Primeiro caso suspeito de Ébola em Espanha

TD Teacher Dude's BBQ /Flickr

-

Uma pessoa que poderá ter contraído o vírus Ébola foi colocada em isolamento num hospital especializado em Alicante, na região oeste de Espanha, anunciaram este sábado as autoridades sanitárias do país vizinho.

O paciente, de nacionalidade nigeriana, apresentava febre, inflamação das amígdalas e mal-estar geral, tendo sido transportado para o hospital de referência da província espanhola para possíveis casos de Ébola.

Segundo a imprensa espanhola, o paciente chegou ao hospital acompanhado pela irmã, que não apresentava quaisquer sintomas.

Os resultados das análises realizadas ao doente só serão conhecidos “na próxima semana, talvez na segunda-feira”, disse uma fonte hospitalar de Alicante.

Este é o primeiro caso suspeito da doença do vírus Ébola em Espanha, depois da morte do missionário espanhol Miguel Pajares, repatriado para Madrid a 07 de agosto.

Segundo a última actualização da OMS, o surto da doença, que surgiu no início de Março na Guiné Conacri, já fez 1145 mortos em 2127 casos.

Epidemia alastra mais depressa que capacidade de resposta

A epidemia do vírus Ébola na África ocidental “está a alastrar e a situação deteriora-se mais rapidamente do que a capacidade de resposta”, advertiu Joanne Liu, diretora da ONG Médicos Sem Fronteiras, após uma visita de dez dias à região.

“Estamos perante uma total falência das infraestruturas“, disse Liu, considerando que “se a situação não for estabilizada na Libéria, nunca se estabilizará a região”.

“Trata-se apenas da ponta do icebergue”, advertiu a responsável da organização não-governamental (ONG) de prestação de cuidados médicos às pessoas contaminadas.

A doença, que se transmite por contacto directo com o sangue e fluídos corporais de pessoas ou animais infectados, causa graves hemorragias e pode atingir uma taxa de mortalidade de 90%. Não é conhecida vacina.

Esta é a primeira vez que se identifica e confirma uma epidemia de Ébola na região da África Ocidental, até aqui sempre registadas na África Central.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas conseguiram manter tecido cerebral de cobaias vivo durante semanas

Cientistas japoneses conseguiram manter partes de tecido cerebral de cobaias vivas e viáveis durante 25 dias, isoladas numa cultura, graças a um novo método. De acordo com o Science Alert, a chave para o sucesso foi …

Arqueólogos descobrem 25 sítios que comprovam presença militar romana no Norte e na Galiza

Investigadores portugueses e galegos descobriram 25 novos sítios no Norte de Portugal e na Galiza que “comprovam arqueologicamente” a presença militar romana nos dois territórios, correspondendo a maioria dos locais a “acampamentos militares”, revelou hoje …

EUA poderão manter alguns efetivos na Síria para proteger poços de petróleo

Os EUA planeiam deixar alguns efetivos no nordeste da Síria para proteger instalações petrolíferas e garantir o combate contra um possível ressurgimento do grupo extremista Estado Islâmico (EI), disse hoje o secretário de Defesa dos …

Polícias realizam manifestação conjunta em Lisboa a 21 de novembro

Elementos da PSP e da GNR realizam a 21 de novembro, em Lisboa, uma manifestação conjunta para exigirem ao novo Governo "a resolução rápida" dos problemas que ficaram por resolver na anterior legislatura. Com o lema …

Sérvia punida por racismo no jogo com Portugal

A UEFA condenou nesta segunda-feira a Sérvia a disputar o próximo jogo da fase de qualificação para o Euro 2020 à porta fechada, por manifestações racistas na partida com Portugal, disputada em Belgrado, que terminou …

Juve Leo lança críticas à direção: Um clube sem rumo e que precisa de bodes expiatórios

Depois de o Sporting rescindir os protocolos com a Juventude Leonina e com o Diretivo Ultras XXI devido à "escalada de violência" recente, a Juve Leo reagiu em comunicado com duras críticas à direção de …

Um terço dos fogos deste ano tiveram como causa queima e queimadas

Um terço dos incêndios florestais registados este ano e investigados tiveram como causa queimadas e queimas, revela o último relatório do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). O relatório provisório de incêndios rurais, …

De Nova Iorque a Sydney em 19 horas. Avião da Qantas bate recorde

O primeiro voo comercial direto entre as cidades de Nova Iorque e Sydney, com mais de 19 horas, terminou, este domingo, na cidade australiana. O teste realizado pela companhia aérea Qantas faz parte do Project Sunrise, …

Marcelo ficou "muito impressionado" pela destruição do furacão Lorenzo nos Açores

O Presidente da República visitou, este domingo, o porto das Lajes das Flores, que ficou destruído após a passagem do furacão Lorenzo pelos Açores, mostrando-se "muito impressionado" pela destruição "massiva". "Muito impressionado com aquilo que foi …

Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da formação espalhados pela Europa

O Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da sua formação a atuarem nas ligas europeias e o emblema português mais representado nas 'big 5', segundo o observatório de futebol do Centro Internacional de …