Para Órban, a alternativa à entrada de imigrantes é o baby boom

Patrick Seeger / EPA

O primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán

O primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, apresentou um pacote de medidas para aumentar a taxa de natalidade, ao mesmo tempo que defendia a sua posição anti-migração.

O primeiro-ministro da Hungria anunciou este domingo que as mulheres com quatro ou mais filhos vão passar a estar isentas do pagamento de impostos sobre o rendimento, de forma a impulsionar um baby boom que surgiria como alternativa ao acolhimento de imigrantes, de forma equilibrar a balança demográfica.

Segundo o Público, Viktor Orbán, anunciou este benefício fiscal vitalício durante o discurso anual sobre o estado da nação, em Budapeste. A conhecida voz anti-imigração anunciou um pacto de medidas para aumentar a taxa de natalidade, visto que considera “preferível” as famílias terem mais filhos do que permitir a entrada de imigrantes muçulmanos no país.

“Em toda a Europa existem cada vez menos crianças, e a resposta do Ocidente para isso é a imigração. Eles querem que entrem nos seus países tantos imigrantes quanto as crianças que estão em falta, para que os números equilibrem. Nós, húngaros, temos uma maneira diferente de pensar. Em vez de apenas números, queremos crianças húngaras. A imigração para nós é uma forma de rendição”, disse o primeiro-ministro.

O pacto de medidas anunciadas inclui também empréstimos sem juros para jovens casais no valor de 10 milhões de forints (cerca de 31 mil euros), a criação de 21 mil creches nos próximos três anos, um investimento de cerca de 2,2 mil milhões de euros para o melhoramento do sistema de saúde nacional, subsídios habitacionais e apoios do Estado à compra de automóveis de sete lugares.

De acordo com a BBC, a população húngara tem vindo a diminuir a um ritmo alucinante de 32 mil pessoas por ano. Em média, uma mulher húngara tem 1,45 filhos, o que coloca o país abaixo da taxa de fecundidade média europeia (1,58 filhos por mulher).

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Morreu a atriz Mya-Lecia Naylor. Tinha 16 anos

A atriz, cantora e modelo britânica Mya-Lecia Naylor morreu no último dia 7, na sequência de um desmaio, mas a notícia só veio a publico esta quinta-feira. A causa da morte precoce de Mya-Lecia Naylor, com …

Embarcação de pesca localizada. Tripulantes estão bem

A embarcação de pesca que estava incontactável desde a noite de quarta-feira foi hoje encontrada e todos os tripulantes estão bem de saúde, disse à Lusa fonte da Marinha. Segundo o porta voz da Marinha, comandante …

Site expôs falhas em plugins Wordpress. Hackers agradeceram e invadiram 160 mil sites

Um trio de vulnerabilidades zero-day em plugins do WordPress deixou 160 mil sites expostos a ataques na última semana. O termo zero-day é usado para descrever uma ameaça que não foi corrigida ou que ainda …

Comissária de bordo em coma depois de contrair o vírus do sarampo

Uma comissária de bordo de Israel, de 43 anos, está em coma profundo há dez dias depois de contrair o vírus do sarampo. Segundo as autoridades de saúde israelenses, a mulher tem encefalite - ou …

Eintracht vs Benfica | Golos fora custam eliminação

Os dois golos que o Eintracht de Frankfurt marcou em Lisboa, na semana passada, acabaram por ser decisivos nos quartos-de-final da Liga Europa. Os alemães venceram o Benfica em casa por 2-0, num jogo em …

Gangue partia membros do corpo a pessoas vulneráveis e encenava acidentes para receber indemnizações

Um grupo criminoso em Palermo (Sicília) encenava acidentes de viação e partia membros do corpo às alegadas vítimas, a fim de receber indemnização de seguros. O esquema, que já levou à prisão mais de 40 …

Rival para Alexa e Siri. O Facebook também quer ouvir a sua voz

O Facebook está a trabalhar num novo assistente de voz para competir com a Siri, da Apple, e a Alexa, da Amazon. O projeto começou em 2018 e ainda não tem data de divulgação. O projeto …

O "polencalipse" chegou aos Estados Unidos

No início da semana, o fotógrafo Jeremy Gilchrist capturou algumas imagens incríveis do fenómeno que batizou de "Polenpocalypse" em Durham, Carolina do Norte. A cidade de Durham, na Carolina do Norte, Estados Unidos, declarou no início …

Candidato à presidência da Guatemala detido nos EUA por tráfico de cocaína

As autoridades norte-americanas detiveram na quarta-feira o candidato presidencial da Guatemala Mario Estrada Orellana, acusado por um tribunal federal de Nova Iorque de conspirar para importar cocaína. Estrada Orellana, do partido Unión del Cambio Nacional (UCN, …

Consumidores estão a gastar mais. Televisões e smartphones foram os mais vendidos em 2018

Em 2018 as vendas a retalho cresceram 3,4%, para quase 21 mil milhões de euros. O sector não alimentar foi o que mais contribuiu. São dados do barómetro de vendas da Associação Portuguesa de Empresas de …