/

Os flamingos formam grupos exclusivos (e amigos verdadeiros para toda a vida)

Um novo estudo revelou que os flamingos formam amizades com determinadas aves do seu bando que duram anos. Porém, estes pássaros também têm inimigos e desprezam-nos ativamente, podendo mesmo entrar em lutas. 

A investigação, que durou cinco anos, foi realizada por investigadores da Universidade de Exeter, no Reino Unido, que observaram quatro espécies de flamingos do WWT Slimbridge Wetland Centre.

As observações comportamentais, que serão publicadas em junho na revista científica Behavioural Processes, revelaram que os flamingos formavam laços sociais complexos dentro do seu bando. Foram registados nas quatro espécies relacionamentos como casais “casados”, amizades entre aves do mesmo sexo e grupos de três a quatro indivíduos.

Os tamanhos dos bandos variaram entre 20 e 140 membros. Os investigadores observaram que lotes maiores exibiam um número maior de relações e interações sociais. A equipa supõe que isso demonstra a importância de manter laços sociais que, evidentemente, são uma parte importante da vida dos flamingos.

“Os resultados indicam que as sociedades de flamingos são complexas. São formadas por amizades de longa data, e não por conexões aleatórias frouxas”, disse Paul Rose, da Universidade de Exeter, em comunicado. “Os flamingos simplesmente não encontram um companheiro e passam o tempo com esse indivíduo. Alguns casais passam muito tempo juntos, mas também existem muitos outros laços sociais”.

Amigos “saíam” para encontrar-se num grupo e esse comportamento era visto nas relações do mesmo sexo com vários membros, mostrando que o desejo de estar juntos não se baseia puramente em oportunidades de acasalamento.

Alguns desses grupos de amigos parecem evitar outros com os quais não se dão bem. Não foi observado nenhum flamingo solitário, mas alguns indivíduos, apelidados de “borboletas sociais”, “saltavam” de grupo em grupo.

Além disso, a socialização era sazonal, uma vez que há um número maior de interações na primavera e no verão, em comparação com outras épocas do ano.

Os flamingos têm uma esperança de vida média de 40 anos em estado selvagem, mas podem sobreviver até os 60 anos em cativeiro. Algumas das aves do WWT Slimbridge Wetland Center estão lá desde a década de 1960. Os resultados mostram que, ao longo da sua longa vida, as amizades foram mantidas.

“Parece que, como os humanos, os flamingos formam laços sociais por várias razões, e o facto de serem tão duradouros sugere que são importantes para a sobrevivência na natureza”, disse Rose. “Ao mover os pássaros de um jardim zoológico para outro, devemos ter cuidado para não separar os flamingos estreitamente ligados entre si”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.