David Lynch, Geena Davis, Lina Wertmüller e Wes Studi vão receber Óscares honorários

(dr) Academia

David Lynch na rodagem de Mullholand Drive

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood anunciou esta segunda-feira os seus Óscares honorários de 2019, que distinguirão Geena Davis, David Lynch, Wes Studio e Lina Wertmüller.

Os realizadores David Lynch e Lina Wertmüller (a primeira mulher nomeada na categoria competitiva), assim como o ator Wes Studi vão receber Óscares honorários, divulgou a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood esta segunda-feira. A atriz Geena Davis também será homenageada com o prémio humanitário Jean Hersholt.

Na cerimónia de entrega de prémios honorários, que terá lugar a 27 de outubro no Baile dos Governadores da Academia, David Lynch será homenageado não só pela sua carreira como realizador, mas também como argumentista e produtor.

De Eraserhead (1977) a Inland Empire (2006), a Academia recorda a “carreira prolífica” de Lynch, que passa por Mulholland Drive (2001), Estrada Perdida (1997) e se reflete em Veludo Azul (1986).

As escolhas foram feitas pelos 54 membros do Conselho de Governadores, que representa todos os ramos da Academia, num encontro especial no sábado. O anúncio foi adiado até o presidente John Bailey conseguir avisar todos os homenageados.

“Estes prémios reconhecem indivíduos que dedicaram a sua vida a feitos artísticos e que representam contributos extraordinários para a nossa indústria“, disse Bailey, citado num comunicado da organização.

Entre estas figuras está também a italiana Lina Wertmüller, que fez história em 1976, ano em que se tornou na primeira mulher nomeada para o Óscar de Melhor Realizador por Pasqualino das Sete Beldades, que também lhe deu a nomeação na categoria de Melhor Argumento Original.

Agora, a realizadora receberá um Óscar honorário, que reconhece as preocupações políticas e sociais do seu cinema, numa filmografia em que se destacam Insólito Destino (1974) ou Os Inativos (1963).

O ator Wes Studi, que “se tornou conhecido por retratar personagens nativo-americanas fortes com pungência e autenticidade” como as que interpretou em Danças com Lobos (1990) ou O Último dos Moicanos (1992), entre outras três dezenas de papéis, será também homenageado. A nota da Academia sublinha a faceta política e ativista de Studi, também fundador da American Indian Theater Company.

Geena Davis, que já tem um Óscar de Atriz Secundária por O Turista Acidental, vai receber três décadas depois o Jean Hersholt Humanitarian Award pelo seu trabalho como fundadora do Geena Davis Institute on Gender in Media, que todos os anos marca a agenda com estudos e programas de apoio para a igualdade nos media.

De acordo com o Público, o instituto dedica-se também ao fomento de criação de personagens femininas ricas e variadas para várias plataformas.

No ano passado, os Óscares honorários foram entregues a Cicely Tyson, Lalo Schifrin, Marvin Levy, Kathleen Kennedy e Frank Marshall.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Vejam lá se não é melhor acusar o David Lynch e o Wes Studi de assédio… Para dar os Oscars deles a duas meetoos quaisquer…

RESPONDER

É viciado em sol? Não se preocupe, está-lhe nos genes

De acordo com um estudo realizado por investigadores do King's College London, a busca pelo sol está diretamente ligada aos nossos genes. Isso significa que o comportamento das pessoas em relação ao sol é dominado por …

Onda de pedras-pomes fez uma viagem pelo Pacífico (e traz nova vida à costa da Austrália)

Uma "onda" de pedras-pomes está a chegar à Austrália após uma longa viagem pelo Pacífico. As rochas vulcânicas produzidas na fase de ejeção dos gases contidos na lava, podem trazer um presente para o seu …

Não foram as estrelas de neutrões. A origem do ouro do Universo voltou a ser um mistério

Quando a humanidade detetou a colisão entre duas estrelas de neutrões em 2017, confirmou a teoria de longa data que as explosões criam elementos mais pesados do que o ferro. Assim, pensou-se ter a resposta …

Descoberta uma cripta secreta sob uma capela polaca. Pode levar ao lendário Santo Graal

O lendário Santo Graal, que terá sido usado por Jesus durante a Última Ceia para transformar o vinho em sangue, cativou a imaginação dos caçadores de tesouros durante séculos. Embora possamos nunca saber se esta relíquia …

Pedaço de cabelo de Lincoln (e um telegrama ensanguentado) leiloados por 81 mil dólares

Um anónimo pagou mais de 81 mil dólares (cerca de 71 mil euros) por uma mecha de cabelo de Abraham Lincoln. O exemplar foi retirado da cabeça de Lincoln um dia após a sua morte, …

Descobertos novos detalhes em Pietà de Miguel Ângelo

Uma equipa de especialistas estava a fazer trabalhos de limpeza na Pietà de Florença, esculpida pelo artista italiano Miguel Ângelo, quando encontrou detalhes desconhecidos da obra. Uma Pietà é um tema da arte cristã em que …

Microsoft afundou um data center em 2018. Dois anos depois, revela o que descobriu

Em 2018, a Microsoft aproveitou a tecnologia de submarinos para afundar um data center que poderia fornecer ligação à Internet durante anos na costa de Orkney. Agora, foi recuperado e os investigadores estão a testá-lo …

"James Bond da Filantropia". Bilionário cumpre sonho e doa toda a sua fortuna

Chuck Feeney cumpriu o seu sonho e está oficialmente falido. O empresário e filantropo queria doar toda a sua fortuna antes de morrer e assim o fez. Chuck Feeney é um empresário norte-americano de ascendência irlandesa …

A pandemia chegou à Lapónia e até o Pai Natal já a sente

O turismo da Lapónia prepara-se para sofrer um duro golpe com a pandemia de covid-19. As restrições de viagens deixam a economia da "residência oficial do Pai Natal" em risco. A Lapónia, na Finlândia, é conhecida …

Fruta do dragão e máscaras grátis. Vietname inova e triunfa na segunda vaga

A inovação do povo vietnamita está a ajudar a fazer do país uma história de sucesso não só na primeira vaga, mas também na segunda. Até ao momento, registaram-se pouco mais mil casos. O Vietname foi …