Os utilizadores do TikTok estão a dormir com fita-cola na boca. Médicos estão preocupados

2

Juli / Flickr

Utilizadores da rede social alegam que o método melhora a qualidade do sono e aumenta a higiene oral.

O TikTok é a fonte de muitas modas que causam estranheza, mas que são testadas por milhões de utilizadores, sobretudo os mais jovens. Não raras vezes, as tendências acabam por preocupar autoridades e até profissionais de saúde. É precisamente o que está a acontecer com o uso de fita adesiva durante o sono para acabar com o ressonar e a boca seca.

De acordo com os seus argumentos, tal hábito pode ser especialmente útil para melhorar a qualidade do sono, mas também melhorar a higiene oral.

Os especialistas já estudaram o uso de fita adesiva durante o sono em pessoas com apneia do sono e asma, tendo concluído que, no primeiro caso, tal poderia ser benéfico, mas não no segundo.

De acordo com o Insider, um estudo publicado em setembro de 2022 concluiu que 13 em 20 pacientes com apneia do sono que colaram a boca durante o sono com fita de silicone hipoalergénica tiveram o seu ressonar reduzido em 50% ou mais.

No entanto, nenhuma investigação traça pistas em relação à população geral, com os médicos a assumirem uma posição mais comedida e a alertarem para os potenciais efeitos secundários, como menor qualidade de sono, ansiedade e dificuldades em respirar.

No que respeita à higiene oral, é verdade que tapar a boca com fita adesiva pode levar a que esta fique menos seca, no entanto, também pode propiciar o aparecimento de bactérias, cavidades ou outras doenças, alertam os especialistas. Isto porque a circulação do ar fica limitada.

O conselho principal parece ser, antes mesmo de recorrer às fitas, consultar um especialista de forma a evitar (maiores) dificuldades em respirar corretamente durante o sono.

ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.