Os flamingos formam grupos exclusivos (e amigos verdadeiros para toda a vida)

Um novo estudo revelou que os flamingos formam amizades com determinadas aves do seu bando que duram anos. Porém, estes pássaros também têm inimigos e desprezam-nos ativamente, podendo mesmo entrar em lutas. 

A investigação, que durou cinco anos, foi realizada por investigadores da Universidade de Exeter, no Reino Unido, que observaram quatro espécies de flamingos do WWT Slimbridge Wetland Centre.

As observações comportamentais, que serão publicadas em junho na revista científica Behavioural Processes, revelaram que os flamingos formavam laços sociais complexos dentro do seu bando. Foram registados nas quatro espécies relacionamentos como casais “casados”, amizades entre aves do mesmo sexo e grupos de três a quatro indivíduos.

Os tamanhos dos bandos variaram entre 20 e 140 membros. Os investigadores observaram que lotes maiores exibiam um número maior de relações e interações sociais. A equipa supõe que isso demonstra a importância de manter laços sociais que, evidentemente, são uma parte importante da vida dos flamingos.

“Os resultados indicam que as sociedades de flamingos são complexas. São formadas por amizades de longa data, e não por conexões aleatórias frouxas”, disse Paul Rose, da Universidade de Exeter, em comunicado. “Os flamingos simplesmente não encontram um companheiro e passam o tempo com esse indivíduo. Alguns casais passam muito tempo juntos, mas também existem muitos outros laços sociais”.

Amigos “saíam” para encontrar-se num grupo e esse comportamento era visto nas relações do mesmo sexo com vários membros, mostrando que o desejo de estar juntos não se baseia puramente em oportunidades de acasalamento.

Alguns desses grupos de amigos parecem evitar outros com os quais não se dão bem. Não foi observado nenhum flamingo solitário, mas alguns indivíduos, apelidados de “borboletas sociais”, “saltavam” de grupo em grupo.

Além disso, a socialização era sazonal, uma vez que há um número maior de interações na primavera e no verão, em comparação com outras épocas do ano.

Os flamingos têm uma esperança de vida média de 40 anos em estado selvagem, mas podem sobreviver até os 60 anos em cativeiro. Algumas das aves do WWT Slimbridge Wetland Center estão lá desde a década de 1960. Os resultados mostram que, ao longo da sua longa vida, as amizades foram mantidas.

“Parece que, como os humanos, os flamingos formam laços sociais por várias razões, e o facto de serem tão duradouros sugere que são importantes para a sobrevivência na natureza”, disse Rose. “Ao mover os pássaros de um jardim zoológico para outro, devemos ter cuidado para não separar os flamingos estreitamente ligados entre si”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Já sabemos o que a vida na Terra respirava antes de haver oxigénio

Há milhares de milhões de anos, muito antes de existir oxigénio em quantidades abundantes na Terra, um dos mais famosos venenos existentes - o arsénico - poderá ter sido o composto que fez a vida …

Autoridades procuram migrantes ilegais que fugiram de quartel em Tavira

As autoridades algarvias estão à procura de um grupo de migrantes ilegais marroquinos que fugiu de um quartel de Tavira, no Algarve, durante a madrugada. De acordo com a RTP, fugiram 17 migrantes ilegais, oriundos de …

EUA oferecem recompensa de 4,7 milhões por ex-ministros venezuelanos

Os Estados Unidos anunciaram esta quarta-feira que oferecem uma recompensa de cinco milhões de dólares (4,7 milhões de euros) pelo ex-ministro da eletricidade venezuelano, Luis Alfredo Motta Domínguez, e pelo ex-ministro das Finanças, Eustiquio José …

PAN não terá candidato próprio nas presidenciais (e deverá apoiar Ana Gomes)

O Partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) não vai ter candidato próprio às eleições presidenciais de 2021 e vai anunciar esta quinta-feira o candidato que irá apoiar. O semanário Expresso avança que, até agora, a única certeza é que …

Cientistas mostram que os corvos são capazes de pensar de forma consciente

Um novo estudo descobriu que os corvos não são só inteligentes, como mostram também ter uma forma de consciência, sendo capazes de estar conscientes do mundo à sua volta no presente. De acordo com o site …

"Alto risco". África do Sul proíbe entrada de turistas de Portugal

Os turistas oriundos de Portugal não vão ser autorizados a entrar na África do Sul, quando o país africano reabrir as fronteiras internacionais na quinta-feira, anunciou esta quarta-feira o ministro do Interior sul-africano. Portugal consta de …

Descoberta rara. Encontrado vapor de água salgada em torno de duas estrelas bebé gigantes

Uma equipa de investigadores descobriu um par de estrelas bebé massivas rodeadas por vapor de água e sal de cozinha, de acordo com um novo estudo. As duas estrelas bebé têm uma massa combinada 25 vezes …

Sonda da NASA deteta nanojatos na coroa solar (e desmistifica a sua extrema temperatura)

Uma equipa de cientistas, liderada pelas Universidades de Northumbria e St. Andrews, em cooperação com a NASA, descobriu um novo tipo de atividade dentro da atmosfera do Sol que poderia explicar como é que a …

Barry Jenkins vai realizar sequela de "O Rei Leão"

O realizador e argumentista de Moonlight foi escolhido pela Walt Disney Studios para realizar a sequência do blockbuster de 2019, O Rei Leão. Ainda não há uma data de lançamento prevista para o segundo filme, mas …

"Não me sinto seguro sem uma". Venda de armas aumentou drasticamente nos EUA

Os EUA continuam a ser um dos países onde os cidadãos comuns têm mais facilidade em comprar armas de fogo. Esta é uma prática recorrente, e mais de um terço das famílias norte-americanas têm uma …