Padeira tem segredo único para produzir pão: urina de casas de banho públicas

Louise Raguet está a produzir pão com um algo único e geralmente desaproveitado: urina de casas de banho públicas femininas. A urina é usada para fertilizar o trigo.

A engenheira e autoproclamada “ecofeminista” Louise Raguet decidiu aventurar-se na arte de fazer pão e, juntamente com a sua equipa de cientistas franceses, está a gerar controvérsia pelo seu ingrediente secreto que usa para fertilizar o trigo. Raguet usa urina de mulheres, recolhida de casas de banho públicas, para fazer “pão Cachinhos Dourados”.

Cachinhos Dourados é uma história infantil escrita pelo autor e poeta inglês Robert Southey e publicada pela primeira vez em 1837.

Embora possa parecer bizarro usar urina na produção de pão, um estudo publicado este mês pela Agência Francesa de Planeamento Urbano parece dar-lhe razão. Os autores concluem que 29 milhões de pães poderiam ser produzidos diariamente com urina de casos de banho públicas, poupando 703 toneladas de azoto usadas em fertilizantes artificiais.

O 14.º arrondissement de Paris é a zona escolhida por Raguet para recolher a urina usada para fertilizar o trigo. “A urina é um ótimo fertilizante. É um líquido negligenciado, geralmente descartado como lixo”, atirou a francesa, citada pelo NY Post.

A urina contém quantidades substanciais de azoto, potássio e outros nutrientes que as plantas extraem do solo. Para Raquet, a urina pública “deve ser tratada como uma mina de ouro”, que é constantemente desaproveitada.

“É ideal substituir fertilizantes químicos e evitar a poluição que eles causam”, disse a aspirante a padeira citada pelo All That’s Interesting. “As pessoas realmente não sabem o que está a acontecer atrás da sanita. Tudo deve desaparecer como se fosse magia, está tudo oculto. Quando você faz xixi na água, as estações de tratamento removem os nutrientes”.

Ainda não se sabe ao certo como é que a urina afeta o sabor do pão. Embora se acredite que a urina é estéril, ainda há algum debate científico em torno do assunto. Além disso, os relatos de que o novo coronavírus pode estar presente nos esgotos de Paris (e Barcelona) deixa eventuais clientes de pé atrás.

Para evitar estes receios, Raguet dilui o ingrediente 20 vezes antes de aplicá-lo no trigo. A urina pode ser armazenada durante três meses, dada a sua natureza estéril.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Não se percebe bem o que se quer dizer com “dilui o ingrediente 20 vezes antes de aplicá-lo no trigo”. A urina vai para os campos de trigo para servir como fertilizante ou é misturada diretamente com farinha de trigo para fazer os pães? Isto são coisas completamente diferentes!..
    De resto boa sorte. Só compra quem quiser por isso não vejo grande mal à partida, a 200°C todos os vírus e bactérias nocivos deverão ir à vida..

  2. Por favor sejam correctos e claros na forma de dar esta notícia. É repetido inúmeras vezes, logo a partir do título, que é feito “pão com urina”, e até chamam à urina “ingrediente”. O que a ser verdade, seria absurdamente nojento e criminoso. Qual o objectivo desta deturpação dos factos? Sensacionalismo? Ficaria bem um esclarecimento cabal e uma redacção fidedigna se querem que isto seja chamado de notícia.

  3. Vá não levem o artigo a mal !….. aqui em Cantanhede não é que fabricam o famoso Licor de merda !…Portanto estão a ver que nada mais é de estranhar !

RESPONDER

PJ descobre depósito de explosivos da Resistência Galega no centro de Coimbra

A Polícia Judiciária (PJ) desativou, em Coimbra, uma base logística do grupo independentista Resistência Galega, onde apreendeu “um importante” espólio de material usado nas atividades da organização. A PJ agiu no quadro de uma operação policial …

Teresa Leal Coelho admite processar ex-vereador Fernando Nunes da Silva

A vereadora da Câmara Municipal de Lisboa Teresa Leal Coelho admitiu que poderá vir a processar o antigo vereador Fernando Nunes da Silva, devido às declarações sobre a reposição dos sentidos de circulação na Avenida …

Linha de Fundo: Benfica reforça liderança, mais recados de Conceição, um jardim de infância especial e João “rosa” Almeida

Era uma vez um Clássico... Deu empate o primeiro clássico da época 2020/21. Em Alvalade, Sporting e FC Porto igualaram-se a duas bolas, num jogo que valeu pelas mudanças de resultado, mas que nem sempre foi …

CDS critica PS por obrigar portugueses a pagar "buraco" da TAP para servir apenas Lisboa

O CDS está "chocado" por a TAP ir abandonar as quatro rotas que opera no Aeroporto Francisco Sá Carneiro e critica o PS por obrigar portugueses a pagar "buraco" da TAP para servir apenas Lisboa. O …

Contratos de associação dos colégios privados. Ministério da Educação vence todos os 55 processos judiciais

Em todos os 55 processos judiciais que os colégios privados moveram contra o Ministério da Educação em 2016, na sequência da polémica dos contratos de associação, todas as 55 decisões foram favoráveis ao Governo. O jornal …

Famílias numerosas podem pedir desconto no IVA da luz a partir de março

As famílias com cinco ou mais elementos só poderão usufruir da redução do IVA da eletricidade a partir de 1 de março e terão de o requerer junto do seu fornecedor, segundo uma portaria esta …

Vacina da gripe disponível para mais grupos. Farmácias temem não ter stock suficiente

A vacina da gripe está, a partir desta segunda-feira, disponível para mais grupos populacionais com o início da segunda fase da campanha, que estende a vacinação a pessoas com 65 ou mais anos e pessoas …

Franceses em protesto para homenagear professor decapitado. Autoridades procuram radicais islâmicos

Milhares de pessoas reuniram-se no domingo no centro de Paris numa demonstração de repúdio pela decapitação do professor que mostrou aos seus alunos desenhos do Profeta Maomé. Os manifestantes da Praça da República ergueram cartazes onde …

Proud Boys acreditam na vitória de Trump: "Vamos Ganhar". Voto antecipado começa hoje na Florida

O líder do grupo Proud Boys disse à Lusa, durante uma manifestação em Miami, que Donald Trump vai vencer as eleições presidenciais norte-americanas, e rejeitou a acusação de que é dirigente de uma organização extremista. …

Projeto desenvolve testes rápidos de baixo custo para detetar imunidade

Um consórcio de universidades e uma empresa querem desenvolver "testes rápidos e de baixo custo" para detetar a resposta imunitária ao vírus SARS-CoV-2. O projecto TecniCov, que "obteve um financiamento de 450 mil euros da Agência …