíacas. Agora, há evidências crescentes de que os cigarros eletrónicos podem causar danos ao coração. Em dois estudos que serão …

Sindicato dos Magistrados acusa Conselho Superior de fazer escolhas pessoais

O Sindicato dos Magistrados do Ministério Público (SMMP) acusou, esta segunda-feira, o Conselho Superior do Ministério Público de escolher os procuradores para os departamentos mais importantes da investigação criminal por preferências pessoais. Em comunicado, o Sindicato …

Esta empresa está a produzir "carne" feita de ar

Enquanto várias startups estão a vender "carne" feita de plantas, a Air Protein, uma empresa sediada na Califórnia, nos Estados Unidos, está a criar carne feita de ar. A ideia não é nova, uma vez que …

Autoridade da Concorrência faz buscas em cinco empresas de vigilância privada

A Autoridade da Concorrência (AdC) anunciou, esta segunda-feira, que realizou diligências de busca e apreensão em cinco empresas do setor da vigilância privada, no distrito de Lisboa, "por suspeitas de práticas anticoncorrenciais lesivas do normal …

"Breaking Bad" da vida real. Dois professores de Química acusados de produzir metanfetamina

Dois professores universitários de Química do estado do Arkansas, nos Estados Unidos, foram detidos no domingo por suspeitas de produzirem metanfetaminas. O caso tem atraído atenção mediática por se parecer inspirar no enredo da série …

TAP regista prejuízos de 111 milhões de euros até setembro

A TAP registou, nos primeiros nove meses deste ano, prejuízos acumulados de 111 milhões de euros que atribui a "variações cambiais sem impacto na tesouraria". "A TAP S.A. apurou um prejuízo acumulado, nos primeiros nove meses …

Coreia do Norte não está interessada em mais cimeiras com os EUA

A Coreia do Norte advertiu, esta segunda-feira, que "não está interessada" em mais cimeiras com os Estados Unidos, se Washington persistir na recusa em fazer concessões. A Coreia do Norte deu a Washington até ao final …

Refugiado detido que escreveu um livro pelo Whatsapp conquista a liberdade

O jornalista e escritor curdo-iraniano Behrouz Boochani, que estava detido há seis anos num centro de imigrantes na Austrália, conquistou a liberdade. Boochani escreveu, através de mensagens da rede social Whatsapp, o livro “No Friend But …