Padre condenado a pena suspensa por furtar arte sacra e esmolas para comprar 19 carros

O padre António Teixeira foi esta quinta-feira condenado a uma pena suspensa de quatro anos e seis meses de prisão por ter desviado arte sacra e esmolas da diocese de Santo Condestável, em Lisboa, para comprar 19 carros e custear outras despesas pessoais.

Embora Helena Leitão, que faz parte do coletivo de três juízes responsáveis pelo veredicto, tenha votado pela absolvição, o padre foi condenado, tendo ainda que indemnizar a igreja e comerciantes de antiguidades no valor de mais de 160 mil euros, avançou o Público.

Segundo a acusação do Ministério Público (MP), citada pelo Jornal de Notícias, os atos terão sido praticados entre 2011 e 2017, período em que administrou as paróquias de Nossa Senhora dos Remédios, em Carcavelos, Cascais (julho de 2011 a julho de 2015) e do Santo Condestável, em Campo de Ourique, Lisboa (outubro de 2015 a janeiro 2017).

Entre as peças da igreja da paróquia do Santo Condestável, em Campo de Ourique, vendidas a antiquários sem autorização, estão um cálice cerimonial adornado com safiras, rubis e esmeraldas, imagens do séc. XVII, mobiliário eclesiástico e objetos em prata ou marfim – como crucifixos e custódias.

O padre – que tinha um salário de 820 euros mensais – terá desviado quase 420 mil euros, cuja origem terá escondido com a compra de 19 carros (entre estes 12 Volkswagen e três Mercedes). A quantia terá ainda sido gasta em compras de supermercado, roupa, refeições, seguros, portagens, carregamentos de telemóvel e serviços de televisão e Internet.

Segundo o MP, em Carcavelos, terá desviado esmolas e donativos no valor de pelo menos 149.850 euros, depositados “por si ou por terceiros a seu mando” nas suas contas pessoais, parte da acusação não se provou.

Como atenuante contou o facto de António Teixeira ser ativo na resolução dos problemas das paróquias, como no apoio a prostitutas e toxicodependentes.

Taísa Pagno //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Mas é roubando que um padre resolve os problemas da sua paróquia?! Um dos mandamentos é não Roubarás! Para que queria ele tantos carros? Como este outros padres se sentiram atraídos pelos tesouros das suas igrejas.

  2. Jesus disse aos seus discipulos não cobre dinheiro de ninguém aquilo que aprendeu de graça devolva de graça

    Trabalhar esse pessoal não quer, vive no bem e bom, anda de jatinho pra cima e bra baixo, come do bom o do melhor, e população aceita de bom grado.

    Eu penso o seguinte quem quer dar o dizimo que de, mas de a quem precise, e não a igrejas, por exemplo a igreja católica não precisa, a história mostra a riqueza que essa igreja sempre teve e o pior de como eles conseguiram esse dinheiro, quem tiver lembraça fraca pega eum livro de história qualquer (tem muito sangue gritando), sempre foram bajuladores de reis e rainhas e vice versa, limparam as riquesas de muitos paises,por exemplo do Brasil ou vocês acham que ficou em portugal, nada, foi tudo pra mãos deles do vaticano, ela é trilionária, quadrinária (é rimou com quadrilha), eles sim e a maçonária poderiam resolver o problema da fome, desempregos no mundo, no entanto tem escorpião no bolso da calça, a equeci eles vestem saias, ou se não só avental de cozinha com baita M estampado nela e se acham os bambams, eles são bonzinhos entre eles, dividem tudo, então o dinheiro fica no banco do vaticano ou vai pra sustentar seus egos e desejos.

    As pessoas não pode misturar coisas espirituais com coisas mundanas, cada coisa no seu lugar, pelo frutos se conhece as ávores

  3. Isto está bom para os criminosos… Para este “padreco” o julgamento foi num Santo Tribunal… Pena não ser a Santa Inquisição… Tanto roubou, e ainda consegui ter a pena suspensa… Só faltou ao tribunal mandar rezar 3 Pai Nossos e 3 Avé Marias!!

  4. Hahahaaa… já é normal os padres parasitarem à volta dos mais pobres de espírito, mas este roubou à grande, e, como “apoiou” prostitutas e toxicodependented, pode ir para casa e continuar a evangelizar os mais “distraídos”!…

RESPONDER

Portugal regista três mortes e o maior número de casos desde fevereiro

Portugal registou nas últimas 24 horas três mortes associadas à covid-19, 1.497 novos casos de infeções confirmadas - o maior número desde 24 de fevereiro - e uma diminuição nos internamentos em enfermaria e cuidados …

PAN quer proibir animais de companhia acorrentados e em varandas

O PAN quer proibir os donos de animais de companhia de os acorrentarem permanentemente ou os colocarem em varandas por largos períodos de tempo, através de um projeto de lei entregue hoje na Assembleia da …

IGAI abre processo ao protesto do Movimento Zero. Manifestante fez a saudação fascista

A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) anunciou, esta terça-feira, que abriu um processo administrativo à manifestação dos elementos das forças de segurança que pertencem ao Movimento Zero, tendo pedido informações à Polícia de Segurança Pública …

Iniciativa Liberal garante que sardinhada de S. João é um “jantar como outro qualquer”

O evento foi divulgado ontem no Facebook mas acabou por ser retirado ao fim da tarde da página do partido para não gerar “más interpretações”. Ao contrário do “Arraial Liberal”, que se realizou em Lisboa, …

Membros do comando saudita que assassinou Khashoggi foram treinados nos EUA

Os quatro membros do comando que matou o jornalista saudita Jamal Khashoggi, em 2018, terão recebido formação paramilitar nos Estados Unidos. O jornal norte-americano The New York Times noticiou, na terça-feira, que quatro membros do comando …

Homem de etnia cigana morre após polícia pressionar joelho no seu pescoço. Caso já é comparado ao de Floyd

O caso ocorreu na República Checa. Um homem de etnia cigana morreu depois de um polícia ter pressionado o joelho sobre o seu pescoço durante vários minutos. A vítima, Stanislav, de 40 anos, viria a …

Relatório dos Sistemas de Saúde arrasa gestão da pandemia

O Relatório de Primavera 2021, do Observatório Português dos Sistemas de Saúde, critica a gestão da pandemia em Portugal, salientando que "não estamos a aprender ainda, com a experiência da pandemia, aquilo que seria necessário …

Líderes independentistas catalães já começaram a sair da prisão

Os nove líderes independentistas catalães que receberam o indulto do Governo espanhol começaram, esta quarta-feira, a sair das prisões onde se encontravam. A ex-presidente do parlamento regional Carme Forcadell foi a primeira a abandonar o estabelecimento …

Afinal, Bruxelas não vai restringir conteúdos britânicos na TV e no streaming

A Comissão Europeia desmentiu o facto de estar a ser preparada uma alteração legislativa para restringir a difusão de conteúdos audiovisuais produzidos no Reino Unido na programação das estações televisivas ou nas plataformas de streaming …

Altice culpa ANACOM e Governo por despedimento colectivo (e ameaça deixar Portugal)

A Altice anunciou o despedimento colectivo de quase 300 trabalhadores depois das saídas de cerca de mil funcionários por mútuo acordo. Mas admite que continua a ter colaboradores "dispensáveis" e deixa o alerta de que …