Os carros autónomos já têm o seu dilema: matar peões ou passageiros?

O dilema moral de ter que decidir quem matar em caso de acidente é uma questão que tem vindo a ser abordada relativamente aos automóveis autónomos, e um estudo do MIT mostra que a questão nem sequer consegue ser respondida por pessoas.

Esta questão coloca-nos perante diversos cenários hipotéticos, onde numa situação de acidente o carro tenha que escolher entre proteger a vida dos ocupantes mas, ao fazê-lo, possa matar outras pessoas; ou se deverá dar prioridade às outras pessoas, podendo matar os ocupantes do veículo.

Se esta situação por si só já seria complicada, depressa se complica mais no momento em que entrem em jogo outras variáveis – como se a pessoa ou pessoas a matar forem idosas, ou criminosos, ou bebés, ou pobres, ou ricos.

Isso influenciaria a decisão?

Os resultados do estudo, realizado por investigadores do MIT e publicado na revista Science, revelam que os próprios humanos têm uma perspectiva bastante curiosa sobre o assunto, pois a maioria das pessoas acha que os carros deveriam proteger os peões e sacrificar os ocupantes…

Mas curiosamente essa opinião muda no momento em que os inquiridos têm que decidir a compra de um veículo autónomo – e aí já só comprariam um carro que protegesse os ocupantes e sacrificasse os peões.

Nada de surpreendente, portanto. Acha que tem a resposta certa para este dilema? Então responda ao inquérito do MIT – e avalie por si.

PARTILHAR

RESPONDER

Em pânico, os norte-americanos estão a comprar pintainhos para lidar com a pandemia

Todo o mundo está a ser afetado pela pandemia de covid-19, tendo os norte-americanos, inicialmente, corrido aos supermercados para comprar o máximo de papel higiénico possível. Porém, agora, o produto é outro. De acordo com o …

20 anos depois, aldeias no Peru ainda sofrem com derrame de mercúrio

Em junho de 2000, um camião derramou mercúrio, da mina de ouro Yanacocha, a maior da América Latina, em três aldeias do Peru. 20 anos depois, os moradores ainda sofrem as consequências deste acidente. Quando Francisca …

Caso BPP. Ex-banqueiro João Rendeiro acusado de nova burla

O Ministério Público (MP) acusou o ex-presidente e fundador do BPP, João Rendeiro, de mais um crime de burla qualificada no caso BPP, segundo avança o Correio da Manhã. A acusação relaciona-se, de acordo com o …

EUA "confiscam" na Tailândia 200 mil máscaras que iam para a Alemanha

A polícia de Berlim, na Alemanha, encomendou 200 mil máscaras cirúrgicas a uma empresa americana. Porém, foram "confiscadas" em Banguecoque, na Tailândia, e desviadas para os Estados Unidos. O ministro do Interior de Berlim considerou o …

Valência chega a acordo com Diogo Leite. Saída do FC Porto estará quase consumada

O Valência tem 20 milhões de euros para oferecer ao FC Porto em troca do defesa-central Diogo Leite, com quem já terá chegado a acordo. De acordo com o jornal desportivo A Bola, Diogo Leite já …

Jornais espanhóis fazem boicote às "conferências-farsas" do Governo

Os jornais espanhóis, como o Libertad Digital, o El Mundo, o ABC e o Vozpópuli, estão a boicotar as conferências de imprensa do governo de Espanha, acusando-o de filtrar as perguntas dos meios de comunicação. Tudo começou …

Número diário de óbitos desce em Espanha. Mais um campo de refugiados grego em quarentena

Em Espanha, o número diário de óbitos por infeção de covid-19 tem mantido uma tendência de subida. Já na Alemanha, há menos casos, mas mais mortes. Espanha continua a manter a tendência de descida do número …

Trump diz que o pior está para vir (mas admite aliviar restrições para ir à missa na Páscoa)

Este sábado, o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, admitiu que o pior ainda está para vir e que ainda “vai haver muitas mortes". Depois, disse que está a pensar aliviar as restrições para permitir …

Covid-19. Mais 754 casos de infeção e 29 mortes em Portugal

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Deral da Saúde (DGS) este domingo, há 11.278 infetados por covid-19 em Portugal e 295 óbitos. O número de infetados por covid-19 subiu, este domingo, para um total …

Inspetores do SEF suspeitos de assassinar ucraniano foram identificados em carta anónima

Os três inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) suspeitos de assassinar um ucraniano no aeroporto de Lisboa foram identificados numa carta anónima enviada à Polícia Judiciária (PJ). De acordo com o semanário Expresso, a …