Bactérias de axilas, umbigos e ouvidos de celebridades usadas para fazer “queijo humano”

Os queijos feitos com bactérias de axilas, umbigos e ouvidos de celebridades estão em exposição num museu britânico, numa tentativa de mudar a forma como as pessoas olham para os micróbios.

A exposição “Food: Bigger Than the Plate” no Museu Victoria & Albert, em Londres, tem como objetivo dar uma perspetiva diferente das bactérias, que normalmente são retratadas como prejudiciais para os seres humanos.

Apesar de opinião pública provar essa repulsa por micróbios e bactérias, estudos recentes mostram que estes podem ser fundamentais para a nossa existência e bem-estar. Aliás, a composição do microbioma pode mesmo afetar o nosso humor, peso, inteligência e personalidade.

“A suposição popular de que os micróbios apenas são uma fonte de dano ou constrangimento está a dar lugar a uma compreensão muito mais complexa das coisas extraordinárias que ele fazem por nós”, explicou o museu britânico, no seu blogue.

Para atrair uma maior atenção mediática, os micróbios foram retirados das axilas, umbigos e ouvidos de cinco celebridades britânicas. O processo de fazer os queijos, segundo o ATI, é também bastante simples.

Depois de extraídas, as bactérias são cultivadas em placas de Petri até que estejam aptas para serem colhidas e misturadas com o leite para fazer o queijo. O facto de as bactérias encontradas no corpo humano serem bastante semelhantes às usadas para fazer queijo, torna tudo muito mais fácil.

Enquanto para uns pode causar repulsa a mera ideia de fazer comida com bactérias humanas, Ruby Tandoh, uma das celebridades que “doou” alguns dos seus germes para fazer queijo Stilton, disse que “não é nojento, é arte“. Tandoh foi finalista de um concurso de culinária britânico chamado Great British Baking Show.

As outras celebridades que participaram na iniciativa foram o rapper Professor Green (para fazer queijo mozzarella); Suggs, vocalista da banda Madness (queijo cheddar); o famoso chefe de cozinha Heston Blumenthal (queijo comté) e o baixista dos Blur, Alex James (queijo Chesire).

A ideia original partiu da bióloga sintética Christina Agapakis e do artista Sissel Tolaas. Juntos combinaram arte, engenharia e biotecnologia para criar um queijo único para a exposição do Museu Victoria & Albert.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Gestor de ativos norte-americano diz que o ouro é o "verdadeiro bitcoin" (e explica porquê)

Um gestor de ativos norte-americano disse, em entrevista à CNBC, que acredita que o outro é o "verdadeiro bitcoin" - e explicou porquê. O preço do ouro, "investimento-refúgio" racional para investidores em tempos de crise …

Fortuna de Jeff Bezos não pára de engordar. Acabou de atingir um novo recorde

A fortuna do fundador e CEO da Amazon, Jeff Bezzos, acaba de quebrar um novo recorde ao atingir os 182,6 mi milhões de dólares. Os números foram avançados esta semana pela revista Forbes, que detalha que …

Portugal não pode chegar ao inverno com a situação atual, alerta epidemiologista

Portugal corre o risco de não conseguir responder a um ressurgimento de casos de covid-19 no inverno, afirmou este sábado o médico de Saúde Pública Ricardo Mexia, considerando que o país não pode chegar a …

Pela primeira vez, nasceu um raro par de elefantes gémeos no Sri Lanka

Um raro par de elefantes gémeos foi encontrado num parque nacional no Sri Lanka. É a primeira vez que o país regista crias gémeas, que são extremamente raros em elefantes. Os dois animais, que terão entre …

Teste aos forcados e lotação reduzida. Publicadas as novas regras para as touradas

A temporada taurina retoma com praças com lotação de 50%, uma reivindicação do sector que viu este sábado ser publicada pela Inspeção-Geral das Atividades Culturais (IGAC) uma acualização às normas discutidas com a DGS. “O que …

Trump propôs "vender" Porto Rico após a passagem do furacão Maria, revela ex-funcionária

Elaine Duke, ex-secretária adjunta de Segurança Interna do presidente dos EUA disse que Donald Trump propôs "alienar" ou "vender" a Comunidade de Porto Rico depois de a ilha ser atingida pelo furação Maria, em 2017. "As …

Catarina Martins atira-se a Rio. Líder do PSD está a fazer "um favor" a Costa no fim dos debates

A coordenadora do Bloco de Esquerda fez este sábado um duro ataque ao líder do PSD, que acusou de fazer um favor ao primeiro-ministro. Catarina Martins considerou “extraordinário” que o líder do maior partido da oposição …

Fraudes em subsídios europeus atingem 2,3 mil milhões. Dava para salvar a TAP (duas vezes)

Uma investigação levada a cabo pela Polícia Judiciária (PJ) concluiu que os casos de fraude na obtenção e desvio de fundos públicos, nos últimos dez anos, ascendem a cerca de 2,3 mil milhões de euros. Os …

Sem ganho económico e muitas mortes. O que dizem os dados da controversa estratégia sueca

A estratégia relaxada da Suécia contra a covid-19 gerou várias críticas. Os números mostram que tanto a nível sanitário como económico, o país saiu a perder. O Governo sueco não impôs um confinamento à população e, …

Irão diz que avião ucraniano foi abatido devido a erro humano

Um erro humano relacionado com um mau ajuste do radar militar foi a causa do acidente com o boeing ucraniano abatido em 8 de janeiro perto de Teerão, Irão, provocando 176 mortos, concluiu o relatório …