Paciente de Alicante não tem Ébola

European Commission DG ECHO

Combate ao Ébola na África Ocidental

Combate ao Ébola na África Ocidental

As análises feitas ao homem, que foi colocado em isolamento num hospital especializado em Alicante, Espanha, com sintomas de poder ter Ébola, revelaram que este não está infetado com o vírus, avançou hoje a agência EFE.

A agência espanhola de notícias obteve a informação de fontes do Ministério da Saúde.

O homem, de origem nigeriana, apresentava os sintomas característicos da doença: febre alta, mal-estar, vómitos e hemorragias.

No entanto, os exames realizados confirmaram que não está infetado pelo vírus. As mesmas fontes precisaram que não serão feitas contra-análises, já que o homem não terá tido contacto com pessoas infetadas.

Este foi o primeiro caso suspeito da doença em Espanha, após a morte do missionário espanhol repatriado para Madrid a 07 de agosto.

Outros suspeitos foram detetados em Espanha desde o início da epidemia de Ébola, que causou mais de 1.100 mortos desde o início do ano, em quatro países da África Ocidental: Guiné-Conacri, Libéria, Serra Leoa e Nigéria.

Nenhum caso suspeito foi confirmado em Espanha.

Em cinco meses, a epidemia de Ébola declarada na África Ocidental, a mais grave desde a descoberta da doença em 1976, causou 1.145 mortos, de acordo com o último balanço da Organização Mundial de Saúde (OMS), de quarta-feira passada.

Na Europa, os resultados das análises ao vírus Ébola de uma mulher detida num centro prisional escocês, que ficou doente e foi transferida para um hospital, foram negativos, anunciaram no sábado os serviços de saúde pública.

A doença, que se transmite por contacto direto com o sangue e fluídos corporais de pessoas ou animais infetados, causa graves hemorragias e pode atingir uma taxa de mortalidade de 90%. Não é conhecida vacina.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.