David Lynch, Geena Davis, Lina Wertmüller e Wes Studi vão receber Óscares honorários

(dr) Academia

David Lynch na rodagem de Mullholand Drive

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood anunciou esta segunda-feira os seus Óscares honorários de 2019, que distinguirão Geena Davis, David Lynch, Wes Studio e Lina Wertmüller.

Os realizadores David Lynch e Lina Wertmüller (a primeira mulher nomeada na categoria competitiva), assim como o ator Wes Studi vão receber Óscares honorários, divulgou a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood esta segunda-feira. A atriz Geena Davis também será homenageada com o prémio humanitário Jean Hersholt.

Na cerimónia de entrega de prémios honorários, que terá lugar a 27 de outubro no Baile dos Governadores da Academia, David Lynch será homenageado não só pela sua carreira como realizador, mas também como argumentista e produtor.

De Eraserhead (1977) a Inland Empire (2006), a Academia recorda a “carreira prolífica” de Lynch, que passa por Mulholland Drive (2001), Estrada Perdida (1997) e se reflete em Veludo Azul (1986).

As escolhas foram feitas pelos 54 membros do Conselho de Governadores, que representa todos os ramos da Academia, num encontro especial no sábado. O anúncio foi adiado até o presidente John Bailey conseguir avisar todos os homenageados.

“Estes prémios reconhecem indivíduos que dedicaram a sua vida a feitos artísticos e que representam contributos extraordinários para a nossa indústria“, disse Bailey, citado num comunicado da organização.

Entre estas figuras está também a italiana Lina Wertmüller, que fez história em 1976, ano em que se tornou na primeira mulher nomeada para o Óscar de Melhor Realizador por Pasqualino das Sete Beldades, que também lhe deu a nomeação na categoria de Melhor Argumento Original.

Agora, a realizadora receberá um Óscar honorário, que reconhece as preocupações políticas e sociais do seu cinema, numa filmografia em que se destacam Insólito Destino (1974) ou Os Inativos (1963).

O ator Wes Studi, que “se tornou conhecido por retratar personagens nativo-americanas fortes com pungência e autenticidade” como as que interpretou em Danças com Lobos (1990) ou O Último dos Moicanos (1992), entre outras três dezenas de papéis, será também homenageado. A nota da Academia sublinha a faceta política e ativista de Studi, também fundador da American Indian Theater Company.

Geena Davis, que já tem um Óscar de Atriz Secundária por O Turista Acidental, vai receber três décadas depois o Jean Hersholt Humanitarian Award pelo seu trabalho como fundadora do Geena Davis Institute on Gender in Media, que todos os anos marca a agenda com estudos e programas de apoio para a igualdade nos media.

De acordo com o Público, o instituto dedica-se também ao fomento de criação de personagens femininas ricas e variadas para várias plataformas.

No ano passado, os Óscares honorários foram entregues a Cicely Tyson, Lalo Schifrin, Marvin Levy, Kathleen Kennedy e Frank Marshall.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Vejam lá se não é melhor acusar o David Lynch e o Wes Studi de assédio… Para dar os Oscars deles a duas meetoos quaisquer…

RESPONDER

Linha SNS 24 está a atender mais de 18 mil chamadas por dia

O secretário de Estado da Saúde saudou a capacidade de adaptação dos profissionais de saúde e do Governo à pandemia covid-19, dando como exemplo a Linha SNS 24 que está a atender mais de 18 …

Bolsonaro mais moderado. "A minha preocupação sempre foi salvar vidas”

O Presidente brasileiro adotou um tom mais moderado naquele que foi o seu quarto discurso ao país sobre o novo coronavírus, mas voltou a insistir na importância de a população manter os empregos durante a …

Diabéticos representam 9% das mortes por covid-19

Os doentes da diabetes são um grupo de risco, representando “mais de 9% das pessoas falecidas com covid-19”, mas não têm mais probabilidades de ser infetados pelo novo coronavírus. A informação foi avançada esta quarta.feira pelo …

Covid-19: Infarmed diz que nenhum medicamento provou eficácia no tratamento

O Infarmed assegurou, na terça-feira, estar a acompanhar todos os esforços nacionais e internacionais para o desenvolvimento de potenciais tratamentos e vacinas para a covid-19, mas insistiu que nenhum fármaco provou ainda a sua eficácia …

Adolescente de 13 anos morre no Reino Unido devido a Covid-19

Um adolescente britânico de 13 anos morreu na segunda-feira depois de testar positivo para o novo coronavírus, informou na terça-feira o hospital. Segundo a família, o jovem não sofria de nenhuma outra doença. Segundo noticiou a …

"Por favor, não venham". Autarca de Vila Real apela a emigrantes que não regressem a Portugal

O presidente da Câmara de Vila Real, Rui Santos, apela aos emigrantes para que, "por favor", não regressem agora ao país e nesta Páscoa "fiquem nas terras" que os "acolheram em segurança". "Este vírus infernal que …

84 pessoas detidas por desobediência ao estado de emergência

A PSP e a GNR detiveram, até esta terça-feira, 84 pessoas pelo crime de desobediência e encerraram 1600 estabelecimentos, no âmbito do estado de emergência. Em comunicado, o Ministério da Administração Interna (MAI) refere que, entre as …

Há creches, ATL e colégios privados a cobrar valores indevidos na quarentena

Há creches, ATL e colégios privados a cobrarem valores indevidos referentes a alimentação, transporte e atividades extracurriculares. O alerta foi dado pela Associação de Defesa do Consumidor (Deco). De acordo com a jurista da Deco, Carolina …

Pedro Proença acredita que "vai ser possível jogar na presente temporada"

O Presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) admitiu, esta terça-feira, a possibilidade de realizar jogos à porta fechada e ainda esta temporada. Em entrevista à rádio TSF, Pedro Proença disse acreditar que ainda "vai …

Centeno deixa aviso à Zona Euro. Futuro da UE depende da resposta que der à pandemia

Mário Centeno escreveu aos ministros das Finanças da Zona Euro para os alertar que o futuro da União Europeia depende da forma como conseguir lidar com a crise económica devida à pandemia de Covid-19. Uma …