Ordem pagou 36 mil euros à SIC para ter uma enfermeira em telenovela

Ordem dos Enfermeiros

Actriz Liliana Santos fala do papel de enfermeira na telenovela da SIC “Nazaré”

A Ordem dos Enfermeiros patrocinou uma das personagens da telenovela da SIC “Nazaré”, concretamente a enfermeira Cláudia que é interpretada pela actriz Liliana Santos. Uma decisão motivada pelo interesse em dignificar e promover a profissão, segundo a Bastonária.

O contrato publicado no portal BASE revela o patrocínio de 36.080 euros da Ordem dos Enfermeiros (OE) à telenovela da SIC “Nazaré”, no âmbito da personagem interpretada por Liliana Santos, uma enfermeira num centro de dia.

“Esta situação está inscrita na estratégia de divulgação e dignificação da profissão“, explica ao Público a bastonária da OE, Ana Rita Cavaco, notando que “não foi por acaso que a palavra ‘enfermeiro’ foi escolhida como a palavra do ano em 2018”.

A decisão visa também “pôr a sociedade a pressionar o poder político para as questões que têm envolvido a profissão”, acrescenta Ana Rita Cavaco, reforçando que pretende, igualmente, “retratar a profissão com tudo o que ela tem inerente para saber o que faz um enfermeiro”.

Realçando que outras entidades, como a EMEL, também patrocinam personagens em telenovelas, a bastonária sustenta que “esta é uma estratégia que visou romper com a linha seguida pela anterior direcção”.

O Público revela ainda que a OE pagou 70 mil euros por dois pareceres no âmbito da sindicância ordenada pelo Ministério da Saúde em Abril passado, que determinou haver fundamentos para dissolução dos órgãos da Ordem.

Um dos pareceres foi assinado pelo professor Catedrático na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Paulo Manuel Cunha da Costa Otero, versando questões jurídico-administrativas e jurídico-constitucionais e custou 50 mil euros.

O outro parecer visou o processo de sindicância em si e foi contratado à ASP – Formação e Consultoria, Unipessoal por 20 mil euros.

Pagámos o que as pessoas pediram para fazer o trabalho”, destaca no Público Ana Rita Cavaco, salientando que a OE não podia “ficar de braços cruzados depois do ataque da ministra da Saúde”. “Os pareceres foram para defesa da OE”, conclui.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Fã descobriu morada de estrela pop nos reflexos nos olhos de uma selfie e atacou-a

A influencer japonesa Ena Matsouk que integra uma banda pop do país foi atacada sexualmente por um fã, depois de este ter descoberto onde é que morava através de uma selfie que ela publicou nas …

Comer bem melhora ativamente os sintomas de depressão

Uma nova investigação, levada a cabo por cientistas da Universidade Macquarie, na Austrália, sugere uma conexão casual entre a dieta e a depressão. Uma equipa de cientistas da Universidade Macquarie, na Austrália, realizou um estudo controlado …

Presidente da China promete esmagar o corpo e quebrar os ossos aos separatistas

O Presidente da China, Xi Jinping, afirmou que "quem tentar atividades separatistas em qualquer lugar da China acabará com o corpo esmagado e os ossos quebrados", de acordo com a edição digital desta segunda-feora do …

Ucrânia 2 vs 1 Portugal | Adeus ao primeiro em dia de CR700

O primeiro lugar do Grupo B já não foge à Ucrânia. Portugal foi a Kiev dominar e atacar muito, com 24 remates e diversas oportunidades, mas esbarrou no guarda-redes Andriy Pyatov – tal como no …

Primeira protagonista feminina de Astérix é parecida com a ativista Greta Thunberg

Como sempre, a saída de um novo álbum de Astérix, o grande herói da banda desenhada franco-belga, está rodeado de um grande segredo. Aliás, não poderia ser de outro modo pois é também um irredutível …

O Fortnite, um dos jogos mais populares do mundo, foi "engolido" por um buraco negro e desapareceu

O Fortnite, que já é considerado um dos jogos mais populares da atualidade, desapareceu durante o fim-de-semana. Agora, o que surge no ecrã dos jogadores, depois do fim da temporada X, é apenas um buraco …

Kais Saied eleito Presidente da Tunísia com 72,71% dos votos

O professor universitário Kais Saied, um estreante no mundo da política, foi eleito Presidente da Tunísia com 72,71% dos votos na segunda volta das presidenciais antecipadas de domingo, anunciou esta segunda-feira a instância eleitoral (Isie). De …

Série SpongeBob acusada de "violência", "racismo" e de perpetuar o "colonialismo"

A série infantil SpongeBob foi acusada de perpetuar o "racismo" e o "colonialismo" junto dos mais novos. A crítica é feita por uma professora da Universidade de Washington. No fundo do mar, a vida parece feliz. …

Neymar pára quatro semanas devido a lesão na coxa

O futebolista do Paris Saint-Germain Neymar (PSG) vai ficar afastado da competição nas próximas quatro semanas, após ter contraído uma lesão na coxa ao serviço da seleção brasileira, informou esta segunda-feira o clube francês no …

Vitor Baía e Villas-Boas voltam a abordar o futuro como potenciais sucessores de Pinto da Costa no FC Porto

André Villas-Boas foi entrevistado pela rádio France 3 e voltou a falar do sonho de ser presidente do FC Porto. Já Vitor Baía diz estar em paz em relação ao que poderá acontecer quando Pinto …