Ordem pagou 36 mil euros à SIC para ter uma enfermeira em telenovela

Ordem dos Enfermeiros

Actriz Liliana Santos fala do papel de enfermeira na telenovela da SIC “Nazaré”

A Ordem dos Enfermeiros patrocinou uma das personagens da telenovela da SIC “Nazaré”, concretamente a enfermeira Cláudia que é interpretada pela actriz Liliana Santos. Uma decisão motivada pelo interesse em dignificar e promover a profissão, segundo a Bastonária.

O contrato publicado no portal BASE revela o patrocínio de 36.080 euros da Ordem dos Enfermeiros (OE) à telenovela da SIC “Nazaré”, no âmbito da personagem interpretada por Liliana Santos, uma enfermeira num centro de dia.

“Esta situação está inscrita na estratégia de divulgação e dignificação da profissão“, explica ao Público a bastonária da OE, Ana Rita Cavaco, notando que “não foi por acaso que a palavra ‘enfermeiro’ foi escolhida como a palavra do ano em 2018”.

A decisão visa também “pôr a sociedade a pressionar o poder político para as questões que têm envolvido a profissão”, acrescenta Ana Rita Cavaco, reforçando que pretende, igualmente, “retratar a profissão com tudo o que ela tem inerente para saber o que faz um enfermeiro”.

Realçando que outras entidades, como a EMEL, também patrocinam personagens em telenovelas, a bastonária sustenta que “esta é uma estratégia que visou romper com a linha seguida pela anterior direcção”.

O Público revela ainda que a OE pagou 70 mil euros por dois pareceres no âmbito da sindicância ordenada pelo Ministério da Saúde em Abril passado, que determinou haver fundamentos para dissolução dos órgãos da Ordem.

Um dos pareceres foi assinado pelo professor Catedrático na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Paulo Manuel Cunha da Costa Otero, versando questões jurídico-administrativas e jurídico-constitucionais e custou 50 mil euros.

O outro parecer visou o processo de sindicância em si e foi contratado à ASP – Formação e Consultoria, Unipessoal por 20 mil euros.

Pagámos o que as pessoas pediram para fazer o trabalho”, destaca no Público Ana Rita Cavaco, salientando que a OE não podia “ficar de braços cruzados depois do ataque da ministra da Saúde”. “Os pareceres foram para defesa da OE”, conclui.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pela primeira vez, Governo admite que aplicação Stayway Covid não funcionou

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, um dos primeiros governantes a ver o protótipo da aplicação de rastreio de casos de covid-19, admitiu que a StayAway Covid não funcionou. Segundo Manuel Heitor, …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: Sporting campeão (Boavista é o próximo)

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/sporting-1-0-boavista-o-musical Sei que esta música já foi incluída neste espaço radiofónico. A versão foi outra mas a música era a mesma. Abriu a emissão sobre o FC Porto-Benfica, em janeiro deste ano. Porque esses eram os …

Entidade para a Transparência. Governo quer que o processo seja célere, mas leva atraso de 2 anos

O Governo quer celeridade no processo de criação e instalação da Entidade para a Transparência, um organismo que já foi aprovado há dois anos. Numa audição na Comissão da Transparência, sobre a criação e instalação da …

Jogos da última jornada da Liga NOS vão ter adeptos nas bancadas

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta quarta-feira, que os jogos da última jornada da I Liga vão poder ter público nas bancadas. "Os jogos da última jornada da Liga NOS vão ter público nas …

"Mudou radicalmente". Diretor da PJ diz que Rui Pinto está a colaborar com a Justiça

O diretor nacional da Polícia Judiciária (PJ), Luís Neves, enfatizou esta quarta-feira a importância da colaboração estabelecida com Rui Pinto e sublinhou que o principal arguido do processo Football Leaks "mudou radicalmente" de atitude há …

Pessoas sem-abrigo vão poder indicar autarquias como morada

Os portugueses sem endereço postal físico vão poder indicar a morada de uma autarquia, de um serviço local da Segurança Social ou de uma associação da sociedade civil sem fins lucrativos quando fazem o cartão …

Marcelo sobre festejos do Sporting: "Quem deve prevenir não conseguiu prevenir"

O Presidente da República defendeu, esta quarta-feira, que "quem deve prevenir" aglomerados de pessoas como os dos festejos do Sporting, em Lisboa, "não conseguiu prevenir", esperando que tal "não tenha custos" para a saúde pública …

Em 2040, reformas vão cair para metade em Portugal

A Comissão Europeia prevê que, até 2040, os pensionistas passem a viver com pouco mais de metade do salário que tinham. Discrepância entre os últimos rendimentos do trabalho e as pensões de reforma dos portugueses …

Bruxelas piora previsões para défice português, mas melhora as do desemprego

A Comissão Europeia piorou hoje em duas décimas as previsões para o défice português, esperando um saldo negativo das contas públicas de 4,7% este ano. Contudo, melhorou as da dívida pública em três pontos percentuais, …

Barcelona empata com o Levante e "despede-se" do título espanhol

O FC Barcelona deu hoje um gigante passo atrás na corrida ao título espanhol de futebol, ao empatar 3-3 no reduto do Levante, depois de estar a ganhar por 2-0 e 3-2, em encontro da …