Os flamingos formam grupos exclusivos (e amigos verdadeiros para toda a vida)

Um novo estudo revelou que os flamingos formam amizades com determinadas aves do seu bando que duram anos. Porém, estes pássaros também têm inimigos e desprezam-nos ativamente, podendo mesmo entrar em lutas. 

A investigação, que durou cinco anos, foi realizada por investigadores da Universidade de Exeter, no Reino Unido, que observaram quatro espécies de flamingos do WWT Slimbridge Wetland Centre.

As observações comportamentais, que serão publicadas em junho na revista científica Behavioural Processes, revelaram que os flamingos formavam laços sociais complexos dentro do seu bando. Foram registados nas quatro espécies relacionamentos como casais “casados”, amizades entre aves do mesmo sexo e grupos de três a quatro indivíduos.

Os tamanhos dos bandos variaram entre 20 e 140 membros. Os investigadores observaram que lotes maiores exibiam um número maior de relações e interações sociais. A equipa supõe que isso demonstra a importância de manter laços sociais que, evidentemente, são uma parte importante da vida dos flamingos.

“Os resultados indicam que as sociedades de flamingos são complexas. São formadas por amizades de longa data, e não por conexões aleatórias frouxas”, disse Paul Rose, da Universidade de Exeter, em comunicado. “Os flamingos simplesmente não encontram um companheiro e passam o tempo com esse indivíduo. Alguns casais passam muito tempo juntos, mas também existem muitos outros laços sociais”.

Amigos “saíam” para encontrar-se num grupo e esse comportamento era visto nas relações do mesmo sexo com vários membros, mostrando que o desejo de estar juntos não se baseia puramente em oportunidades de acasalamento.

Alguns desses grupos de amigos parecem evitar outros com os quais não se dão bem. Não foi observado nenhum flamingo solitário, mas alguns indivíduos, apelidados de “borboletas sociais”, “saltavam” de grupo em grupo.

Além disso, a socialização era sazonal, uma vez que há um número maior de interações na primavera e no verão, em comparação com outras épocas do ano.

Os flamingos têm uma esperança de vida média de 40 anos em estado selvagem, mas podem sobreviver até os 60 anos em cativeiro. Algumas das aves do WWT Slimbridge Wetland Center estão lá desde a década de 1960. Os resultados mostram que, ao longo da sua longa vida, as amizades foram mantidas.

“Parece que, como os humanos, os flamingos formam laços sociais por várias razões, e o facto de serem tão duradouros sugere que são importantes para a sobrevivência na natureza”, disse Rose. “Ao mover os pássaros de um jardim zoológico para outro, devemos ter cuidado para não separar os flamingos estreitamente ligados entre si”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

PSD recusa negociar com Costa e Silva (só "se vier a ser ministro")

Rui Rio disse, esta segunda-feira, que António Costa pode escolher quem entender para conselheiro económico, mas o PSD só aceitará negociar com ministros. O líder do PSD, Rui Rio, disse estar de acordo com a decisão …

"Não haverá acordo" se Londres não respeitar compromissos, avisa Michel Barnier

O negociador europeu para a saída do Reino Unido da União Europeia (UE), Michel Barnier, sublinhou no domingo que "o tempo urge", avisando que não haverá acordo se Londres permanecer nas posições anteriores. "O Reino Unido …

Ex-Benfica Garay acusa Valência de "campanha difamatória"

Ezequiel Garay acusou o Valência de levar a cabo uma "campanha difamatória" contra si. "Dói ver estas coisas quando estão a prejudicar os que amas", disse o argentino. O ex-jogador do SL Benfica Ezequiel Garay cumpre …

O maior salto em cinco anos. Dívida pública atingiu recorde em abril

A dívida pública aumentou para 262,1 mil milhões de euros em abril, o valor mais alto desde 1995, segundo os dados divulgados pelo Banco de Portugal. A dívida pública aumentou para o valor recorde de 262,1 …

Diabéticos e hipertensos. PSD quer debater alteração que retirou estes doentes de regime excecional

O PSD pediu a apreciação parlamentar do decreto-lei que retirou doentes hipertensos e diabéticos do regime excecional de proteção relativo à covid-19. A apreciação parlamentar permite que a Assembleia da República debata, altere e, no limite, …

Norte sem contágios por covid-19. Grande Lisboa regista 96,5% dos novos casos

Portugal regista hoje 1.424 mortes relacionadas com a covid-19, mais 14 do que no domingo, e 32.700 infectados, mais 200, segundo o boletim da Direcção-Geral de Saúde (DGS). 193 dos novos casos são na área …

Aviões deixam de ter lotação reduzida a partir desta segunda-feira

Os aviões deixam, a partir desta segunda-feira, de ter a lotação de passageiros reduzida a dois terços, mas o uso de máscara comunitária é obrigatório. O Governo alinhou, assim, as regras nacionais pelas regras europeias no …

Marcelo pede que não se passe do "8 para o 80" e alerta para imagem do país

O Presidente da República reiterou hoje o apelo à população para que não se passe “do 8 para o 80” nas medidas de prevenção da covid-19, alertando para os riscos da imagem do país “cá …

Só metade das crianças deverá voltar ao pré-escolar esta segunda-feira

As crianças em idade pré-escolar regressam esta segunda-feira aos jardins de infância, que voltam a funcionar com novas regras, depois de encerradas durante mais de dois meses, devido à pandemia da covid-19. Apesar do regresso, que …

Dois astronautas (e um dinossauro de peluche) chegaram à EEI à boleia da SpaceX

Para além dos astronautas Doug Hurley e Bob Behnken, seguia a bordo da Crew Dragon um dinossauro de peluche com lantejoulas. E há uma explicação para isso. Este sábado, o foguetão Falcon 9, da SpaceX, fez …