Primeiro caso suspeito de Ébola em Espanha

TD Teacher Dude's BBQ /Flickr

-

Uma pessoa que poderá ter contraído o vírus Ébola foi colocada em isolamento num hospital especializado em Alicante, na região oeste de Espanha, anunciaram este sábado as autoridades sanitárias do país vizinho.

O paciente, de nacionalidade nigeriana, apresentava febre, inflamação das amígdalas e mal-estar geral, tendo sido transportado para o hospital de referência da província espanhola para possíveis casos de Ébola.

Segundo a imprensa espanhola, o paciente chegou ao hospital acompanhado pela irmã, que não apresentava quaisquer sintomas.

Os resultados das análises realizadas ao doente só serão conhecidos “na próxima semana, talvez na segunda-feira”, disse uma fonte hospitalar de Alicante.

Este é o primeiro caso suspeito da doença do vírus Ébola em Espanha, depois da morte do missionário espanhol Miguel Pajares, repatriado para Madrid a 07 de agosto.

Segundo a última actualização da OMS, o surto da doença, que surgiu no início de Março na Guiné Conacri, já fez 1145 mortos em 2127 casos.

Epidemia alastra mais depressa que capacidade de resposta

A epidemia do vírus Ébola na África ocidental “está a alastrar e a situação deteriora-se mais rapidamente do que a capacidade de resposta”, advertiu Joanne Liu, diretora da ONG Médicos Sem Fronteiras, após uma visita de dez dias à região.

“Estamos perante uma total falência das infraestruturas“, disse Liu, considerando que “se a situação não for estabilizada na Libéria, nunca se estabilizará a região”.

“Trata-se apenas da ponta do icebergue”, advertiu a responsável da organização não-governamental (ONG) de prestação de cuidados médicos às pessoas contaminadas.

A doença, que se transmite por contacto directo com o sangue e fluídos corporais de pessoas ou animais infectados, causa graves hemorragias e pode atingir uma taxa de mortalidade de 90%. Não é conhecida vacina.

Esta é a primeira vez que se identifica e confirma uma epidemia de Ébola na região da África Ocidental, até aqui sempre registadas na África Central.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Sporting 0-2 Benfica | Águia vence dérbi e foge na frente

O Benfica foi o grande vencedor do dérbi lisboeta. Na visita ao Sporting, os “encarnados” marcaram dois golos sem resposta, ambos na segunda parte, por Rafa Silva, entrado no decorrer da segunda parte, após ter …

Um em cada seis homens é vítima de abuso sexual antes dos 18 anos

Um em cada seis homens é vítima de abuso sexual antes dos 18 anos e podem levam décadas até pedir ajuda, por nem sempre aceitarem e entenderem que sofreram violência sexual. Na maior parte dos …

"Messiah", da Netflix, reacende controvérsia sobre os limites da liberdade de expressão

A série Messiah, disponível na plataforma de streaming Netflix, acende a controvérsia em torno dos limites da liberdade de expressão e da criatividade no mundo das artes e do entretenimento. Messiah, uma série produzida por Michael …

Quadro encontrado por jardineiro era mesmo a obra desaparecida de Klimt

Em 1997, Retrato de uma Senhora desapareceu da Galeria de Arte Moderna Ricci Oddi, em Piacenza. Em dezembro, o quadro foi descoberto. Estava escondido numa parede da instituição. O quadro encontrado em dezembro, escondido na reentrância …

Terramotos modificaram a geografia de Porto Rico (e a NASA mostra como)

Os terramotos que Porto Rico tem sentido desde dezembro passado, que causaram pelo menos um morto e milhões de dólares em prejuízos, estão também a mudar a geografia desta ilha das Caraíbas. A agência espacial …

Maldivas desesperam por fundos enquanto continuam a afundar

As Maldivas correm o risco de desaparecer completamente a menos que o Governo consiga aceder a financiamentos para combater a subida das águas. Atualmente, 80% do país está um metro abaixo do nível do mar. "Não …

O avião-baleia da Airbus já fez o seu primeiro voo

https://vimeo.com/385554265 O BelugaXL, da Airbus, é um avião-baleia e é a aeronave com mais espaço de carga do mundo. O avião foi desenvolvido para transportar peças de aviões entre as várias fábricas da empresa europeia e …

Decisão histórica. Restaurante de Paul Bocuse perde uma estrela

Esta sexta-feira, o Guia Michelin confirmou que retirou, da sua edição de 2020, uma das três estrelas do restaurante Paul Bocuse. O icónico restaurante L’Auberge du Pont de Collonge, do falecido chef Paul Bocuse, vai perder …

Porto 1-2 Braga | “Guerreiros” de aço gelam Dragão

O SC Braga venceu um jogo no palco do Dragão em duelos do campeonato 15 anos depois. No embate que abriu as contas da 17ª jornada, a última da primeira volta da Liga NOS, os …

Jovem de 17 anos morreu com Síndrome do Choque Tóxico provocada por um tampão

Na semana passada, uma jovem belga morreu vítima de um choque tóxico provocado por um tampão. A Síndrome do Choque Tóxico (SCT) é uma doença rara, mas grave. No dia 6 de janeiro, Maëlle, uma jovem …