Adolescente que morreu de cancro ganhou na justiça direito a ser criopreservada

(dr) Disney

-

“Frozen”, 2013

Uma adolescente britânica que sofria de cancro em fase terminal conseguiu pouco antes da sua morte uma vitória sem precedentes na justiça para ser criopreservada, esperando que a medicina no futuro possa ressuscitá-la e tratá-la.

A decisão, tomada em outubro pelo juiz Peter Jackson, do tribunal supremo de Londres, foi tornada pública hoje, de acordo com o desejo da jovem, que pediu anonimato.

Numa carta endereçada ao juiz, a jovem “JS”, que sofria de uma forma rara de cancro, pediu-lhe a oportunidade de “viver mais tempo”.

“Eu tenho apenas 14 anos e não quero morrer, mas sei que vou morrer”, escreveu a jovem.

“Creio que o facto de ser criopreservada irá dar-me uma oportunidade de ser tratada e de acordar, mesmo que seja daqui a centenas de anos”, disse ainda.

O desejo da adolescente criou uma disputa familiar, pois o seu pai divorciou-se da sua mãe e era contra esta solução.

Ao longo dos últimos oito anos da sua vida, a adolescente não manteve contacto diário com o pai, que expressou as suas preocupações sobre o custo e as consequências do projeto da sua filha.

Devido ao seu estado debilitado, a jovem não pôde comparecer à audiência.

O seu corpo já foi transferido para os Estados Unidos, para uma instituição especializada em criogenia.

Na petição, a jovem pediu ao tribunal para dar à sua mãe todos os poderes para fazer tratar dos seus restos mortais.

Depois de decidir a seu favor, o juiz Jackson disse que tomou a decisão pelo interesse da jovem e para resolver uma disputa familiar, mas não numa base científica.

“Não é surpreendente que este pedido seja o único de seu tipo nos tribunais deste país e, provavelmente, em outros lugares” do mundo, declarou Peter Jackson, citado pela agência Press Association.

“Este é um exemplo das novas perguntas que a ciência está a colocar à Lei“, disse o juiz, saudando a coragem da jovem no processo.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Descoberta classe de objetos bizarros perto do enorme buraco negro da Via Láctea

Astrónomos da Iniciativa Órbitas do Centro Galáctico da UCLA (Universidade da Califórnia) descobriram uma nova classe de objetos bizarros no centro da Via Láctea, não muito longe do buraco negro supermassivo chamado Sagitário A*. "Estes objetos …

David Lynch lança curta-metragem no Netflix em dia de aniversário

O realizador norte-americano lançou no Netflix, esta segunda-feira, uma curta-metragem de 17 minutos. David Lynch lançou, esta segunda-feira, no dia do seu 74.º aniversário, uma curta-metragem de 17 minutos no Netflix, escreve o jornal Público. "What Did …

Dois homens confessam ter roubado (e depois devolvido) quadro de Klimt

A dupla de assaltantes disse que tinha roubado a pintura, em fevereiro de 1997, e que a devolveu "como um presente para a cidade". Dois homens confessaram ter roubado, e logo depois devolvido, a pintura de …

Ozzy Osbourne revela que tem Parkinson

O músico britânico, de 71 anos, revelou, esta terça-feira, que foi diagnosticado com a doença de Parkinson. De acordo com o The Guardian, Ozzy Osbourne fez esta revelação durante uma entrevista no programa Good Morning America, …

Jorja Smith regressa ao NOS Alive em 2020

A cantora britânica é a mais recente confirmação do NOS Alive 2020. O Passeio Marítimo de Algés volta assim a receber Jorja Smith pelo segundo ano consecutivo. “A artista que fez história com um dos concertos …

Confirmada a autenticidade de um raro auto-retrato de Van Gogh

Os principais especialistas holandeses da obra de Van Gogh concluíram que um auto-retrato de 1889 foi realmente pintado pelo artista. A notícia é avançada pelo jornal local holandês Dutch News, que recorda que a autenticidade desta …

Serviço de streaming Disney+ chega a Portugal no verão

O serviço de streaming da Disney chega à Europa a 24 de março. Reino Unido, Irlanda, França, Alemanha, Itália, Espanha, Áustria e Suíça serão os primeiros países a receber o Disney+. Em Portugal, a plataforma …

Tal como os cães, lobos bebés também brincam ao "busca" (e surpreendem os cientistas)

Brincar ao "busca" com o seu cão não é tão fácil como parece. É uma habilidade tão avançada que muitos cientistas acreditam que só terá aparecido após milhares de anos de domesticação. No entanto, isto pode …

Corpo de Paulo Gonçalves chega a Portugal na quinta-feira

O corpo do piloto português chega a Portugal, esta quinta-feira, ao final da manhã, disse à agência Lusa fonte da Secretaria de Estado das Comunidades. O corpo de Paulo Gonçalves, que morreu na sequência de queda na sétima …

Braga 2-1 Sporting | Minhotos domam "leão" e garantem final

O Sporting de Braga está na final da Allianz Cup. A formação minhota, anfitriã da “final four”, bateu o Sporting – ainda detentor do título – na primeira das meias-finais, por 2-1, num jogo bem …