Os dois super-aviões russos tiveram acidentes e ficaram em terra

Os dois aviões Beriev russos que chegaram sábado a Portugal foram destacados este domingo para o combate ao fogo no Gerês, mas sofreram, com 15 minutos de intervalo, acidentes que os obrigaram a regressar à base aérea de Monte Real.

As duas super-aeronaves russas tinham sido inicialmente enviadas para o combate ao fogo de S. Pedro do Sul, mas a fraca visibilidade impediu a sua atuação, pelo que foram encaminhados para Castro Laboreiro, no Gerês, onde os dois acidentes ocorreram.

O Beriev Be-200 Altair é uma aeronave anfíbia utilizada para combate a incêndios, busca e salvamento, patrulha marítima, carga, e transporte de passageiros, tendo uma capacidade de 12 toneladas (12.000 litros) de água, ou até 72 passageiros.

Segundo fonte oficial da ANPC – Autoridade Nacional de Proteção Civil, um dos Beriev teve um problema mecânico, às 13.34 horas deste domingo, quando recolhia água, “tendo tido um princípio de incêndio imediato”.

Às 13.48 horas, o outro Berisov tocou numa árvore, tendo tido que recolher à base aérea da Monte Real, onde se encontram as equipas mecânicas que estão a solucionar as avarias, explicou à Lusa o gabinete de imprensa da ANPC.

Os russos têm uma equipa técnica que acompanha os pilotos e que estará a avaliar os estragos nos dois Beriev.

Por volta das 19 horas, um dos Beriev  já se encontrava operacional, tendo sido destacado para o combate ao incêndio de São Pedro do Sul.

Os dois aviões pesados Beriev chegaram na madrugada deste sábado a Portugal, vindos da Rússia, ao abrigo do protocolo de proteção civil assinado entre os dois países.

Este domingo, o primeiro-ministro António Costa fez uma visita à base aérea de Monte Real, para agradecer a ajuda das tripulações dos meios aéreos de Marrocos, Itália e Rússia no combate aos incêndios em Portugal.

ZAP

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. no governo de Antonio Costa, manda-se vir duas sucatas para combater incêndios e uma das sucatas até pegou fogo… ridículo…

    • Aqueles que se pediram à UE não foram enviados mas sabe criticar quem se oferece para ajudar. Pafioso é assim mesmo, não faz nem deixa fazer.

  2. O nosso problema é que continuamos agarrados a mitos e fantasias.
    Esses aparelhos não são nada de parecido com super aviões trata- se de tecnologia há muito conhecida que não trás nada de novo excepto o entusiasmo de alguns que parecem ver no que vem da Russia a salvação do ocidente quando é a influência da sua própria mentalidade que tem estado a afundar-nos.

RESPONDER

Mais 939 infeções, sete mortes e nova redução nos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 939 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, sete mortes atribuídas à covid-19 e nova redução nos internamentos em enfermaria e cuidados intensivos. De acordo com o boletim epidemiológico da …

Milionário norte-americano Robert Durst condenado por matar melhor amiga

O milionário norte-americano Robert Durst, tornado famoso por um documentário do canal HBO, foi condenado na sexta-feira num tribunal de Los Angeles, nos Estados Unidos, por matar a melhor amiga, um crime que remonta a …

Em Inglaterra, há crianças de 16 anos que vão passar a viver em alojamentos não regulamentados

A 9 de setembro, foi aprovada uma nova lei em Inglaterra, segundo a qual as crianças com 16 e 17 anos podem ser colocadas em alojamentos não regulamentados. O sistema de acolhimento de crianças inglês está …

Suspeitos numa mota sem matrícula dispararam na direcção de candidata do CDS

A candidata do CDS à Junta de Freguesia de Palmela, em Setúbal, foi surpreendida, na noite de sexta-feira, por disparos de caçadeira, protagonizados por "duas pessoas sem capacete", numa mota sem luzes, nem matrícula. O incidente …

Jerónimo diz que conquista de Guimarães só é possível "milho a milho"

O secretário-geral do PCP defendeu, esta sexta-feira, que a presença da CDU na autarquia de Guimarães só pode ser reconquistada “milho a milho”, na noite em que a dirigente do PEV Heloísa Apolónia integrou a …

Parlamento aprovou Constitucional em Coimbra (mas PS ainda pode chumbar a saída de Lisboa)

O Parlamento aprovou, na generalidade, a proposta do PSD para transferir o Tribunal Constitucional (TC) e o Supremo Tribunal Administrativo (STA) de Lisboa para Coimbra. Mas a mudança só poderá ser concretizada depois da votação …

Concluídas obras de segurança e consolidação da catedral de Notre-Dame em Paris

A fase de segurança e consolidação da catedral de Notre-Dame, em Paris, quase destruída num incêndio há mais de dois anos, terminou, dando lugar à etapa de restauro, anunciaram este sábado as autoridades. Em 15 de …

Certificados de vacinação emitidos por países terceiros reconhecidos para viagens aéreas

Os certificados de vacinação e de recuperação emitidos por países terceiros passam a ser reconhecidos para viagens aéreas, deixando de ser exigido teste negativo e quarentena quando esta seja aplicável em função da respetiva origem, …

Rui Costa, Benfica

Acções do Benfica com comissão milionária a Carlos Janela. Em AG muito quente, sócios gritaram, mas não puderam votar

A Assembleia-Geral (AG) Extraordinária do Benfica de sexta-feira à noite foi muito quente, com cânticos, protestos e pedidos de demissão dos sócios. Enquanto isso há novos dados sobre o negócio de venda das acções do …

"Não tem passado de figurante". Fenprof diz que sistema educativo bloqueava se dependesse do ministro

O secretário-geral da Federação Nacional dos Professores (Fenprof), Mário Nogueira, considerou, esta sexta-feira, que sistema educativo em Portugal já tinha bloqueado se dependesse do trabalho do ministro da Educação e do Governo, realçando que o …