Os dois super-aviões russos tiveram acidentes e ficaram em terra

Os dois aviões Beriev russos que chegaram sábado a Portugal foram destacados este domingo para o combate ao fogo no Gerês, mas sofreram, com 15 minutos de intervalo, acidentes que os obrigaram a regressar à base aérea de Monte Real.

As duas super-aeronaves russas tinham sido inicialmente enviadas para o combate ao fogo de S. Pedro do Sul, mas a fraca visibilidade impediu a sua atuação, pelo que foram encaminhados para Castro Laboreiro, no Gerês, onde os dois acidentes ocorreram.

O Beriev Be-200 Altair é uma aeronave anfíbia utilizada para combate a incêndios, busca e salvamento, patrulha marítima, carga, e transporte de passageiros, tendo uma capacidade de 12 toneladas (12.000 litros) de água, ou até 72 passageiros.

Segundo fonte oficial da ANPC – Autoridade Nacional de Proteção Civil, um dos Beriev teve um problema mecânico, às 13.34 horas deste domingo, quando recolhia água, “tendo tido um princípio de incêndio imediato”.

Às 13.48 horas, o outro Berisov tocou numa árvore, tendo tido que recolher à base aérea da Monte Real, onde se encontram as equipas mecânicas que estão a solucionar as avarias, explicou à Lusa o gabinete de imprensa da ANPC.

Os russos têm uma equipa técnica que acompanha os pilotos e que estará a avaliar os estragos nos dois Beriev.

Por volta das 19 horas, um dos Beriev  já se encontrava operacional, tendo sido destacado para o combate ao incêndio de São Pedro do Sul.

Os dois aviões pesados Beriev chegaram na madrugada deste sábado a Portugal, vindos da Rússia, ao abrigo do protocolo de proteção civil assinado entre os dois países.

Este domingo, o primeiro-ministro António Costa fez uma visita à base aérea de Monte Real, para agradecer a ajuda das tripulações dos meios aéreos de Marrocos, Itália e Rússia no combate aos incêndios em Portugal.

ZAP

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. no governo de Antonio Costa, manda-se vir duas sucatas para combater incêndios e uma das sucatas até pegou fogo… ridículo…

    • Aqueles que se pediram à UE não foram enviados mas sabe criticar quem se oferece para ajudar. Pafioso é assim mesmo, não faz nem deixa fazer.

  2. O nosso problema é que continuamos agarrados a mitos e fantasias.
    Esses aparelhos não são nada de parecido com super aviões trata- se de tecnologia há muito conhecida que não trás nada de novo excepto o entusiasmo de alguns que parecem ver no que vem da Russia a salvação do ocidente quando é a influência da sua própria mentalidade que tem estado a afundar-nos.

RESPONDER

Metro de Nova Iorque pede à Apple para melhorar sistema de reconhecimento facial

A autoridade que gere o metro de Nova Iorque, nos Estados Unidos, pediu à gigante tecnológica Apple para melhorar o reconhecimento facial dos seus dispositivos depois de serem observados vários passageiros a retirar a máscara …

Rival da Tesla diz que o seu carro terá uma autonomia de 832 quilómetros

A empresa Lucid Motors, concorrente direta da Tesla no mercado automóvel elétrico, afirma que o seu carro Air terá uma autonomia de 832 quilómetros. A confirmar-se a autonomia deste carro, o automóvel da Lucid Motors ultrapassará …

Moradores das Maurícias estão a cortar o próprio cabelo para ajudar a evitar um desastre ambiental

Moradores das Maurícias estão a cortar o seu próprio cabelo para para tentar minimizar os danos causados pelo derrame de petróleo de um navio janponês encalhado nos recifes de coral ao largo da ilha. Estima-se que …

Atalanta 1-2 PSG | Reviravolta épica vale bilhete para as “meias”

Um final impróprio para cardíacos e o epílogo perfeito num excelente jogo. O PSG esteve a perder desde o minuto 27, mas em apenas três minutos dos descontos deu a volta ao texto diante da …

Um emblemático transplante nos EUA aconteceu graças a um coração "roubado"

Um dos primeiros transplantes de coração realizados no mundo aconteceu no Estados Unidos. O que muitos não sabem é que este caso de sucesso também deu aso ao primeiro processo civil no país por homicídio …

"Pandemia de sem-abrigo" nos EUA. Há 30 milhões de pessoas sob risco de despejo

Nos Estados Unidos da América avizinha-se uma "pandemia de sem-abrigo". Até ao final de setembro, 30 milhões de norte-americanos estão em risco de despejo devido à covid-19. Nos Estados Unidos, a pandemia de covid-19 pode estar …

Tráfego nas autoestradas cai para quase metade. Foi o pior trimestre de sempre

A rede da Associação Portuguesa das Sociedades Concessionárias de Autoestradas ou Pontes com Portagens (APCAP) registou de abril a junho "o pior trimestre de circulação e tráfego médio desde que há registos", recuando 46% devido …

Bielorrússia cortou acesso à internet e tentou fazer com que parecesse um acidente

No seguimento da reeleição de Alexandr Lukashenko na Bielorrússia, multiplicam-se os apagões de internet. O Governo diz que se trata de um ataque cibernético, mas há suspeitas de que seja um plano do presidente. Os protestos …

Resgatados 28 cães sem registo ou vacinas de barracões onde também vivia a proprietária em Lisboa

Vinte e oito cães foram retirados pela PSP terça-feira de barracões em Lisboa onde também vivia a proprietária, avança a agência Lusa, detalhando que os animais serão depois colocados para adoção.  Os animais foram posteriormente recolhidos …

Pela primeira vez em 300 anos, é possível visitar esta ilha em Cabo Cod

Pela primeira vez em 300 anos, uma ilha ao largo da costa de Cabo Cod, península em forma de gancho no estado norte-americano de Massachusetts, está aberta ao público. A Ilha Sipson é propriedade privada desde …