Os dois super-aviões russos tiveram acidentes e ficaram em terra

Os dois aviões Beriev russos que chegaram sábado a Portugal foram destacados este domingo para o combate ao fogo no Gerês, mas sofreram, com 15 minutos de intervalo, acidentes que os obrigaram a regressar à base aérea de Monte Real.

As duas super-aeronaves russas tinham sido inicialmente enviadas para o combate ao fogo de S. Pedro do Sul, mas a fraca visibilidade impediu a sua atuação, pelo que foram encaminhados para Castro Laboreiro, no Gerês, onde os dois acidentes ocorreram.

O Beriev Be-200 Altair é uma aeronave anfíbia utilizada para combate a incêndios, busca e salvamento, patrulha marítima, carga, e transporte de passageiros, tendo uma capacidade de 12 toneladas (12.000 litros) de água, ou até 72 passageiros.

Segundo fonte oficial da ANPC – Autoridade Nacional de Proteção Civil, um dos Beriev teve um problema mecânico, às 13.34 horas deste domingo, quando recolhia água, “tendo tido um princípio de incêndio imediato”.

Às 13.48 horas, o outro Berisov tocou numa árvore, tendo tido que recolher à base aérea da Monte Real, onde se encontram as equipas mecânicas que estão a solucionar as avarias, explicou à Lusa o gabinete de imprensa da ANPC.

Os russos têm uma equipa técnica que acompanha os pilotos e que estará a avaliar os estragos nos dois Beriev.

Por volta das 19 horas, um dos Beriev  já se encontrava operacional, tendo sido destacado para o combate ao incêndio de São Pedro do Sul.

Os dois aviões pesados Beriev chegaram na madrugada deste sábado a Portugal, vindos da Rússia, ao abrigo do protocolo de proteção civil assinado entre os dois países.

Este domingo, o primeiro-ministro António Costa fez uma visita à base aérea de Monte Real, para agradecer a ajuda das tripulações dos meios aéreos de Marrocos, Itália e Rússia no combate aos incêndios em Portugal.

ZAP

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. no governo de Antonio Costa, manda-se vir duas sucatas para combater incêndios e uma das sucatas até pegou fogo… ridículo…

    • Aqueles que se pediram à UE não foram enviados mas sabe criticar quem se oferece para ajudar. Pafioso é assim mesmo, não faz nem deixa fazer.

  2. O nosso problema é que continuamos agarrados a mitos e fantasias.
    Esses aparelhos não são nada de parecido com super aviões trata- se de tecnologia há muito conhecida que não trás nada de novo excepto o entusiasmo de alguns que parecem ver no que vem da Russia a salvação do ocidente quando é a influência da sua própria mentalidade que tem estado a afundar-nos.

RESPONDER

Supremo espanhol ordena libertação imediata dos nove políticos catalães

O Supremo Tribunal espanhol ordenou, esta quarta-feira, a libertação imediata dos nove líderes independentistas catalães condenados pela tentativa separatista de 2017, depois de o Governo ter concedido um indulto por "razões de utilidade pública". Segundo a …

Corona quer sair do FC Porto e tem uma escolha de eleição

Em final de contrato com o FC Porto, Jesús Corona olha para a porta de saída e vê no Sevilha a escolha de eleição para seguir a sua carreira. Jesús Corona termina contrato com o FC …

Índia alerta para variante Delta Plus, já presente em Portugal. É a chamada "mutação nepalesa"

A Índia alertou, esta terça-feira, para uma mutação da variante Delta, chamada Delta Plus, que já terá sido detetada em nove países, incluindo Portugal. O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge confirma que se …

PS acusa Rui Rio de "incoerência" por criticar Governo após palavras de Merkel

Sobre as críticas de Angela Merkel subscritas por Rui Rio, Ana Catarina Mendes lembra que, "em maio, o PSD criticava o Governo por não ter ainda anunciado a abertura aos voos do Reino Unido". A líder …

Arqueólogos investigam mistério de túmulos reabertos há 1400 anos

Um novo estudo mostra que pessoas que viviam na Europa há cerca de 1400 anos tinham o hábito de reabrir túmulos e retirar de lá certos objetos, algo que os arqueólogos ainda estão a tentar …

O dilema de Costa nas negociações: de um lado a esquerda que quer "destroikar", do outro Centeno que deixa avisos

António Costa vai dar início às negociações sobre o Orçamento do Estado em julho, mas está numa encruzilhada: se, de um lado, tem a esquerda a pressioná-lo com o dossiê do Código do Trabalho; do …

"Dever de neutralidade". Portugal não assinou carta contra a Hungria pelos direitos LGBTI

O Governo de António Costa está a ser duramente criticado por ter recusado subscrever uma carta assinada por 13 Estados-membros da União Europeia (UE) contra a Hungria, na defesa dos direitos LGBTI neste país. O …

Jogos de futebol emocionantes podem (literalmente) parar o coração

Um equipa de investigadores descobriu que um jogo de futebol emocionante, que deixa as pessoas stressadas ou zangadas, pode provocar um ataque cardíaco. Em 2014, a Alemanha venceu a Argentina na final do Campeonato Mundial de …

PSD aprovou lei que mantém libertação de presos

Num texto conjunto com o PS, no ano passado, o PSD propôs que a vigência do regime de perdão de penas no âmbito da covid-19 terminasse "na data a fixar em lei própria". O líder do …

Exoneração de encarregado da Câmara de Lisboa congelada. Falta divulgar relatório da auditoria

A exoneração do encarregado de proteção de dados, na sequência do envio de dados de manifestantes para várias embaixadas estrangeiras, só se irá materializar caso Fernando Medina garanta a aprovação em Reunião de Câmara. O Expresso …