/

Ovelhas vão levar Internet às zonas rurais do Reino Unido

Um investigador de Lancaster, em Inglaterra, pretende levar a internet, por Wi-Fi, às zonas rurais de Inglaterra, usando ovelhas como hotspots.

As nossas casas, carros, cidades e genericamente o ambiente urbano que nos rodeia está cada vez mais “inteligente” e interligado, enquanto o espaço rural tem sido deixado para trás.

Mas Gordon Blair, investigador da Universidade de Lancaster, pretende revolucionar a forma como as pessoas acedem à internet nas áreas rurais do Reino Unido.

A proposta de Blair passa por transformar ovelhas em instrumentos de distribuição da rede por Wi-Fi.

Para tal, Blair propõe-se instalar colares com sensores Wi-Fi no pescoço das ovelhas, que funcionarão como hotspots ambulantes, permitindo aos residentes das zonas rurais aceder à internet através das suas ovelhas.

Sensores semelhantes serão ainda instalados nos campos e zonas ribeirinhas, para ajudar a monitorizar os animais e factores climatéricos como a precipitação na região.

Segundo o Daily Mail, o projecto conta já com uma bolsa de 220 mil euros, financiada pelo Engineering and Physical Sciences Research Council, para o desenvolvimento do projecto em Conwy, no País de Gales.

Depois da “internet das coisas”, chegou agora a “internet dos animais”.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.