/

Padeira tem segredo único para produzir pão: urina de casas de banho públicas

6

Louise Raguet está a produzir pão com um algo único e geralmente desaproveitado: urina de casas de banho públicas femininas. A urina é usada para fertilizar o trigo.

A engenheira e autoproclamada “ecofeminista” Louise Raguet decidiu aventurar-se na arte de fazer pão e, juntamente com a sua equipa de cientistas franceses, está a gerar controvérsia pelo seu ingrediente secreto que usa para fertilizar o trigo. Raguet usa urina de mulheres, recolhida de casas de banho públicas, para fazer “pão Cachinhos Dourados”.

Cachinhos Dourados é uma história infantil escrita pelo autor e poeta inglês Robert Southey e publicada pela primeira vez em 1837.

Embora possa parecer bizarro usar urina na produção de pão, um estudo publicado este mês pela Agência Francesa de Planeamento Urbano parece dar-lhe razão. Os autores concluem que 29 milhões de pães poderiam ser produzidos diariamente com urina de casos de banho públicas, poupando 703 toneladas de azoto usadas em fertilizantes artificiais.

O 14.º arrondissement de Paris é a zona escolhida por Raguet para recolher a urina usada para fertilizar o trigo. “A urina é um ótimo fertilizante. É um líquido negligenciado, geralmente descartado como lixo”, atirou a francesa, citada pelo NY Post.

A urina contém quantidades substanciais de azoto, potássio e outros nutrientes que as plantas extraem do solo. Para Raquet, a urina pública “deve ser tratada como uma mina de ouro”, que é constantemente desaproveitada.

“É ideal substituir fertilizantes químicos e evitar a poluição que eles causam”, disse a aspirante a padeira citada pelo All That’s Interesting. “As pessoas realmente não sabem o que está a acontecer atrás da sanita. Tudo deve desaparecer como se fosse magia, está tudo oculto. Quando você faz xixi na água, as estações de tratamento removem os nutrientes”.

Ainda não se sabe ao certo como é que a urina afeta o sabor do pão. Embora se acredite que a urina é estéril, ainda há algum debate científico em torno do assunto. Além disso, os relatos de que o novo coronavírus pode estar presente nos esgotos de Paris (e Barcelona) deixa eventuais clientes de pé atrás.

Para evitar estes receios, Raguet dilui o ingrediente 20 vezes antes de aplicá-lo no trigo. A urina pode ser armazenada durante três meses, dada a sua natureza estéril.

ZAP //

6 Comments

  1. Não se percebe bem o que se quer dizer com “dilui o ingrediente 20 vezes antes de aplicá-lo no trigo”. A urina vai para os campos de trigo para servir como fertilizante ou é misturada diretamente com farinha de trigo para fazer os pães? Isto são coisas completamente diferentes!..
    De resto boa sorte. Só compra quem quiser por isso não vejo grande mal à partida, a 200°C todos os vírus e bactérias nocivos deverão ir à vida..

  2. Por favor sejam correctos e claros na forma de dar esta notícia. É repetido inúmeras vezes, logo a partir do título, que é feito “pão com urina”, e até chamam à urina “ingrediente”. O que a ser verdade, seria absurdamente nojento e criminoso. Qual o objectivo desta deturpação dos factos? Sensacionalismo? Ficaria bem um esclarecimento cabal e uma redacção fidedigna se querem que isto seja chamado de notícia.

  3. Vá não levem o artigo a mal !….. aqui em Cantanhede não é que fabricam o famoso Licor de merda !…Portanto estão a ver que nada mais é de estranhar !

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.