/

Os 344 mais ricos em Portugal têm fortuna superior a 1.700 milhões. É quase 1% do PIB

1

(dr) Laura Haanpaa

Segundo dados do Fisco, as 344 pessoas mais ricas do país têm uma fortuna total superior a 1.700 milhões de euros, valor que representa quase 1% do Produto Interno Bruto (PIB) português em 2018.

As pessoas em causa têm um património mobiliário e imobiliário avaliado em mais de cinco milhões de euros, detalha o Correio da Manhã, que avança os números esta sexta-feira.

De acordo com o perfil das Finanças citado pelo matutino, metade destes milionárias tem entre 51 e 70 anos, 82% tem naturalidade portuguesa, 95% é residente em Portugal, sendo que mais de metade vive em Lisboa (52%), e 70% não tem dependentes.

No que toca aos rendimentos declarados, mais de metade (58%) respeito a mais-valias, 47% a rendimentos prediais e 44% em rendimentos obtidos fora do país.

Entre estes 344, frisa o Correio da Manhã, há sete com um património de valor muito significativo. Segundo a lista da revista norte-americana Forbes, as famílias Amorim e Soares dos Santos são as mais ricas do país.

A Autoridade Tributária e Aduaneira identificou ainda que que 688 contribuintes têm rendimentos superiores a 750 mil euros anuais e 631 têm relações com empresas consideradas grandes contribuintes.

Estas personalidades fazem parte do grupo de 1679 grandes contribuintes singulares que a Autoridade Tributária está a acompanhar, como revelou esta semana o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.