Padre condenado a pena suspensa por furtar arte sacra e esmolas para comprar 19 carros

4

O padre António Teixeira foi esta quinta-feira condenado a uma pena suspensa de quatro anos e seis meses de prisão por ter desviado arte sacra e esmolas da diocese de Santo Condestável, em Lisboa, para comprar 19 carros e custear outras despesas pessoais.

Embora Helena Leitão, que faz parte do coletivo de três juízes responsáveis pelo veredicto, tenha votado pela absolvição, o padre foi condenado, tendo ainda que indemnizar a igreja e comerciantes de antiguidades no valor de mais de 160 mil euros, avançou o Público.

Segundo a acusação do Ministério Público (MP), citada pelo Jornal de Notícias, os atos terão sido praticados entre 2011 e 2017, período em que administrou as paróquias de Nossa Senhora dos Remédios, em Carcavelos, Cascais (julho de 2011 a julho de 2015) e do Santo Condestável, em Campo de Ourique, Lisboa (outubro de 2015 a janeiro 2017).

Entre as peças da igreja da paróquia do Santo Condestável, em Campo de Ourique, vendidas a antiquários sem autorização, estão um cálice cerimonial adornado com safiras, rubis e esmeraldas, imagens do séc. XVII, mobiliário eclesiástico e objetos em prata ou marfim – como crucifixos e custódias.

O padre – que tinha um salário de 820 euros mensais – terá desviado quase 420 mil euros, cuja origem terá escondido com a compra de 19 carros (entre estes 12 Volkswagen e três Mercedes). A quantia terá ainda sido gasta em compras de supermercado, roupa, refeições, seguros, portagens, carregamentos de telemóvel e serviços de televisão e Internet.

Segundo o MP, em Carcavelos, terá desviado esmolas e donativos no valor de pelo menos 149.850 euros, depositados “por si ou por terceiros a seu mando” nas suas contas pessoais, parte da acusação não se provou.

Como atenuante contou o facto de António Teixeira ser ativo na resolução dos problemas das paróquias, como no apoio a prostitutas e toxicodependentes.

Taísa Pagno //

4 Comments

  1. Mas é roubando que um padre resolve os problemas da sua paróquia?! Um dos mandamentos é não Roubarás! Para que queria ele tantos carros? Como este outros padres se sentiram atraídos pelos tesouros das suas igrejas.

  2. Jesus disse aos seus discipulos não cobre dinheiro de ninguém aquilo que aprendeu de graça devolva de graça

    Trabalhar esse pessoal não quer, vive no bem e bom, anda de jatinho pra cima e bra baixo, come do bom o do melhor, e população aceita de bom grado.

    Eu penso o seguinte quem quer dar o dizimo que de, mas de a quem precise, e não a igrejas, por exemplo a igreja católica não precisa, a história mostra a riqueza que essa igreja sempre teve e o pior de como eles conseguiram esse dinheiro, quem tiver lembraça fraca pega eum livro de história qualquer (tem muito sangue gritando), sempre foram bajuladores de reis e rainhas e vice versa, limparam as riquesas de muitos paises,por exemplo do Brasil ou vocês acham que ficou em portugal, nada, foi tudo pra mãos deles do vaticano, ela é trilionária, quadrinária (é rimou com quadrilha), eles sim e a maçonária poderiam resolver o problema da fome, desempregos no mundo, no entanto tem escorpião no bolso da calça, a equeci eles vestem saias, ou se não só avental de cozinha com baita M estampado nela e se acham os bambams, eles são bonzinhos entre eles, dividem tudo, então o dinheiro fica no banco do vaticano ou vai pra sustentar seus egos e desejos.

    As pessoas não pode misturar coisas espirituais com coisas mundanas, cada coisa no seu lugar, pelo frutos se conhece as ávores

  3. Isto está bom para os criminosos… Para este “padreco” o julgamento foi num Santo Tribunal… Pena não ser a Santa Inquisição… Tanto roubou, e ainda consegui ter a pena suspensa… Só faltou ao tribunal mandar rezar 3 Pai Nossos e 3 Avé Marias!!

  4. Hahahaaa… já é normal os padres parasitarem à volta dos mais pobres de espírito, mas este roubou à grande, e, como “apoiou” prostitutas e toxicodependented, pode ir para casa e continuar a evangelizar os mais “distraídos”!…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.