Estudo revela o segredo da posição típica e peculiar dos flamingos

pink-flamingo-1057901_960_720

Os flamingos gastam menos energia quando estão apoiados só com uma perna do que quando estão sobre duas pernas, dizem cientistas. A postura é típica nestes animais, mas nunca se soube ao certo porquê.

Em estudos anteriores, os cientistas defendiam que a posição poderia ajudar a reduzir a fadiga muscular, conforme os animais alternavam de uma perna para a outra. Também já foi sugerido que o comportamento seria uma forma de regular a temperatura corporal.

Agora, Young-Hui Chang, do Instituto de Tecnologia da Georgia, e Lena Ting, da Universidade Emory, desvendaram o segredo da típica posição dos flamingos. A dupla de cientistas realizou várias experiências em animais vivo e mortos, e descobriu que até os cadáveres conseguiam ficar apoiados numa só perna sem cair.

No estudo publicado na Biology Letters, da Royal Society, os especialistas descrevem o que chamaram de “mecanismo gravitacional passivo“.

“Se olharmos para o animal de frente, quando está sobre uma perna, percebemos que a pata fica diretamente abaixo do corpo, o que significa que a perna fica direcionada para dentro. Essa posição ativa o mecanismo”, disse Chang à BBC News.

No entanto, os flamingos mortos não conseguem permanecer de pé sobre duas pernas, o que indica que essa posição (sobre uma só perna) exige um esforço muscular.

“Se o animal colocar as pernas totalmente na vertical, o mecanismo é desativado”, explicou o cientista.

Os especialistas também estudaram animais vivos e demonstraram que, quando os flamingos ficam sobre uma perna e descansam, quase não se movimentam – o que destaca a estabilidade dessa posição passiva.

Mas Young-Hui Chang e Lena Ting observaram que estes pássaros balançam quando realizam outras atividades enquanto estão nessa posição: quando se estão a limpar ou a comunicar com os outros flamingos.

Chang destaca que a anatomia que possibilita a postura passiva ainda não é totalmente compreendida, mas explicou que o fenómeno não envolve o bloqueio das articulações das pernas.

“Se bloqueassem as articulações, os membros permaneceriam fixos em ambas as direções. Mas observamos que permanecem fixos numa direção, mas flexíveis na outra. É algo mais parecido com o mecanismo que bloqueia uma porta”, disse Chang.

Matthew Anderson, um psicólogo especializado em comportamento animal da Universidade da Filadélfia, nos EUA, que não estava envolvido na investigação, avaliou os resultados do novo estudo como “um progresso importante”.

Uma experiência própria realizada por Anderson sugere que os flamingos usam a posição para conservar calor. Entre outros fatores, o psicólogo também descobriu que o número de pássaros que ficam sobre uma perna cai conforme a temperatura ambiente sobe.

ZAP // BBC

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. não percebi nada!
    mas estão a falar de quê?
    a construção do texto é para esquecer … não informa nada claramente , parece desarticulado …

    alguem pode decifrar este texto ?!?!?

RESPONDER

Oceanbird: O navio movido a energia eólica que vai revolucionar a indústria da navegação

A transportadora Oceanbird deverá transportar 7 mil carros e será movido a energia eólica, e por isso deverá tornar o processo de deslocação de veículos mais sustentável. De acordo com um relatório do The Driven, um …

"Esqueceu-se disto". Parque Nacional na Tailândia envia lixo deixado pelos visitantes por correio

Se deitar lixo ao chão no Parque Nacional Khao Yai, na Tailândia, esse mesmo lixo será enviado de volta para sua casa. Os infratores também serão registados na polícia local. O Parque Nacional Khao Yai, no …

Banco britânico HSBC permitiu branqueamento de esquema de Ponzi de milhões de dólares

O banco britânico HSBC permitiu que fossem transferidos milhões de dólares para todo o mundo de forma fraudulenta, mesmo depois de ter tomado conhecimento da fraude, de acordo com documentos secretos revelados, divulgou hoje a …

Este é o primeiro aeroporto 5 estrelas do mundo devido aos seus protocolos contra covid-19

A Skytrax, órgão que examina e classifica aeroportos em todo o mundo, costuma chamar a atenção do setor pelo menos uma vez por ano, durante a sua cerimónia de prémios. Este ano, o World Airline Awards, …

Há alguma ligação entre stress, insónias e sistema imunitário? Estudo americano sugere que sim

Um estudo realizado por neuro-cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, sugere que poderá existir uma relação entre o stress, as insónias e um fraco sistema imunitário. Investigadores do laboratório Cold Spring Harbor e da …

Governador das Filipinas diz que cantores de karaoke prejudicam combate à pandemia

Um governador de uma província das Filipinas voltou a sua atenção para um grupo de pessoas que, segundo ele, estão a prejudicar a luta contra a pandemia: cantores de karaoke. Numa publicação no Facebook na madrugada …

Histórico: Filipe Albuquerque vence 24 Horas de Le Mans e sagra-se campeão mundial de LMP2

O português Filipe Albuquerque, da United Autosports, venceu este domingo as 24 Horas de Le Mans em automobilismo, na categoria LMP2, a segunda mais importante, e sagrou-se campeão mundial de resistência a uma corrida do …

Convenção do Chega chumba (duas vezes) lista de André Ventura para a direção nacional

A proposta do presidente do Chega, André Ventura, para a direção nacional do partido foi hoje chumbada na convenção que decorre em Évora, ao não conseguir reunir os dois terços dos votos dos cerca de …

Portugal com mais 13 mortos e 552 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal contabiliza hoje mais 13 mortos relacionados com a covid-19 e 552 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo os dados a DGS, a região …

TikTok anuncia acordo com Oracle e Walmart e adia proibição nos EUA

A aplicação TikTok, detida pela sociedade chinesa ByteDance e ameaçada de ser proibida nos Estados Unidos, anunciou este domingo um acordo de princípio com a Oracle, como parceiro tecnológico, e com a Walmart, em termos …